Kefir - Doadores de kefir em SP

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # nov/08


    Alguém aki de sampa tem kefir pra me dar?

    Fenrisulfr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Grow

    O que é Kefir?

    The Rainmaker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que é Kefir?(2)

    Fenrisulfr
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fenrisulfr
    · votar


    Kefir

    Kefir é uma bebida feita de leite fermentado em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colônia de lactobacilos e leveduras conhecida como kefir ou "grãos de kefir". Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX.

    O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

    O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles: pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, chucrute etc).

    O Kefir é o produto cuja fermentação se realiza com cultivos acidolácticos elaborados com grãos de Kefir, Lactobacillus kefir, espécies dos gêneros Leuconostoc, Lactococcus e Acetobacter com produção de ácido láctico, etanol e dióxido de carbono. Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus.

    Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais activos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente. Para fazê-la é bastante simples, podendo ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte. Deve-se utilizar no seu manuseio, instrumentos não metálicos, dada a possível reacção do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15.°C até 40.°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10.C o kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser fazer um período sem utiliza-lo, guarde-o num frigorífico.





    Traduzindo: Yakult de viado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tenho, mas não dou.

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir

    QUARESMA
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que é Kefir?

    É Kéesfirra...

    Clauber guns
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fenrisulfr
    Nem li

    leandro rodrigues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Grow
    Alguém aki de sampa tem kefir pra me dar?

    Kefir ar aonde?

    Tio Frank
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Só podia ser um tópico do Grow...

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Kefir

    Quê, fir???[/caipira]

    Ronin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    CareFree?

    Kaíque
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    não sei porque eu lembrei de absorvente

    Fenrisulfr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Kaíque
    não sei porque eu lembrei de absorvente

    Pq tu ta de chico?

    ghostbastard
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Grow


    http://www.unirio.br/gastronomiavancada/kefir.htm


    o cara desse site diz

    Quem quiser uma amostra, é só me arrumar um vidro de maionese ( ou semelhante) vazio que eu dou, tá?

    vai lá, que ele te dá

    [modo hmmm meninão off]

    leandro rodrigues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ghostbastard
    eu dou, tá?

    Enfim...

    qew
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tinha aki em casa uns 10 anos atras, morreram tds hauhauahauhau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kefir - Doadores de kefir em SP