Paultx Veterano |
# mai/07
Pink Floyd e Roger Waters tocam em tributo a Syd Barrett
Os integrantes do Pink Floyd se apresentaram em Londres em um show de tributo ao fundador da banda, Syd Barrett, que morreu no ano passado, mas uma briga de 25 anos atrás impediu que a formação original da banda tocasse unida.
Todos os quatro sobreviventes do Pink Floyd original: o baixista Roger Waters, o guitarrista David Gilmour, o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason tocaram no show-tributo.
Mas o baixista Roger Waters não chegou a se reunir com os outros três integrantes, e fez uma apresentação separada.
A briga dele com o guitarrista David Gilmour há 25 anos levou à dissolução do núcleo original – Waters iniciou uma carreira solo, enquanto o guitarrista manteve o Pink Floyd na estrada.
Sem Waters, o Pink Floyd executou a canção "Arnold Layne", o primeiro sucesso do grupo e uma das músicas mais famosas de Barrett e do disco "Bike", álbum de estréia da banda.
Já Waters – que estudou e fundou a banda com Barrett, em 1965– participou do evento com a canção própria "Flickering Flame".
Astros
O show contou com a participação de outros nomes do rock, como o líder do Blur, Damon Albarn, a cantora Chrissie Hynde e Roby Hitchcock, que também tocaram canções de falecido líder do Pink Floyd.
Barrett é considerado um dos compositores mais inovadores do rock britânico e é freqüentemente citado como influência de nomes consagrados.
O próprio Roger Waters destacou a importância de Barrett na sua vida.
"Se não fosse o Syd, não sei o que eu estaria fazendo hoje em dia. Provavelmente, seria um empresário do ramo imobiliário ou coisa do gênero", brincou o baixista, que ainda elogiou a desinibição de Barrett.
"Antes da doença, ele meio que vivia como queria. Acho que essa falta da noção de vergonha que o deixou correr todos os riscos artísticos que ele correu."
A doença à qual Waters se refere foram os problemas mentais enfrentados por Syd Barrett, que muitos associam ao uso intenso de drogas, e que provocaram a saída dele do Pink Floyd em 1968.
Barrett morreu aos 60 anos de complicações decorrentes de diabetes, depois de ter passado a maior parte da vida recluso.
|