ZXC Veterano |
# abr/08 · Editado por: ZXC
Estava eu aqui pensando na minha loucura , quando me deparei com um livro...chamado Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdã. Isso me acalmou, pois notei que a loucura coletiva não é coisa da modernidade....ahahaha
"Que seria esta vida, se é que de vida merece o nome, sem os prazeres da volúpia? Oh! Vós me aplaudis? Já vejo que não há aqui nenhum insensato que não possua esse sentimento. Sois todos muito sábios, uma vez que, a meu ver, loucura é o mesmo que sabedoria.
Mas, admitindo que os hipócritas declamem seu desprezo pela volúpia, de boa fé, dizei-me, por Júpiter, sim, dizei-me se há, acaso, um só dia na vida que não seja triste, desagradável, fastidioso, enfadonho, aborrecido, quando não é animado pela volúpia, isto é pelo condimento da loucura. ....
Tomo Sóflocles por testemunho irrefragável.... Oh! nunca se me fez tanta justiça! Diz ele, para minha honra e minha glória: "Como é bom viver! mas, sem sabedoria, porque esta é o veneno da vida".
Mas, porque falar ainda mais dos mortais? Por que Baco tem sempre, como um rapazinho, o rosto rubicundo e a longa cabeleira loura? É porque passa a vida fora de si, embriagado nos banquetes, nos bailes, nas festas, nos folguedos, recusando qualquer relação com Minerva.
Sabeis porque Cupido se conserva sempre moço? É porque só se ocupa com bagatelas, porque está sempre brincando e rindo, sem juízo e sem reflexão alguma, correndo puerilmente de um lado para outro, sem saber ao menos o que se faz ou o que se diz.
Das divindades dos prazeres já falámos bastante. Fazeis questão, agora, de conhecer a vida dos deuses tétricos e melancólicos?
Interrogai Homero e os outros poetas, e eles poderão dizer-vos, a esse respeito, belíssimas coisas, fazendo-vos ver que os deuses são pelo menos tão loucos quanto os mortais. Júpiter deixa os seus raios, abandona as rédeas do universo, para entregar-se aos amores, o que para vós não constitui novidade.....
E assim, livres os deuses se entregaram com maior liberdade e alegria a toda sorte de prazeres. Com efeito, quantas palavras chistosas não pronuncia aquele Priapo de uma figa? Quanto não faz rir Mercúrio com suas ladroeiras e seus feitiços? Que não faz Vulcano (31) nos banquetes dos deuses? Põe-se a correr para chamar a atenção sobre o seu andar claudicante, brinca, diz asneiras, em suma, faz tudo para tornar o banquete alegre.
Segundo Plutão, assim também, a mulher é sempre mulher, isto é, é sempre louca, seja qual for a máscara sob a qual se apresente. Não quero, todavia, acreditar jamais que o belo sexo seja tolo ao ponto de se aborrecer comigo pelo que eu lhe disse, pois também sou mulher, e sou a Loucura..... ahahahahahaha
Bem...já que o mundo vai acabar em terremoto...eu vou para a praia aproveitar a volúpia e tentar sair desse torpor...feriado no Rio....e Viva São Jorge que tá na Lua feliz!!!! ahhahahahah
Bom dia!
Quem quiser ler esse e outros....mas sinceramente eu acho que deviam ir para a praia ou se embebedar...ahahahah http://cultvox.locaweb.com.br/frame_universia.asp?IDParceiro=4&Pagina= http://cultvox.locaweb.com.br/download.asp?File=http://cultvox.locaweb .com.br/livros_gratis/elogio_loucura.pdf
|