Elogio da Loucura por Roterdã>>> Sou louca , mas quem não é? Tu? ahahaha

    Autor Mensagem
    ZXC
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: ZXC


    Estava eu aqui pensando na minha loucura , quando me deparei com um livro...chamado Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdã.
    Isso me acalmou, pois notei que a loucura coletiva não é coisa da modernidade....ahahaha

    "Que seria esta vida, se é que de vida merece o nome, sem os prazeres da volúpia?
    Oh! Vós me aplaudis? Já vejo que não há aqui nenhum insensato que não possua esse sentimento. Sois todos muito sábios, uma vez que, a meu ver, loucura é o mesmo que sabedoria.

    Mas, admitindo que os hipócritas declamem seu desprezo pela volúpia, de boa fé, dizei-me, por Júpiter, sim, dizei-me se há, acaso, um só dia na vida que não seja triste, desagradável, fastidioso, enfadonho, aborrecido, quando não é animado pela volúpia, isto é pelo condimento da loucura. ....

    Tomo Sóflocles por testemunho irrefragável.... Oh! nunca se me fez tanta justiça! Diz ele, para minha honra e minha glória: "Como é bom viver! mas, sem sabedoria, porque esta é o veneno da vida".

    Mas, porque falar ainda mais dos mortais?
    Por que Baco tem sempre, como um rapazinho, o rosto rubicundo e a longa cabeleira loura?
    É porque passa a vida fora de si, embriagado nos banquetes, nos bailes, nas festas, nos folguedos, recusando qualquer relação com Minerva.

    Sabeis porque Cupido se conserva sempre moço? É porque só se ocupa com bagatelas, porque está sempre brincando e rindo, sem juízo e sem reflexão alguma, correndo puerilmente de um lado para outro, sem saber ao menos o que se faz ou o que se diz.

    Das divindades dos prazeres já falámos bastante. Fazeis questão, agora, de conhecer a vida dos deuses tétricos e melancólicos?

    Interrogai Homero e os outros poetas, e eles poderão dizer-vos, a esse respeito, belíssimas coisas, fazendo-vos ver que os deuses são pelo menos tão loucos quanto os mortais. Júpiter deixa os seus raios, abandona as rédeas do universo, para entregar-se aos amores, o que para vós não constitui novidade.....

    E assim, livres os deuses se entregaram com maior liberdade e alegria a toda sorte de prazeres. Com efeito, quantas palavras chistosas não pronuncia aquele Priapo de uma figa? Quanto não faz rir Mercúrio com suas ladroeiras e seus feitiços? Que não faz Vulcano (31) nos banquetes dos deuses? Põe-se a correr para
    chamar a atenção sobre o seu andar claudicante, brinca, diz asneiras, em suma, faz tudo para tornar o banquete alegre.

    Segundo Plutão, assim também, a mulher é sempre mulher, isto é, é sempre louca, seja qual for a máscara sob a qual se apresente.
    Não quero, todavia, acreditar jamais que o belo sexo seja tolo ao ponto de se aborrecer comigo pelo que eu lhe disse, pois também sou mulher, e sou a Loucura..... ahahahahahaha

    Bem...já que o mundo vai acabar em terremoto...eu vou para a praia aproveitar a volúpia e tentar sair desse torpor...feriado no Rio....e Viva São Jorge que tá na Lua feliz!!!! ahhahahahah

    Bom dia!

    Quem quiser ler esse e outros....mas sinceramente eu acho que deviam ir para a praia ou se embebedar...ahahahah
    http://cultvox.locaweb.com.br/frame_universia.asp?IDParceiro=4&Pagina= http://cultvox.locaweb.com.br/download.asp?File=http://cultvox.locaweb .com.br/livros_gratis/elogio_loucura.pdf

    Dogs2
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O normal só existe na teoria.

    ZXC
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dogs2

    Tô procurando essa teoria...ahhahaha mas só encontrei sobre a loucura.

    Schiavon0
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tentei ler,mas n deu

    Duvideiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    muito bom livro....tem outro dele, que também já li.. igualmente interessante...

    De Pueris

    ZXC
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Schiavon0

    tentei ler,mas n deu

    Tem problema não...quando tu crescer vai ter mais paciência...ehehehe

    grafitte
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aháá, leu é?
    Ja li há um tempinho

    MANFREDINI
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    já sou muito louco, mas este video atiça mais ainda minha loucura:



    tell me baby, what's my name, what's my name...

    MANFREDINI
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    assim, no fundo no fundo, é todo mundo maluco mesmo, mas as pessoas nunca assumem seus defeitos, todo mundo se acha tão normal, então eu parei de discutir isso com pessoas que se acham não loucas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Elogio da Loucura por Roterdã>>> Sou louca , mas quem não é? Tu? ahahaha