Coisas que eu não compreendo I - Ateus que dão a vida por uma causa.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08 · Editado por: Black Fire


No decorrer da história houveram vários exemplos de ateus que deram a vida por algo, assim foi com os anarquistas e os comunistas, pra ficar em dois exemplos, mas qual o propósito, a motivação, de alguém que não acredita que será recompensado após a morte em perder a vida por uma causa que ele sequer verá se concretizar?

Guitar_L
Veterano
# fev/08 · Editado por: Guitar_L
· votar


Black Fire
A recompensa é serem lembrados por isso cara, ou morrer com a sensação de ter feito algo de "bom" pra humanidade =)
Abraços

Quase nada
Veterano
# fev/08
· votar


talvez o cara não se importava com a vida, achava uma merda, ou q a vida de alguem vivida de uma forma melhor valeria mais q a sua própria, sei lah

Insinity
Veterano
# fev/08
· votar


Talvez seguindo o pensamento de "de qualquer maneira um dia vou morrer, então pelo menos vou tornar a minha vida útil/entrar para a história"?
Ou não viam sentido também em continuar vivendo.

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


tem doido pra tudo..isso é fato..

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Eu não sou ateu, mas tem muitas pessoas que lutam pra mudar o mundo, conforme o que acha certo e justo, independente de ser ateu, religioso ou agnóstico.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


Guitar_Luppi
Mas crêem que nem vão saber que são lembrados, não vai fazer diferença. E esse algo bom para a humanidade além de não trazer qualquer recompensa pessoal, sequer vai poder ser admirado.


Quase nada
Pode ser a resposta para alguns casos, uma propensão nata ao suicídio, mas não explica todos os casos, pode-se aplicar aos milhares de anarquistas espanhóis que deram a vida pela causa na guerra civil, por exemplo?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08 · Editado por: Black Fire
· votar


Insinity

Talvez seguindo o pensamento de "de qualquer maneira um dia vou morrer, então pelo menos vou tornar a minha vida útil/entrar para a história"?

Mas porque alguém tornaria a vida de alguém útil se nem saberá como essa pessoa viveu a partir do momento que ele morreu?

brunohardrocker
Mas pra que mudar um mundo que sequer poderá ser apreciado?

izzystradlin

tem doido pra tudo..isso é fato..

Quanto a isso não há o que discutir.

Thani
Veterano
# fev/08
· votar


É proibido querer lutar por alguma coisa sem querer receber nada por isso?

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire

Simples, você respondeu, eles não morreram por serem ateus morreram por uma causa que achavam justa, que mesmo que não pudessem ver concretizada se esforçaram para que algum dia elas se tornassem real.

Quase nada
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
Talvez falta de um objetivo maior...ou aquele velho pensamento: "As coisas estão mudando...não confio nos q estão fazendo a mudança...confio mais em mim mesmo..."

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Thani
É proibido querer lutar por alguma coisa sem querer receber nada por isso?

E a Gorda ataca novamente. \o/

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


Thani
Simplesmente não vejo sentido em lutar por algo que nem vai se ver realizar.

BokuWa
Mas eu não entendo a mentalidade de pessoas assim, morreram pela causa, mas o que adianta morrer por algo se você não existirá mais?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


Quase nada
Mas o que adianta morrer pra fazer uma mudança se você vai deixar de existir e nem vai ficar sabendo que fim levou o movimento pela mudança?

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire

Sim e um crente vê? Aproveita? É...

Eles não lutavam por causas pessoais pode ter certeza, não pensavam em usufruir do resultado dela, mas estava disposto a tudo para que ela tivesse uma chance maior de se realizar.

Insinity
Veterano
# fev/08
· votar


Mas porque alguém tornaria a vida de alguém útil se nem saberá como essa pessoa viveu a partir do momento que ele morreu?

Hm, não sei, talvez pelo mesmo motivo que pessoas doam dinheiro/comida/etc para caridade mesmo não conhecendo as pessoas que receberão as doações e nem sabendo como elas vão aproveitar. =p Ou esperavam ter saido vivas dos combates como heróis e tal, o que não deu muito certo.

Ou mesmo porque tem doido pra tudo (2).

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
Mas pra que mudar um mundo que sequer poderá ser apreciado?

Nunca fui um cara que se mete a defender uma causa, mas já ouvi falar que o prazer dessas pessoas é o próprio desejo de mudança, mesmo com sofrimento.

Thani
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
Pode ser a resposta para alguns casos, uma propensão nata ao suicídio, mas não explica todos os casos, pode-se aplicar aos milhares de anarquistas espanhóis que deram a vida pela causa na guerra civil, por exemplo?

Você acha que Lorca pensava em ser recompensado de alguma forma por denunciar ao mundo quem era Franco? Ou que pensou nisso diante do pelotão?

Quase nada
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
melhor morrer com esperança de que seus filhos vão viver melhor do que você, do que viver uma vida inteira na merda, sendo humilhado e rebaixado.

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Os punks por exemplo, não consigo concordar com muitas coisas que dizem, não vejo fundamento algum em muitas criticas. Mas eles até se divertem com isso, é o prazer deles.

Thani
Veterano
# fev/08
· votar


Mas eu não entendo a mentalidade de pessoas assim, morreram pela causa, mas o que adianta morrer por algo se você não existirá mais?

Nem sempre as pessoas pensam só no seu próprio courinho quando decidem entrar na luta por algo.

Altruísmo, man.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


BokuWa

Sim e um crente vê? Aproveita? É...


Pelo menos crê que fará isso.



Eles não lutavam por causas pessoais pode ter certeza, não pensavam em usufruir do resultado dela, mas estava disposto a tudo para que ela tivesse uma chance maior de se realizar.


Eu sei que não lutavam por nada pessoal, mas depois que isso se realiza-se? Eles simplesmente não existiriam, então para eles já não faria diferença a causa se realizar ou não, pois estavam mortos.

Insinity
Existe uma diferença entre você doar dinheiro que sabe que vai minimizar a fome de alguém e de você fazer um ato e deixar de existir.

brunohardrocker


Nunca fui um cara que se mete a defender uma causa, mas já ouvi falar que o prazer dessas pessoas é o próprio desejo de mudança, mesmo com sofrimento.


Não entendo esse desejo de mudança, afinal pra alguém que já não existe a mudança ou a permanência do status quo não fazem a menor diferença.

Thani
Acho que não pensava, justamente aí está o ponto, não estou duvidando da índole de ninguém que deu a vida por uma causa, ou da honestidade de seus sentimentos, mas não os compreendo, depois que ele morreu que diferença fez pra ele se Franco governou a Espanha ou não?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


Quase nada
Que diferença faz para uma pessoa que já não existe se seus filhos estão vivendo bem ou mal?

Carpano-Jr.
Veterano
# fev/08
· votar


Por onde?
[mode chaves off]

BokuWa
Veterano
# fev/08 · Editado por: BokuWa
· votar


Black Fire

A causa é tão importante para eles que morrem por ela. Eles não veem, mas teram feito o maximo, e as pessoas que ficarem aproveitarão dos beneficios que ela trará, e esse era o objetivo deles.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


BokuWa
O tipo de mentalidade deve ser esse mesmo, mas ainda não vejo sentido nele, o que adianta fazer o máximo e proporcionar uma vida melhor para as outras pessoas se você simplesmente não existe mais?

Thani
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
Acho que não pensava, justamente aí está o ponto, não estou duvidando da índole de ninguém que deu a vida por uma causa, ou da honestidade de seus sentimentos, mas não os compreendo, depois que ele morreu que diferença fez pra ele se Franco governou a Espanha ou não?

Para ele, nenhuma.

Mas para os seus compatriotas - aqueles que estavam sofrendo, como ele, aqueles por quem ele realmente lutou - fez muita.

Assim como fez muita diferença para outras pessoas quando Salazares, Mussolinis, Hitleres, Pinochets, Stalins e Milosevics saíram do poder.

E assim como fará muita diferença quando os Kadyrovs atuais saírem do poder.

Quase nada
Veterano
# fev/08
· votar


Black Fire
repito, a pessoa tem 2 opções:
1) Ver os filhos na merda, viver numa sociedade injusta.
2) Ter os últimos momentos "conscientes" achando q vai ficar tudo bem para os que ficarem.

Que diferença faz para uma pessoa que já não existe se seus filhos estão vivendo bem ou mal?
A diferença eh q ela evitou a opção (1).
Ou então não há diferença nenhuma pra ela, mas sim pra os q ficaram. Vai ver a pessoa é simplesmente altruísta.

Insinity
Veterano
# fev/08
· votar


Eu acho que um pai/mae, que se esforca para deixar uma herança e para proporcionar um futuro bom para o filho, mesmo não estando vivo para ver, entenderia melhor esse tipo de pensamento.



...ou nao. Dificil de compreender isso.

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


Faz diferença antes. Por que só levar em conta a satisfação depois de morrer???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coisas que eu não compreendo I - Ateus que dão a vida por uma causa.