Autor |
Mensagem |
_Raulzito_ Veterano |
# dez/08
Alguém sabe me explicar como que resolve isso?
|
SlipMetalKnot Veterano |
# dez/08
· votar
imgshack.com é bloqueado aki no trampo ¬¬ Dammit
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/08
· votar
_Raulzito_
Se vc me passar as alternativas... eu n lembro mt bem disso, mas parece ser facil...
|
_Raulzito_ Veterano |
# dez/08
· votar
_FrEd_
A alternativa correta é: IR = 2,0 A; R = 20,0 Ohm; E1 = 42,0 V. Eu queria saber como que resolve.
|
bbs2fafa Veterano |
# dez/08
· votar
kra tu pode ir pelo metodo da superposição, nem é tão dificil
http://www.dt.fee.unicamp.br/~www/ea612/node140.html
|
King of Terror Veterano |
# dez/08 · Editado por: King of Terror
· votar
Então, analisando o nó da esquerda temos 3 correntes sendo: 4A entrando, 6A saindo e I a ser determinada. Como somatório das correntes que entram é igual ao somatório das correntes que saem: I + 4A = 6A, portanto I = 2A.
Aplicando a lei de kirchoff para a malha de cima e adotando como refência (V = 0) o nó direito, temos: 0 = IxR + 16[V] + 6[Ohm]x4[A], mas I = 2A. Resolvendo, fica R = 20Ohm.
E finalmente aplicando a lei de kirchoff na malha de baixo: 0 = E1 + 3[Ohm]x6[A] + 6[Ohm]x4[A], portanto E1 = 42[V].
:)
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/08
· votar
Olha eu fiz assim:
Ir:
Bom, temos que saem 6A de E1, e 4A vão para o "meio", e estando esse meio em paralelo com a outra parte, soh podem ir 2A pra la.
E1 :
Esse ae, vc vai calcula a DDP no resistor de 3 Ohms e no de 6 Ohms, pq a soma dessas ddps eh a do circuito de E1. Vc pode desconsiderar akela parte de cima pq esta em paralelo.
E1 = 6x3 + 4x6
R:
Aqui eu fiz algo que eu n tenho tanta ctz do pq. Eh que se vc olha bem vai ver que o sentido da corrente de 4A eh contrario ao sentido da corrente que sai de E2. Dessa forma vc vai usar a ddp no resistor de 6 Ohms NEGATIVA (tem a ver com gasto ou ganho de energia):
U total (16) = -6x4 + 2xi
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# dez/08
· votar
Aqui eu fiz algo que eu n tenho tanta ctz do pq. Eh que se vc olha bem vai ver que o sentido da corrente de 4A eh contrario ao sentido da corrente que sai de E2. Dessa forma vc vai usar a ddp no resistor de 6 Ohms NEGATIVA (tem a ver com gasto ou ganho de energia):
U total (16) = -6x4 + 2xi
Ou analisa a malha externa contendo ambas as fontes.
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# dez/08
· votar
Daí fica:
42V - 6A.3ohms - 2.R + 16 = 0
2.R = 42 - 18 + 16 R = 40/2=20 ohms
:)
|
SlipMetalKnot Veterano |
# dez/08
· votar
Cara... to viajando nesse papo =]
|
Dark Luke Veterano |
# dez/08 · Editado por: Dark Luke
· votar
Soma as tensões da malhas de baixo e da malha externa
Malha de baixo: 6.4 - E1 + 3.6=0 Malha externa: -E1 + 3.6 + VR (tensão no resistor) - 16=0
Com isso você acha a tensão desconhecida e a tensão no resistor.
Aí usa a lei de Kirchhoff no nó ali da direita, aí fica: -6A + 4A + IR = 0
Aí divide VR por IR e acha R
=)
|
_Raulzito_ Veterano |
# dez/08
· votar
ZakkWyldeEMG _FrEd_ King of Terror
Valeu, galera. Acho que entendi o principal.
Só mais uma dúvida:
Esse ae, vc vai calcula a DDP no resistor de 3 Ohms e no de 6 Ohms, pq a soma dessas ddps eh a do circuito de E1. Vc pode desconsiderar akela parte de cima pq esta em paralelo.
E1 = 6x3 + 4x6
Acho que seguindo essa lógica, caso eu precisasse calcular o valor de E2, eu deveria fazer:
E2 = 2x20 - 4x6
Sim ou não? Se sim, ali ficaria negativo porque ambas estão saindo?
|
Dark Luke Veterano |
# dez/08 · Editado por: Dark Luke
· votar
E2 = 2x20 - 4x6 Sim, tem que ver a polaridade das tensões. Passa uma corrente "imaginária" em volta da malha, com um sentido qualquer, aí quando ela passar por uma tensão de acordo com ela (corrente entrando no + e saindo no - de acordo com o sentido convencional, ou o inverso disto no sentido eletrônico, ou real), fica positiva na equação, se não estiver de acordo, fica negativo.
Espero que tenha entendido isso aí em cima, tá meio confuso =/
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/08
· votar
_Raulzito_
Ta certo...
Se sim, ali ficaria negativo porque ambas estão saindo?
Como assim? N entendi o q ficaria negativo...
|
_Raulzito_ Veterano |
# dez/08
· votar
_FrEd_
E1 = 6x3 + 4x6
E2 = 2x20 - 4x6
Eu não estou mais somando as ddps como no que você fez. A ddp do resistor de 6 Ohms está negativa.
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/08
· votar
_Raulzito_
Ué, eh uma "soma negativa". Vc soh tem que ver o sentido da corrente pra ver o sinal...
|
Invalid User Veterano |
# dez/08
· votar
_Raulzito_
O "E" tá adquirindo V, os resistores tão fazendo com que perca V. Logo:
0=-(4x6)-(6x3)+E1 0=-24-18+E1 0=-42+E1 42=E1 E1=42V
Bingo!
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# dez/08 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar
Alguém sabe me explicar como que resolve isso?
Físicos e engenheiros eletricistas/eletrônicos sabem, então a resposta para sua pergunta é:
(X) Sim ( ) Não
Espero ter contribuído.
|