Inseguranças e Esperanças

    Autor Mensagem
    izack darck
    Veterano
    # dez/07


    Tava vendo a retrospectiva da Globo Hoje.

    Deixando de lado toda crítica e manipulação que (evidente) tem em cima do programa, é impossível quase não fazer uma reflexão pessoal, por mais que se fuja desse tipo de pensamento idiota.

    Bate uma deprê de minutos e uma insegurança forte quando penso no início de um ano. Sei que as coisas boas EU vou ter que correr atrás e conquistar como mais saúde, dinheiro, consideração respeito dos outros, aprender a respeitar, ser mais verdadeiro, sucesso nas realizações, vou ter que estudar e trabalhar mais...etc
    Mas o imprevisível e as possibilidades de coisas e acontecimentos ruins é que me deixam triste.
    É uma lezera, tudo bem, mas quando vi minha familia reunida ao redor da mesa na ceia de natal dá aquele aperto no peito e medo de que algo aconteça com algum deles. Apesar de toda alegria e felicidade do momento, um misto de sentimentos.

    Espero que esse ano seja de boas conquistas a todos que aqui postam e que o respeito ao outro prevaleça sempre.

    PASSOU

    O ano passou. Não sei se vós, leitor amigo, ou vós, distinta leitora, o passastes bem. Eu, como já passei muitos, os tenho passado de todo jeito, e ainda hoje esse segundo que vem depois da meia-noite me perturba. Já passei ano só, em terra estranha, ou, o que é mais amargo, na minha; ou andando como um tonto na rua ou afundado num canto de um bar ruidoso; tentando inutilmente telefonar; dormindo; com dor de dente. E quando digo de todo jeito estou dizendo também de jeito feliz, entre gente irmã ou nos braços de algum amor eterno - braços que depois dobraram a esquina do mês e da vida, e se foram, oh! provavelmente sem sequer a mais leve mágoa nos cotovelos, apenas indo para outros braços.
    Passam os anos, passam os braços; mas fica sempre, quando a terra dá outra volta em si mesma, essa emoção confusa de um instante. Conheço pessoas que fogem a esse segundo de consciência cósmica, afetando indiferença, indo dormir cedo - como se não estivessem interessadas em saber se esta piorra velha deste planeta resolveu continuar girando ou não. É singular que entre tantas festas religiosas e cívicas nenhuma chegue a ser tão emocionante e perturbe tanto a humanidade como esta, que é a Festa do Tempo. É como se todos estivéssemos fazendo anos juntos; é o Aniversário da Terra.
    Se a alma estremece diante do Destino, o espírito se confunde; reina uma tendência à filosofia barata; vejam como eu começo a escrever algumas palavras com maiúsculas, eu que levo o ano inteiro proseando em tom menor, e mesmo o nome de Deus só escrevo assim para não aborrecer os outros, ou para que eles me não aborreçam.
    Já ao nome do diabo, não; a esse sempre dei, e dou, o "d" pequeno, que outra coisa não merece a sua danação. A ele encomendamos o ano que passou e a Deus o Novo. Que vá com maiúscula também, esse Novo; fica mais bonito, e levanta nosso moral.
    E se entre meus leitores há alguma pessoa que na passagem do ano teve apenas um amargo encontro consigo mesmo, e viveu esse instante na solidão, na tristeza, na desesperança, no sofrimento, ou apenas no odioso tédio, que a esse alguém me seja permitido dizer: "Vinde. Vamos tocar janeiro, vamos por fevereiro e março e abril e maio, e tudo que vier; durante o ano a gente o esquece, e se esquece; é menos mal. E às vezes, ao dobrar uma semana ou quinzena, às vezes dá uma aragem. Dá, sim; dá, e com sombra e água fresca. E quem vo-lo diz é quem já pegou muito no sol nos desertos e muito mormaço nas charnecas da existência. Coragem, a Terra está rodando; vosso mal terá cura. E se não tiver, refleti que no fim todos passam e tudo passa; o fim é um grande sossego e um imenso perdão."

    Rio, Janeiro de 1952
    Rubem Braga, em A borboleta amarela


    asda
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Resume, por favor.

    izack darck
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    asda

    Não posso.
    Perde a essência.
    Vá dormir, volte amanhã e leia com paciência.

    paranauê
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gostei.

    asda
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    izack darck
    Vá dormir, volte amanhã e leia com paciência.
    Tah....

    Quase nada
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    izack darck
    Li e achei mol legal.

    mas quando vi minha familia reunida ao redor da mesa na ceia de natal dá aquele aperto no peito e medo de que algo aconteça com algum deles.
    Nunca pensei por esse lado, e espero não ficar pensando tbm.

    Sansas
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Belo texto

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E se não tiver, refleti que no fim todos passam e tudo passa; o fim é um grande sossego e um imenso perdão.

    Início, meio e fim da vida das pessoas. Tudo começa, passa, e se acaba. Vivemos, pecamos e no fim, viramos pó.

    marcio_zav
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Inseguranças e Esperanças

    Razões e Emoções

    izack darck
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: izack darck
    · votar


    Quase nada
    Sansas
    Simonetti
    marcio_zav


    O texto do Rubem resume bem o que a maioria das pessoas pensa no fim do ano. Sempre gostei muito.
    Feliz ano novo pra vcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inseguranças e Esperanças