João Carlos Martins

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # mar/08


    João Carlos Martins
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    João Carlos Martins
    João Carlos Martins

    João Carlos Gandra da Silva Martins (São Paulo, 1940) é um pianista brasileiro. É também avaliado como um grande especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach.

    Biografia

    João Carlos começou seus estudos aos oito anos com o professor José Kliass e após nove meses vencia o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical brasileira. Aos dezoito anos foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.

    Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa e meritória de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.

    Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER, que ocorre devido a movimentos repetitivos e causa o estressamento de nervos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas.

    Mas ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente, e quando quer que ele se esforçasse sofria dores intensas em suas mãos, e novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos.

    Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado Martins Passion, vencedor de quatro Festivais internacionais. O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.

    "Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger." - palavras de João Carlos em uma entrevista.

    Em maio de 2004 esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra. Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).

    Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.

    João Carlos realiza também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.


    Em fevereiro de 2004 o crítico inglês descreve na International Piano Magazine um episódio pitoresco que aconteceu na vida de João Carlos Martins, quando após um recital no Carnegie Hall, no final dos anos 60, recebeu uma recomendação de Salvador Dalí: "Diga a todos que você é o maior intérprete de Bach, algum dia vão acreditar. Faz muitos anos que digo ser o maior pintor do mundo e já há gente que acredita". O crítico termina dizendo que João Carlos Martins não teve que esperar tanto tempo.







    o kra passou a decorar as partituras... ahuhuahuauha, e vc aí reclamando da vida

    tópicos relacionados:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/179508/

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    Grow
    Não acredite em toda essa história. Ele mesmo criou boa parte dela, como se estivesse preparando o roteiro de um filme espetacular.

    Já trabalhei com ele (ele tem uma orquestra que por conta dessa história triste toda viaja o planeta) e as histórias são tão confusas que ele jamais repete duas vezes, com os mesmos elementos.

    E ele não é tão afetado quanto a cênica que vem à público.

    História espetacular = MKT = $$ <<< É isso que move o mundo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    um vídeo das antigas, muito interessante após os 4 min



    izzystradlin
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Christhian
    não fosse esse teu relato eu ia acreditar...

    mas como dizem: "Cada soldado com suas armas"

    eu prefiro não ser coitado e não ter nada pra contar....

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    izzystradlin
    Então, o fato é que ele teve dificuldades ao longo da vida, por contra de situações não tão bem explicadas. Corre a lenda que o problema na mão não foi por motivos tão nobres ou fatídicos como um assalto...

    Uma coisa que incomoda são as caretas que ele faz, como se estivesse se 'retorcendo de dor ao se esforçar monstruosamente para tocar'. Quem já o viu offscreen sabe que não há absolutamente nada disso, de fato.

    maggie
    Veterana
    # mar/08
    · votar


    Christhian
    Uma coisa que incomoda são as caretas que ele faz, como se estivesse se 'retorcendo de dor ao se esforçar monstruosamente para tocar'. Quem já o viu offscreen sabe que não há absolutamente nada disso, de fato.
    Isso sim é chocante.

    Mas sobre repetir a história, já vi duas entrevistas e não me pareceu ter nenhuma contradição.

    Chespirito
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Agora + do q nunca!!
    Esse cara aí é fera!!!

    Grow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Christhian
    kramba... nem imaginava q o kra podia tá fingindo, não imagino q ele possa ser um mentiroso... bem, agora fiquei confuso


    Mas sobre repetir a história, já vi duas entrevistas e não me pareceu ter nenhuma contradição.
    (2)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    Grow
    Cara, não acho que ele seja 'mentiroso', pelo menos não totalmente. Ele realmente teve LER e outras dificuldades, mas não é exatamente da maneira como ele descreve. Ele exagera demais, para valorizar mais a questão... Perceba o roteiro épico de 'se tornar um treinador de boxe, mas a paixão pela música foi mais forte'. É quase Forest Gump!

    Whatever, a questão é que ele usa as dificuldades como marketing... há quem ache que não há nada demais, mas eu sei lá, é o mesmo que o cara da cadeira de rodas pedindo dinheiro no semáforo com uma bola de basquete no colo... quando o mercado de trabalho reservado para pessoas com deficiência tem falta de mão de obra.

    maggie
    Grow
    Tem um usuário nesse fórum que conhece todas as situações a respeito. O nick é Oboé... Não sei se ele anda lendo por aqui, mas enfim, seria o cara certo pra discorrer. Ele chegou a fazer USA com o Martins, eu creio. Nas entrevistas, evidentemente é mais difícil de sacar, por que as histórias são mais superficiais. Mas quando é pessoalmente, os detalhes mudam totalmente (é exatamente como se pega uma mentira, não é?). O lance de jogar bola e cair sobre uma pedra é um dos que mais mudam. A maneira como caiu, o local (parece que fixou nas ultimas no Central Park, não foi?), enfim...

    Abraxx

    Grow
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    uuuuuuuuuuuuup

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a João Carlos Martins