Quebra de Patente será perigosa? Lula lá!

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # mai/07


    Quebra de patente anti-Aids é "jogo perigoso", diz "Wall Street Journal"
    da BBC Brasil

    A quebra da patente do medicamento anti-Aids Efavirenz, do laboratório Merck, anunciada na semana passada pelo governo brasileiro, é um "jogo perigoso" que ameaça a capacidade das companhias farmacêuticas de desenvolver novos remédios, afirma editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal econômico americano "The Wall Street Journal".

    "Inovação de medicamentos é um negócio de risco, e as companhias não vão querer enterrar centenas de milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento, especialmente para doenças que afetam os pobres e os enfermos nos países em desenvolvimento, se tiverem o temor de que sua propriedade intelectual será roubada", argumenta o editorial.

    O texto observa que as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) permitem que os países quebrem patentes de drogas em períodos de "emergência nacional" ou para "uso público não-comercial", mas afirma que isso não se aplica ao caso brasileiro.

    "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a quebra de patente na sexta-feira, após negociações de preços terem fracassado", comenta o jornal. "Será que o problema da Aids no Brasil se transformou em uma epidemia da noite para o dia, ou será apenas que Lula não gostou dos termos da Merck -- um desconto de 30% no preço de mercado?", questiona o editorial.

    Benefício comercial

    "Talvez ele estivesse pensando, em vez disso, na enorme indústria de medicamentos genéricos do Brasil, que poderia se beneficiar comercialmente de uma invenção grátis e de um grande mercado doméstico para vendê-la", sugere o jornal.

    O Wall Street Journal pede ainda que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reaja à quebra de patentes após o caso brasileiro e também da Tailândia, que já havia anunciado a quebra de patente de um outro medicamento anti-Aids no mês passado.

    "Sem uma resistência vigorosa na reunião da OMS em Genebra, na semana que vem, mais países poderão logo seguir os exemplos da Tailândia e do Brasil. Isso seria ruim para os direitos de propriedade em todo o mundo, e seria um desastre para os pobres do mundo", conclui o editorial.




    e aí?

    seremos éticos ou vamos em prol da nação?


    boa semana =)

    Duvideiro
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Duvideiro
    · votar


    alguém o é conosco?

    já vô

    conehc
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    problema dos laboratorios... acho melhor quebrar umas patentes, sair com o filme um pouco queimado atualmente e dar mais um tempo e qualidade de vida pros aideticos (nao são todos que tem culpa por estar com a doença ou serem soro-positivo) do que se submeter aos interesses dos laboratorios... imagino que ficar sem inventar eles não vão, pq senao todos os medicamentos cem em dominio publico e eles ficam a ver navios sem os preciosos royalts (sei lá se é assim que escreve)

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ele fez o que é melhor para o povo brasileiro, se precisar quebrar mais que quebre, não podemos deixar os países de primeiro mundo monopolizarem remédios em quanto tantos morrem no Brasil, palmas para o Lula.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Se não me engano quando o então governador de Saõ Paulo José Serra era ministro da saúde, ele havia quebrado uma patente de medicamento contra a AIDS, deu uma confusão mas depois tudo se acertou.

    imorrivel
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Hehe o lula está roubando, assim como a Bolivia roubou o gas da petrobras, e eu sinceramente defendo os 2 x)

    Duvideiro
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    é saber né.. o que deve prevalecer, o fator social ou economico?

    imorrivel
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    é saber né.. o que deve prevalecer, o fator social ou economico?

    Hehe exatamente!

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    é saber né.. o que deve prevalecer, o fator social ou economico?

    Se vc pensar por outro angulo, investir no social e foder o economico a curto prazo é burrice, pq a medio/longo prazo o social acaba indo por agua abaixo tb com o economico la embaixo

    Party Boy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    não podemos deixar os países de primeiro mundo monopolizarem remédios em quanto tantos morrem no Brasil, palmas para o Lula.(2)

    Remédios muitas vezes feitos com matéria-prima retirada da fauna e flora de países do terceiro mundo...

    Que se foda a Merck!

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mas não tenho opinião formada sobre isso, porque não tenho muita noção se a coisa ta tão feia assim por aqui haha

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O Brasil é o país que tem o melhor programa de suporte ao portador de AIDS do mundo, sendo exemplo até para países de primeiro mundo. Não é justo que certos laboratórios e sua ganância impessam programas como o do Brasil, após a negociações não havendo acordo de preços tem mais pé que quebrar a patente mesmo, lembrando que José Serra já o fez anteriormente, e em um simples discurso todos os órgãos internacionais entenderam o por que da quebra de patente sem nenhum tipo de implicação. Pau neles Lula.

    Anah
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Amém!

    Fahrenheit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O que vale é salvar vidas...e se essa decisão contribuir para isso (como eu acho que vai), ele está certo!!
    As empresas só pensam nos lucros...e para elas que se foda o doente....

    LuizJu88
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ainda não tem opiniao formada sobre o assunto...e sinceramente acho q nem vou ter...é esperar pra ver no q da e torcer pelo melhor...ahuahuau

    never_ever
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/mai/04/161.ht m
    esse explica o tanto q os caras queriam ganha nas nossas costas

    Dogs2
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Social tem que prevalecer sobre o econômico, afinal a economia está a suprir a sociedade... qualquer medida a favor do social hoje em dia é considerado populismo, e esse preconceito é uma tremenda merda contra a real intenção de uma economia e de um governo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quebra de Patente será perigosa? Lula lá!