Jio-kun Veterano |
# fev/08
http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid =6282208
Texto:
SÃO PAULO - Em fevereiro, os produtos vendidos pela internet ficaram mais baratos pelo oitavo mês consecutivo. Segundo dados do e-flation, divulgados nesta terça-feira (19), houve queda de 2,19% nos preços.
O índice que mede a inflação do comércio eletrônico, calculado pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), instituição ligada à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), aponta uma deflação de 14,54% no acumulado dos últimos 12 meses.
Destaques
De acordo com o Provar, o principal item de inflação foi verificado na categoria de CDs e DVDs (6,85%), seguido por Brinquedos (1,25%) e Automóveis (1,63%).
Houve deflação nas cestas de Livros (-0,53%), Linha Branca (-0,97%), Perfumaria (- 1,27%), Produtos para casa (-2,07%), Eletroeletrônicos (-2,19%), Informática (-2,34%), Telefonia (-2,50%) e Viagem e Turismo (-3,41%).
"Os índices negativos apurados na maioria das categorias de produtos se devem ao grande volume de liquidações realizadas pelo varejo durante o período de férias", apontou o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni de Angelo.
Composição do índice
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". Os pesos das categorias são divididos da seguinte maneira: eletroeletrônicos (17,38%), Informática (14%), CDs/DVDs e Livros (ambos respondem por 11,37%), Telefonia (11,28%), Perfumaria (8,18%), Produtos para Casa (8,13%), Viagem e Turismo (6,93%), Linha Branca (5,73%) e Brinquedos (5,64%).
Já a aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos.
By: MSN Finanças.
|