maggie Veterana |
# jul/07
· votar
As estruturas e ícones na barra superior da página são simples. Na lacuna para pesquisa, pode-se escolher um país para achar no mapa (em vez de procurar manualmente para clicá-lo). Ao lado, há um botão para fechar janelas - é que o site se vale de muitas pop-ups pequenas -, um botão para ligar e desligar o som, e a ajuda. (Por falar em pop-ups, se o seu navegador as bloqueia por default, permita-as para trabalhar melhor com o site.) Depois do botão da ajuda , há os de zoom e as setas para navegar pelo planisfério.
Selecionando um país, é possível navegar pelos diferentes dados usando a segunda barra de navegação superior, logo abaixo da primeira. Clicando
em Síntese, o usuário vê um quadro com as informações básicas do país, como localização, capital, tamanho do território, língua(s), população, PIB e moeda. Um clique em Histórico leva a outro quadro, contando a história da nação escolhida. Aliás, você sabia que a origem da palavra "brasil" está no tupi ibim-ciri, que significa "pau eriçado"?
O quadro da síntese permite visualizar melhor a bandeira do país, ver um mapa político e também fotos, sempre em quadros separados. Também é possível ir diretamente da Síntese para o Google Maps.
De economia a ecologia, há de tudo um pouco. As outras opções na segunda barra são População (com dados como densidade demográfica, população urbana, índice de natalidade, etc), indicadores sociais (mortalidade infantil, expectativa de vida, casas com acesso a água e esgoto, taxa de alfabetização), economia (renda per capita, gastos públicos, população economicamente ativa...), redes (linhas telefônicas, celulares, número de computadores, acesso à internet - com dados entre 2003 e 2004) e meio ambiente (poluição, áreas protegidas, etc).
Cada um dos itens presentes nestas divisões tem dois ícones laterais. Um leva a uma lista mundial sobre o tema, para comparação. Por exemplo, o item Emissão de Dióxido de Carbono (em Meio Ambiente) leva à lista das emissões do gás no mundo inteiro, que pode ser vista por país, por valor (em ordem crescente ou decrescente) ou por continente. O segundo ícone mostra a fonte da informação dada.
A última subdivisão da segunda barra é Objetivos do Milênio, onde são mostrados os dados de cada país ligados a tais metas. Por exemplo, em Erradicar a Pobreza e a Fome é mostrada, no caso do Brasil, a taxa de crianças abaixo do peso.
|