Parabéns (atrasado), Thelonious Monk!

    Autor Mensagem
    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Pseudonimum


    No dia 10 de outubro, Thelonious Monk teria completado 91 anos, se estivesse vivo.

    "Thelonious Monk é conhecido pelo seu talento para realizar improvisações e compor com facilidade ao piano. Uma de suas composições mais famosas é "'Round Midnight". Monk foi líder do "Thelonius Monk Quartet", no qual tocaram outros grandes jazzistas como John Coltrane. Seu estilo no piano era muito peculiar, distante de algumas das técnicas tradicionais."

    (Wikipédia sobre Monk)

    Ele era um cara extremamente dissonante, e quando achava uma nota bem fora de sincronia com a música, ficava martelando em cima dela de propósito, ahaha. Suas linhas rítmicas também eram muito peculiares, e é raro ver uma música dele onde ele não faça glissando ou descer uma escala por várias oitavas.

    Monk começou a tocar piano aos nove anos de idade, e começou tocando órgão na igreja protestante, mas logo foi para o piano jazz.

    Conforme foi envelhecendo, seu comportamento passou a ser visto como mais e mais estranho, não sei se pelo abuso de drogas (comum aos jazzistas da época), principalmente LSD, ou por outros motivos. Não chegaram a fechar um diagnóstico dele, mas suspeitavam que ele fosse bipolar ou então esquizofrênico.

    Monk morreu no dia 17 de fevereiro de 1982, de um derrame, e foi enterrado no cemitério Ferncliff, em Hartsdale, Nova York.

    'Round Midnight, considerada sua obra prima, e música mais famosa:



    Epistrophy, uma música com uma sonoridade muito peculiar, utilizando de cromatismos:



    Parabéns ao Monk, por sua genialidade, suas músicas cativantes e a forma como revolucionou o piano de jazz!

    thebassx
    Veterano
    # out/08
    · votar


    grande thelonious !

    agradecemos por ter existido !!

    Dogs2
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Nem curto os improvisos dele, mas ele foi super-cabuloso no piano

    thebassx
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Dogs2

    vc sempre tem um comentário contra a maré. ¬¬

    lula_molusco
    Veterano
    # out/08
    · votar


    gênio, obrigado por Brilliant Corners.

    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Caramba, ele compôs Round Midnight com 19 anos. :\

    E trinta anos depois disso, tinha um monte de gente tocando ela de diversas formas, várias versões, até mesmo com orquestra.

    Eric 146
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ah ta

    lula_molusco
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eric 146
    ficou com inveja é? se você tivesse morrido aposto que não teria nem tópico no OT :)

    Dogs2
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    thebassx
    vc sempre tem um comentário contra a maré. ¬¬

    hiuahiauhaua eu não tô falando que ele é ruim, ele é ótimo... só que eu não gosto, mas respeito e MUITO. Ele já tocou com caras que eu gosto como o John Coltrane, e talz, mas é que realmente pra um improvisador de piano me agradar é muito raro

    lula_molusco
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Dogs2
    não curte Bill Evans, Keith Jarrett e cia?

    thebassx
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Dogs2

    mas nunca conheci um pianista que nao tivesse orgasmos auriculares com os improvisos desse cara.

    Dogs2
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    lula_molusco
    curto John Coltrane, Eric Dolphy, Miles Davis, etc.
    o Thelonious tocou com a maioria deles, e fez um ótimo trabalho, mas eu falo que em termos de improviso ele não me agrada. Mas isso é muito subjetivo, não me acho mais nem menos por isso, só to falando o que eu sinto, num sei pra quê tanto escândalo

    lula_molusco
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Dogs2
    to fazendo escandalo não...to falando em matéria de pianista, se você já ouviu algo do Bill Evans, Keith Jarrett, Herbie Hancock e cia.

    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bill Evans

    Curto demais. Mas ele é o total oposto do Monk: simples, sem muitas esquisitices. Mas, mesmo assim, gosto muito. Os jazz com piano mais bonitos que já ouvi são dele - ou pelo menos as principais linhas melódicas, tipo Blue in Green e Waltz in B Minor.

    Chespirito
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Chespirito
    · votar


    Parabéns, Monk!!!

    Eric 146
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lula_molusco

    ficou com inveja é? se você tivesse morrido aposto que não teria nem tópico no OT :)


    Inveja do que? É claro que não vai ter tópico quando eu morrer, pq como eu vou avisar sobre a minha morte estando morto?

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, não tem jeito, não curti muito não. Só quando a bateria ficou marotinha ali aos 6 minutos, lembrou Bossa Nova e tal :] ...

    E depois quando o contrabaixista foi pegar o arco, que eu achei que ele ia fazer alguma merda \o\ !!!

    No segundo vídeo curti a barba dele _\m/ !!!

    Dogs2
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lula_molusco
    Keith Jarrett eu já tive muitas mp3 dele, mas apagaram-se
    me agradou pra caramba

    qew
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Parabéns (atrasado), Thelonious Monk!

    puta merda, pensei que fosse um membro daki do FCC...

    Burrice é uma virtude viu...

    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Burrice é uma virtude viu...

    Concordo.

    \m/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parabéns (atrasado), Thelonious Monk!