Costumes tribais, infanticídio.

    Autor Mensagem
    BokuWa
    Veterano
    # fev/08


    Amalé tem quatro anos. Como muitas outras crianças, na terçafeira 12 ele foi pela primeira vez à escola, em Brasília. Índio da etnia kamaiurá, de Mato Grosso, Amalé chamava a atenção dos demais garotos porque era o único que não usava uniforme nem carregava uma mochila nas costas. Mas Amalé se destaca dos demais por um motivo muito mais preocupante. O pequeno índio é, na verdade, um sobrevivente de sua própria história. Logo que nasceu, às 7 horas de 21 de novembro de 2003, ele foi enterrado vivo pela mãe, Kanui. Seguia-se, assim, um ritual determinado pelo código cultural dos kamaiurás, que manda enterrar vivo aqueles que são gerados por mães solteiras. Para assegurar que o destino de Amalé não fosse mudado, seus avós ainda pisotearam a cova. Ninguém ouviu sequer um choro. Duas horas depois da cerimônia, num gesto que desafiou toda a aldeia, sua tia Kamiru empenhou-se em desenterrar o bebê. Ela lembra que seus olhos e narinas sangravam muito e que o primeiro choro só aconteceu oito horas mais tarde. Os índios mais velhos acreditam que Amalé só escapou da morte porque naquele dia a terra da cova estava misturada a muitas folhas e gravetos, o que pode ter formado uma pequena bolha de ar.

    ...

    "É um absurdo fechar os olhos para o genocídio infantil, sob qualquer pretexto", diz Edson Suzuki, diretor da ONG Atini. "Não se pode preservar uma cultura que vai contra a vida. Ter escravos negros também já foi um direito cultural", compara. Suzuki cria a garota Hakani, dos surwahás do Amazonas. Ela hoje tem 13 anos. A menina nasceu com dificuldades para caminhar. Os pais se recusaram a matá-la; preferiam o suicídio. O irmão mais velho, então com 15 anos, tentou abatê-la com golpes de facão no rosto, mas ela sobreviveu.


    Materia completa


    Então pessoal, o que pensam desses costumes tribais, devem ser "respeitados"?

    Eu sou contra, quando indios ainda eram indios, até havia um motivo para isso, afinal, alguém deficiente não poderia ajudar em nada e pah, não que achei certo, mas hoje, as tribus tem mais grana que bancos e podem sim criar esses meninos, sem problemas, é inacentavel.

    TiCk_NoRrIs
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então pessoal, o que pensam desses costumes tribais, devem ser "respeitados"?

    Tenho nada contra,mais em relação a esse "ritual" acho um baita absurdo.Eh uma vida que eles estavam tirando,enterrar uma pessoa viva,totalmente desumano(ñ sei se eh assim que se escreve).

    ComerickiFromBackTi - FreakBat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então pessoal, o que pensam desses costumes tribais, devem ser "respeitados"?

    Eu acho que é tudo relativo.

    Pati Cobain
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nossa, tirar a vida de uma criança assim, revoltante.
    Aliás, tem nem o que comentar...

    "Antes de desenterrar o Amalé, eu já tinha ouvido os gritos de três crianças debaixo da terra",

    Isso não pode ser... =(

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: B.Frusciante
    · votar


    Acho besteira.

    Se a cultura deles é assim, que seja!

    Pior somos nós, que estamos fazendo um 'Biosfericído'(ok, foi terrível) e ninguém reclama.


    Se fosse assim não existiria religiões satanistas, maçônicas ou muçulmanas

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B.Frusciante
    Se fosse assim não existiria religiões satanistas, maçônicas ou muçulmanas


    O que isso tem haver? Estou discutindo esse fato, nada de fanatismo religioso aqui!

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu sou contra. Chega de atraso.

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    EduArdanuy
    Eu sou contra. Chega de atraso.

    Penso igual, logico que algumas coisas devem ser preservadas, mas são exatamente essas que os indios fazem questão de esquecer, é o que parece.

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sobre isso aí...
    Eu não aprovo, mas é a cultura deles. Acho que ninguém vai conseguir mudá-la.

    B.Frusciante
    Pior somos nós, que estamos fazendo um 'Biosfericído'(ok, foi terrível) e ninguém reclama.
    Quem faz isso? Provas, por obséquio.

    imorrivel
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: imorrivel
    · votar


    Eu sou contra. Chega de atraso.

    Exatamente, felizmente segundo nossos conceitos um bebe nao pode ser morto assim, e eu entendo que temos a obrigação de ir contra esses costumes!

    Sim, estaremos colocando nossa cultura acima da dessas tribos, mas e dai?Indio hoje em dia vive apenas pq o homem civilizado criou consciencia de que nao seria correto extermina-los!Porem o dia que pensarmos o contrario bye bye!

    Logo, nao estamos nós nas nossas e eles nas deles, o espaço que eles ocupam seria de grande utilidade, entao já que estamos permitindo que eles vivam lá nao vejo problema em exigir algumas coisas, principalmente uma coisa tao basica quanto "nao mate um bebe, entregue ele aos cuidados do Estado"

    E antes que alguem venha fala que isso é um absurdo, ah terra é do indio e bla bla bla, a terra é do povo mais forte e sempre foi assim!O indiozinho coitadinho anjinho bonitinho se tivesse capacidade nao pensaria duas vezes antes de nos exterminar (as historias das tribos demonstram isso) entao fomos bonzinhos, nao custa nada exigirmos algo!

    Poxa, eles vivem no nosso territorio, tudo bem vamos permitir que eles mantenham sua cultura, mas tudo tem um limite!

    Se a cultura de uma tribo for "Veja um homem civilizado, mate-o" isso seria aceito?Um indio que matar um homem tem que ser penalizado?

    Logico que sim, entao pq nao vamos extender o direito a vida, para o coitado do bebe indigena tambem?A tribo até pode ter o direito de nao querer criar a criança, mas mata-la?Nao nao..

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B4cK5p4c3
    Sobre isso aí...
    Eu não aprovo, mas é a cultura deles. Acho que ninguém vai conseguir mudá-la.


    Cara eles já mudaram tanta coisa, usam roupas de marca, compram em shoppings, dirigem, e ganham muita grana por que muitas empresas pagam a eles pela terra que usam, nõa sei como é isso sei que aqui a Aracruz Celulose paga. Cara se viver em Aracruz, na reserva e pedir para tirar uma foto, cada indio, veja bem, cada indio cobra 10 reais, detalhe que eles não usam tanga não.

    Minow
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Minow
    · votar


    É revoltante porque isso foi imposto pela nossa cultura.
    Mas incesto também é condenado pela nossa cultura, mas sempre foi normal pra outros povos (ou mesmo o nosso, antigamente).
    O mesmo para o canibalismo. Pra outros povos, a maior honra que alguém podia ter era servir de alimento pra seus entes queridos depois de sua morte, muito melhor que apodrecer num buraco. O cérebro ou o coração do finado eram as partes mais importantes.
    Muita gente acha isso repugnante, mas veja outro exemplo: a morte.
    Na nossa cultura, a morte sempre foi temida. Mas em outras como a japonesa, morrer não era um problema tão grande, por isso o sepukku, uma forma de suicídio na qual por falhar em algo, deveria se pagar com a morte pra morrer com honra.

    Por mais que isso seja uma coisa completamente "selvagem" e covarde em nossa cultura, é visto como algo natural na deles.

    Não digo que é certo, veja bem, porque eu mesmo não a entendo. Então sou incapaz de dar minha opinião informal sobre o assunto.

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O que isso tem haver? Estou discutindo esse fato, nada de fanatismo religioso aqui!
    Quero dizer sobre a cultura dos que eu citei, ambos tem umas loucuras que nós achamos absurdas.


    B4cK5p4c3
    Quem faz isso? Provas, por obséquio.
    Como QUEM?
    Você é cego?
    Essa pergunta foi ironizada?
    Porque se você não sabe de verdade, ou é um hipócrita ou um ignorante mesmo.

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B.Frusciante
    Quero dizer sobre a cultura dos que eu citei, ambos tem umas loucuras que nós achamos absurdas.

    Não há nada em relação a maçonaria, só umas idiotices que nego fica inventando.

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B.Frusciante
    Você fala de que, exatamente?

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tem gente que acha que a simples condição de ter nascido no meio tribal vai dar direito ao cara tirar a vida de um filho de mãe solteira...

    Vick Vaporub
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pra gente é diferente por não fazermos parte da cultura deles. É só questão de ponto de vista.

    Não me posiciono nem de um lado, nem de outro.

    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Vivemos em uma sociedade tão violenta devido aos nossos atos, q são motivados por interesses pessoais, q não nos cabe julgar tal ato, sendo q o mesmo foi motivado por motivos religiosos

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Fenrisulfr
    Vivemos em uma sociedade tão violenta devido aos nossos atos, q são motivados por interesses pessoais, q não nos cabe julgar tal ato, sendo q o mesmo foi motivado por motivos religiosos

    Pessoal reclama quando um evangélico chuta uma imagem de madeira de santa, mas aprova quando um índio mata outro...

    Tudo "motivos religiosos", mas vai entender...

    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    james_the_bronson
    Pessoal reclama quando um evangélico chuta uma imagem de madeira de santa, mas aprova quando um índio mata outro...

    Nunca reclamei por isso... mas eles (índios) estão no espaço deles, praticando as crenças deles, fazem como realização pessoal, não para desafiar quem não acredita

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fenrisulfr
    Nunca reclamei por isso... mas eles (índios) estão no espaço deles, praticando as crenças deles, fazem como realização pessoal, não para desafiar quem não acredita

    Claro. Mas se eu quiser reivindicar o "meu espaço" para aplicar "minhas crenças"???

    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    james_the_bronson
    Claro. Mas se eu quiser reivindicar o "meu espaço" para aplicar "minhas crenças"???

    Se algm precisa invadir o espaço do outro pra aplicar sua crença, apenas demonstra q tamanha religiosidade eh mais exibição do q fé...

    O fato de algm não achar algo correto, não torna essa coisa errada...

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fenrisulfr

    Sei lá. Supondo que eu quisesse o meu espaço onde eu ditasse os direitos e deveres, o que iria me garantir isso???

    E pelo que entendi, nesse caso daí, o Estado brasileiro dá a eles direitos, mas eles não estão sob os mesmos deveres que o resto...

    Nos EUA, sofrer bullying e voltar na escola para matar os coleguinhas já virou uma característica cultural. O que não significa que a gente aprove...

    WaltinMAB
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: WaltinMAB
    · votar


    tirar vida de um ser indefeso?
    nao, nao concordo. nao estamos aqui pra tirar vida de ninguem, cada um deve viver sua vida e seguir seu ciclo.

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tirar vida ser um ser indefeso?

    É ele =') ...[/Agente do esquedrão anti-multi]

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/08
    · votar


    Sacanagem com as crianças, pero... quero ver alguém provar por B + C, sem usar dogmas, que o direito à vida está correto em absoluto, e o costume de eliminar crianças consideradas não-aptas está errado. Sem dogmas, afinal dogma por dogma os índios já tem os deles.

    WaltinMAB
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    a questao eh... pq eles proprios nao se matam entao?
    eh muito facil fazer isso com quem nao pode dar opiniao.
    sei que tem doido pra tudo, mas...

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/08
    · votar


    pq eles proprios nao se matam entao?
    Por que eles se matariam?

    Insinity
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O que, 'religião' e 'costumes' é desculpa pra qualquer coisa?
    Não concordo que esses costumes devam ser respeitados se quebram o direito a vida da crianca.

    Embora seja dificil, pra nao dizer impossivel, provar que o direito a vida esta correto em absoluto.. alguem aqui o nega?

    RobertSmith
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tem indio em porto seguro vendendo seus produtos no cartão de credito.
    isso que eles fazem é uma forma de preconceito.
    acho triste, horripilante

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Costumes tribais, infanticídio.