Chegando o Vestibular

Autor Mensagem
BokuWa
Veterano
# mar/08
· votar


Museologia.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


PanthFinder

Alguns erros comuns:

1. Escolher pensando só no dinheiro - ninguém quer passar o resto da vida fazendo uma coisa de que não gosta. Além do mais, fazendo de má vontade, você não consegue ir muito além da mediocridade, e a tal garantia desaparece.

2. Escolher pensando só no que gosta - nem sempre o que você gosta é o que pode te dar algo. Dinheiro não traz felicidade, mas falta de dinheiro traz - e muita - infelicidade. De nada adianta você ter um diploma de degustador de arroz se não puder exercer a profissão depois por falta de mercado.

3. Escolher pensando só na dificuldade do curso - curso difícil você acha um jeito de terminar, nem que seja em 7 anos. A frustração de não ter feito o que realmente queria te acompanha para o resto da vida.

4. Escolher ignorando os próprios talentos - todo mundo tem certas facilidades e dificuldades. Se você não tem o menor espírito empreendedor, gosta de segurança e de um chão firme sob os pés, não queira ser um empresário de sucesso. Se você odeia matemática, lógica, números e abstrações, dificilmente vai ser um bom informata. Se odeia ler, escreve mal, se expressa com dificuldade e não gosta de discussões, não vai ser um grande advogado.

5. Escolher com base em estereótipos - nem todo jornalista é William Bonner, nem todo informata é Bill Gates (que até largou a faculdade), nem todo cientista é Eistein. Para cada figurinha carimbada dessas, existem pacotes e pacotes de figurinhas comuns. Antes de se imaginar como o próximo Dr. Drauzio Varella, preste atenção à realidade dos profissionais comuns. As chances são de que você esteja entre eles - na melhor das hipóteses, é assim que você começará a sua carreira. Em tempo, como informata, Bill Gates é(ra?) um ótimo empresário.

Juntando tudo: não escolha algo que você não gosta e para o que você não leva o menor jeito. Também não escolha pensando só no que é legal e fácil. É preciso ter um equilíbrio entre essas coisas. Escolha uma profissão na qual você pode se destacar, para a qual você tem facilidade, algo que você goste, mas só escolha um mercado saturado se tiver MUITA certeza de que é excepcionalmente bom naquilo. Ignore as "profissões do futuro" se elas lhe parecerem incrivelmente chatas. Mas só tome decisões depois de conhecer a realidade da profissão, depois de falar com pessoas que trabalham na área - de preferência, mais que uma, e que trabalhem em coisas bem diferentes na mesma área (há médicos e médicos, engenheiros e engenheiros).

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Muito bom cara.

Mais alguém?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Ignore as "profissões do futuro"

Essas aí sempre pagam mal. Não sei por quê.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Eu faço engenharia agrícola porque o Iggy Pop apareceu pra mim em um sonho e mandou eu fazer esse curso. Ele sempre aparece no meu sonho e manda eu matar pessoas e queimar coisas.

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Essas aí sempre pagam mal. Não sei por quê.

ahuahuahau pode cre.


Black Fire
q viagem..

Pseudonimum
Veterano
# mar/08
· votar


Tem que rolar uma química entre você e o curso, compreende?

Eu estou estudando pro vestibular que vem, e pretendo cursar Física.

Devil Boy
Veterano
# mar/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Aew galera..chegando o vestibular e num tenho a minima idéia do q fazer..da uma idéia ai e diz com oescolheram seu curso..

Comigo foi totalmente na intuição. Senti que tinha vocação e jeito para a coisa e tomei o rumo. Não tive medo de pegar uma concorrência braba, nem de levar o curso até o final. Valeu a pena.

A idéia é: faça o que você gosta. E se os outros gostarem do que você faz, perfeito.

BokuWa
Veterano
# mar/08
· votar


Pseudonimum
Eu estou estudando pro vestibular que vem, e pretendo cursar Física.

Licenciatura ou bacharelado?

Eu vou fazer bacharelado aqui na ufes.

Pseudonimum
Veterano
# mar/08
· votar


BokuWa
Licenciatura... Mas pretendo me especializar e dar aula em faculdade.

Se minha disposição permitir.

Dar aula em colégio deve ser um inferno.

BokuWa
Veterano
# mar/08
· votar


Pseudonimum

Dar aula em colégio deve ser um inferno.


Se eu me formar, do aulas até em escola publica, mas tem que ser bacharelado.(Eu sei que bacharel não dá aula, em escola publica, mas só um comparativo.)

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Devil Boy
Q curso??

Devil Boy
Veterano
# mar/08
· votar


PanthFinder

Sou adévogado de porta de cadeia.

BokuWa
Veterano
# mar/08
· votar


Devil Boy
Sou adévogado de porta de cadeia.

Vixi, vida sofrida essa de adevogado.

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Devil Boy
Sou adévogado de porta de cadeia.
hauhaua
muito bom.

Koisa
Veterano
# mar/08
· votar


Chegando o Vestibular

Nossa, eu li: Cherando o Vestibular..

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Koisa
hm.

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


Aff, essa idade (17/18 anos) é realmente complicada. A pressão por fazer uma faculdade é tremenda...
Dá vontade de ir na contra-mão e não fazer faculdade porcaria nenhuma. Afinal, já se foram mais de 11 anos estudando... chega né?

Mas infelizmente a história é outra... com tanto profissional bom por aí, muitas empresas exigem somente aquele que tem nivel superior.

Eu mesmo decidi que farei uma faculdade à distãncia. Vantagens? Muitas: Preço, Flexibilidade e Tempo. Depois posso até fazer uma pós e em mais ou menos 4 anos já serei pós graduado... (chique, não?)
Pena que faculdade à distância em Design aqui em São Paulo eu não acho nem ferrando... o que resta é esperar...

PanthFinder

Você não tem nem idéia de que área quer seguir?

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


RockGuy
Você não tem nem idéia de que área quer seguir?

Nenhuma cara...sempre fui muito indeciso..principalmente agora.

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


PanthFinder

Mas já sabe pelo menos a área que deseja seguir (humanas, exatas ou biológicas)?

Dá um olhada
neste site, ele pode ser de grande ajuda.

Falou cara, até mais

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


RockGuy

Eu mesmo decidi que farei uma faculdade à distãncia


Mas tu já trabalha, né?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


RockGuy
neste site,

Dei uma olhada nos testes lá e achei bem furados.
Um deu trocentas áreas e o outro tinha opções tipo "gosto de conhecer sobre o funcionamento do corpo humano ou "gosto de ver filmes sobre advogados". dãããã

RockGuy
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Mas tu já trabalha, né?

Sim, infelizmente (hehe)

Iki_
Veterano
# mar/08
· votar


Desde cedo me dei bem com números, e por um interesse em aviação, acabei decidindo por alguma engenharia, no caso mecânica. Depois da decisão conversei com um amigo que cursava Eng de Produção Elétrica na UFSC e ele me falou que saia formado como Engenheiro Eletrecista com Habilitação em Produção. Por ser um curso mais completo optei pela Produção Mecânica, fiz vestibular ano passado e ja estou estudando.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Iki_

Desde cedo me dei bem com números, e por um interesse em aviação


por que não fez eng. aeronáutica?

Iki_
Veterano
# mar/08
· votar


Pq era mais fácil fazer na UFSC já que moro em Florianópolis. Também assisti a algumas palestras da Eng. Mecânica da UFSC e eles tinham parcerias com a Embraer em alguns projetos, e alguns alunos já tinham conseguido trabalho na Boeing.

SuperGeo
Veterano
# mar/08
· votar


Cara eu to cursando a primeira fase de Engenharia de Controle e Automação na UFSC nesse semestre, fiz vestibular ano passado.

no meu caso nao foi muito dificil a decisão, eu antes ja gostava de programar e de mexer com circuitos eletronicos, alem de que me dava bem nas materias de matematica e física

talvez se tu falar sobre algumas coisas q tu gosta de fazer a galera pode te ajudar melhor

Iki_
Veterano
# mar/08
· votar


SuperGeo
Carregou o material num balde?
aiuehiaehaiuehaie
Nosso trote foi adiado, era pra ser hj.

PanthFinder
Veterano
# mar/08
· votar


Iki_
SuperGeo

Aew..vcs são de Floripa!!!
vo faze na UFSC tbm.

Ja ouvi muito sobre engenharia mecânica e tal..mas nao sei BEM direito o que um engenheiro mecânico faz.

Alguem sabe explica certinho..as areas e tal??

128556
Veterano
# mar/08
· votar


ja passei dessa fase :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegando o Vestibular