Palmeiras anuncia oficialização pela Fifa de título mundial de 51

Autor Mensagem
Cabeça De Balde
Veterano
# mar/07


da Folha Online

O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira que a Fifa oficializou o clube como o primeiro campeão mundial de clubes, pela conquista da Copa Rio, em 1951, com vitória sobre a Juventus (ITA) nas finais.

O site oficial do clube já festeja a oficialização, sobre a qual o presidente palmeirense, Affonso della Monica, dá uma entrevista coletiva por voltas das 15h30, na sala de troféus do Parque Antarctica.

Desde 2001, o time paulista trabalhava nos bastidores pelo reconhecimento do título de 1951 como mundial.

A Copa Rio foi realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro e teve a participação de Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Olympique Nice (França), Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Vasco da Gama, além do Palmeiras.

O time paulista teve a chance de conquistar outro título mundial em 1999, quando foi superado pelo Manchester United, da Inglaterra, por 1 a 0, em Tóquio, no Japão, na decisão do Mundial Interclubes.

O Palmeiras será o sétimo brasileiro a ser considerado campeão. Antes, já haviam sido Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992, 1993 e 2005), Corinthians (2000) e Internacional (2006), segundo a Fifa.


Comentário Pessoal:

Se o que os torcedores das outras equipes queriam era o reconhecimento da FIFA, pronto! Aí está! O Palmeiras agora é considerado Campeão Mundial pela entidade máxima do futebol.

Mas para nós palestrinos, esse título e sua importância já estava na nossa história a muito tempo, independente do reconhecimento da FIFA ou não.

Cabeça De Balde
Veterano
# mar/07 · Editado por: Cabeça De Balde
· votar


Pra quem quiser saber mais sobre esse Mundial...


Copa Rio 1951 (Mundial)

Palmeiras: o Maior Campeão do Mundo

Nada de medir forças com adversários pífios dos inexpressivos Marrocos e Arábia Saudita, como coube à ralé da marginal, para conquistar o Torneio de Verão da Fifa em 2000. Tampouco de duelar apenas com um oponente em um único prélio, como aconteceu aos tricolores do Morumbi, para levantar o título de Campeão Mundial Interclubes em 1992 e 1993. Não, com o Palmeiras foi bem diferente! E não poderia mesmo deixar de sê-lo. Afinal, nossa amada esquadra destaca-se das demais.

Numa espécie de desafio supremo à magnitude da Academia, como que numa tentativa de provocar o Alviverde Imponente a produzir o melhor de seu potencial, para depois coroá-lo com os mais legítimos dos louros da vitória, os deuses do futebol se incumbiram de atribuir ao Verdão o fardo de disputar e vencer a Copa Rio em 1951, para um dia, sim, o colossal clube das cores verde e branco que amamos ser reconhecido pela inteligência como o maior dos campeões mundiais interclubes de futebol.

Criada pela antiga CBD (atual CBF), a Copa Rio de 1951 equivalia a um Campeonato Mundial de Clubes, embora não contasse com o reconhecimento expresso da Fifa. Ora, pouco, ou nada, valeu a falta do carimbo da entidade máxima do futebol, já que a competição internacional disputada na Cidade Maravilhosa foi banhada no excepcional nível dos clubes convidados a dela participar: Palmeiras, Vasco da Gama, Nacional (Uruguai), Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Olimpique de Nice (França), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Áustria Viena (Áustria). Em miúdos, a nata do futebol mundial.

O Verdão disputou a primeira fase da competição em São Paulo, sempre jogando no Pacaembu, e logrou classificação às semifinais. Para tanto, despachou o Olimpique, por 3 a 0, e o Estrela Vermelha, por 2 a 1, vitórias um tanto quanto inquestionáveis. A lamentar, apenas o tropeço desagradável diante da poderosa Juventus, a “Vecchia Signora” (Velha Senhora, em português), por 4 a 0. Resultado surpreendente em razão do placar dilatado e que custou ao legendário Oberdan Catani a vaga de titular do gol esmeraldino. Em seu lugar assumiu Fábio, que haveria de dar conta do recado com perfeição.

Transpostos os obstáculos da fase inicial, o Palmeiras viu-se obrigado, pelo regulamento, a enfrentar nas semifinais o temível Vasco da Gama, base da fantástica Seleção Brasileira de 1950. O escrete cruzmaltino, que passou sem grandes problemas por seus oponentes nos jogos do outro grupo, disputados no Rio. Uma vitória por 2 a 1 e um empate dramático em 0 a 0 valeram ao Alviverde a sonhada vaga para a final da Copa. O adversário na grande decisão seria simplesmente a Juventus que ousara nos golear por 4 a 0 na primeira fase.

A final da Copa Rio foi decidida, no Maracanã, em dois prélios emocionantes e de causar taquicardia. No primeiro deles, em 18 de julho de 1951, prevaleceu a força esmeraldina, que contou com um gol de Rodrigues para selar em 1 a 0 o placar definitivo. Enganava-se, porém, quem imaginava que a Juventus desistiria facilmente da luta pelo título. Poderosíssima e recheada de jogadores da Seleção Italiana, a “Juve”, deu muito trabalho na segunda partida. Atuando bem melhor, saiu na frente com um gol de Praest. Gol este que poderia até ter silenciado o Maracanã, mas que só serviu para a nação brasileira testemunhar uma das maiores demonstrações de patriotismo de que se tem notícia no mundo da bola.

Vislumbrando no Manto Sagrado a entidade que poderia vingar o Brasil que chorou a perda da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, no mesmo Maracanã, os cariocas passaram a apoiar entusiasticamente o Palmeiras - apoio, aliás, que levou o clube a erguer em seus jardins um monumento em agradecimento ao povo carioca. Incentivo bastante para Rodrigues empatar a peleja. Mais do que isso: suficiente para o Verdão não se intimidar com o segundo tento italiano, de Boniperti, e arrancar energias para novamente empatar, mediante Liminha. Ao final, o escore de 2 a 2, que deu ao nosso amado time o título de Campeão da Copa Rio de 1951! Conquista que prescinde de reconhecimento dos tecnocratas de Zurique! Êxito que debocha da inveja dos rivais que insistem em não lhe imputar caráter mundial! Título de Campeão Mundial de verdade, porque alcançado após árduos duelos com as maiores potências do futebol do mundo. Feito para as mentes inteligentes e de bom-senso reconhecerem, aplaudirem e relatarem às próximas gerações.

Humangous
Veterano
# mar/07
· votar


Só assim pra ter algum título né....

Cabeça De Balde
Veterano
# mar/07
· votar


Humangous

ahahaha... somos o maior campeão da história.

141 títulos conquistados.

E esse já era contado como título a muito tempo, não aumentou nosso número.
Só a FIFA que ainda não tinha reconhecido.

Índio_DT
Veterano
# mar/07
· votar


Timão eô.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Cabeça De Balde
Vai nessa o Santos ganhou 141 títulos só na temporada na União Soviética em 64, e olha que o Pelé tava gripado.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Quanto ao Palmeiras, parabéns pelo título.

tncv
Veterano
# mar/07
· votar


Parabéns.
Ah se o Eurico tentasse também seriamos BI.

Cabeça De Balde
Veterano
# mar/07
· votar


Atum Bluesman

Bom véi... não sei.
Eu só digo as coisas que eu leio.

E valew ae!
\o/

A nação alvi-verde agradece.


tncv

\o/

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Cabeça De Balde
^^ ahuahauahuahauahuahau

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


já que a competição internacional disputada na Cidade Maravilhosa foi banhada no excepcional nível dos clubes convidados a dela participar:

Os participantes foram simplesmente convidados? Que critérios?

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Carlos Henrique 2
Até ai o "Curinthia" também foi.

kapetanovic
Veterano
# mar/07
· votar


tncv

Parabéns.
Ah se o Eurico tentasse também seriamos BI.(2)

só que Eurico quer saber apenas de ir para sua mansão em Angra.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/07
· votar


Eu sempre falei que se o título de 2000 do Corinthians foi oficializado, o do Palmeiras também deveria ser.

kapetanovic
só que Eurico quer saber apenas de ir para sua mansão em Angra.

Angra? Aonde? Kiko Loureiro? =R|AAAAA=!!! :P

kapetanovic
Veterano
# mar/07
· votar


Reinaldo Camargo Filho

Angra? Aonde? Kiko Loureiro? =R|AAAAA=!!! :P

lah msm! uhsauhAhuaUuhsauhASUhsa
na Mansão dele claro, que o Ronaldo Fenômeno comprou ao lado.

Releed
Veterano
# mar/07
· votar


E dalhe porco.

Viram a reportagem de merda da globo sobre isso? se fosse dos bamm..sao paulinos,teria um especial de 2 horas..

midia do baralho!

lula_molusco
Veterano
# mar/07
· votar


Tanto tempo depois que diferença faz? Nem tape da partida tem ahuahauhauhau

Coldplay
Veterano
# mar/07
· votar


se fosse dos bamm..sao paulinos,teria um especial de 2 horas..
OpA, Claro né
não é qlqr porco q tem 3 mundiais ;)

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Releed

Queria o que, que ficassem um bloco inteiro falando disso? afff


tncv
Parabéns.
Ah se o Eurico tentasse também seriamos BI.


Afff virou putaria
Palmeiras já foi, Fluminense também está para pedir o dele, e agora Vasco...

Daqui a pouco até o XV de Jaú terá um "equivalente" a título mundial...

Facchini
Veterano
# mar/07
· votar


Aeeeeeeeeee Carai!

aFFF
Veterano
# mar/07
· votar


e eu que achava bizarro o mundial do Corinthians...=|

The_Fourth_Horseman
Veterano
# mar/07 · Editado por: The_Fourth_Horseman
· votar


É cada uma que agente vê...
O que a falta de títulos não faz não? Recorrer à títulos de mais de meio século atrás é no mínimo patético! Típico de um time que recentemente alternou de divisões e atualmente vive uma fila de 7 anos sem ganhar nada importante.

Só tenho umas perguntinhas, e gostaria de respostas de palmeirenses, claro:
- Por quê diabos, apenas depois de o Corinthians ter ganho o seu Mundial (2000) e ter a sua história contada no site da FIFA, o palmeiras começou a correr atrás da homologação? Inveja talvez?
- Por quê, o campeonato do palmeiras com clubes convidados vale e o do Corinthians não valia até poucos dias atrás?
- Ah, e o que aconteceu com "Para conquistar o Mundo, é preciso atravessá-lo."?????????

Simplesmente ridículo, mas como disseram aí:Só assim pra ter algum título né....

Sir Cam
Veterano
# mar/07
· votar


Grêmio Catanduvense rumo a Tokyo 2008 então \m/

TWT ICE
Veterano
# mar/07
· votar


cobo friense rumo a libertadores 2150... aehuaheuaeh marco bianchi eh mto foda

Crazy Batera
Veterano
# mar/07
· votar


Fifa = "Popularização" do Mundial

Tsc tsc tsc... já nao chega a idéia de um time local* disputar o mundial também, reconhecem titulos pré-históricos...

(onde será disputado o mundial)

tncv
Veterano
# mar/07
· votar


Carlos Henrique 2
o Vasco foi em cima do Real Madrid ainda. ¬¬

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


O que importa é que o Flamengo é o campeão da Copa dos Campeões Mundiais/97

\o/

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


E da Mercosul 1999 contra o Palmeiras por 4x3

\o/

tncv
Veterano
# mar/07
· votar



E da Mercosul 1999 contra o Palmeiras por 4x3

O_O

se esta dizendo Vasco x Palmeiras foi em 2000.

¬¬

lula_molusco
Veterano
# mar/07
· votar


Peça já o seu "Campeonato Mundial" genérico!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Palmeiras anuncia oficialização pela Fifa de título mundial de 51