Câncer pode ser legado da evolução para a humanidade

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jan/07


13/01/2007 Morte, impostos e o que vem no meio

Em inglês, costuma-se dizer “death and taxes” – morte e impostos – para resumir as coisas inescapáveis, que todos nós haveremos de encarar mais cedo ou mais tarde. Se você é uma criatura composta por muitas células (já que está lendo esta coluna, acho que dá para eu arriscar que é, certo?), acrescente mais um item na sua listinha: câncer.

Não me entenda mal: não tenho a menor intenção de deixar ninguém deprê com esse tipo de afirmação. Pense nisso como um exercício na arte da guerra: é imperativo conhecer direito um inimigo desses, nem que seja para saber que às vezes a derrota é inevitável. Ou será que não? Muitos dos cientistas que buscam uma explicação e uma cura para o câncer têm até uma dica para escapar dessa de uma vez por todas. Sabe esses 100 trilhões de células do seu corpo? Deixa pra lá. Basta voltar a viver como uma criatura unicelular.

OK, essa não é uma opção no momento, mas essa proposta aparentemente tão absurda lança luz sobre a íntima ligação entre o câncer e a história evolutiva que começou com o primeiro animal, há cerca de 600 milhões de anos. Organismos formados por uma multidão de células, com cada grupo delas especializado em realizar tarefas de todo tipo, enfrentam um conjunto novo de oportunidades e perigos.

Para começar, é indispensável um sistema de controle para que todo mundo saiba o que tem de fazer, quando fazer e onde fazer. O espaço vazio entre os seus dedos é um exemplo clássico: para que nossas mãos não fiquem palmadas, parecidas com as do Aquático, aquele vilão de quinta categoria do He-Man, é preciso que as células entre os futuros dedos cometam suicídio em momentos precisos do desenvolvimento embrionário, deixando os dedos livres.

Tenho certeza de que a pergunta passou pela sua cabeça: e se as tais células simplesmente decidirem não cometer o suicídio programado? A possibilidade não é só teórica, porque nada impede que os diferentes tipos de célula, ou até células individuais, “enxerguem” a si mesmas como criaturas separadas, sem nenhuma lealdade com o organismo completo. Afinal, cada uma delas tem programa genético próprio – embora o DNA de todas seja, em princípio, uma cópia do que existia no óvulo fecundado que um dia foi você, sua especialização significa que elas têm partes diferentes desse programa de desenvolvimento ativado, sem falar em possíveis mutações. Também têm necessidades diferentes – multiplicam-se mais e melhor sob condições específicas, que não valem para todos os tipos de célula.

Consideremos agora o que acontece se, diante de tudo isso, uma dessas células descobre o truque de se multiplicar mais rápido do que deveria, às custas do resto do organismo. Parabéns: seu corpo acaba de virar palco da seleção natural, o motor mais importante da evolução. Nesse combate entre entidades vivas, saem vitoriosas apenas as criaturas com maior capacidade de reprodução.

O senão é que, nesse caso, o combate é uma guerra civil, e essa guerra civil é o que conhecemos como câncer: células que não cumprem seu papel dentro do organismo, dotadas de modificações genéticas (ou, de qualquer forma, moleculares) bizarras que lhes permitem se reproduzir desordenadamente. Embora a taxa de mutação do DNA seja baixíssima, multiplique a chance de um desses eventos por 100 trilhões de células (isso sem contar as muitas que são renovadas o tempo todo) e descubra porque um terço de todos nós vai morrer de câncer algum dia.

Pois bem: ao que tudo indica, organismos multicelulares vêm com essa possibilidade de defeito de fábrica. Mas a seleção natural também funciona no nível dos organismos inteiros, e sua capacidade de aperfeiçoar todo tipo de criatura ao longo de milhões de anos é notória. Seria de esperar que os animais mais propensos à guerra civil celular fossem menos bem-sucedidos na proverbial “luta pela sobrevivência”, de forma que lentamente o câncer tornar-se-ia página virada da história da vida. Infelizmente, isso não acontece.

Agora vem a pegadinha. A seleção natural não funciona tornando-nos mais perfeitos ou indestrutíveis: sua única medida é o sucesso reprodutivo. Dessa forma, o câncer só vira alvo dela se tiver efeito direto sobre a nossa capacidade de reprodução – matando-nos antes da puberdade, por exemplo. Até aí, tudo bem: cânceres infantis são muito mais raros do que os que afetam pessoas maduras e idosas. Essas, no entanto, estão chegando à idade em que não se reproduzem mais – momento em que a seleção natural abaixa a guarda.

Parece haver mais, no entanto. Os biólogos evolutivos têm achado, nos últimos anos, indícios freqüentes de que características “cancerígenas” podem, na verdade, ser favorecidas pela seleção natural. Os estudiosos do câncer há tempos descobriram uma família de genes, os chamados supressores de tumor, cuja integridade é essencial para evitar a doença. Eles podem induzir o suicídio programado de células rebeldes, ou “colocá-las para dormir”, numa espécie de animação suspensa.

No entanto, camundongos sem um desses genes envelhecem mais devagar e regeneram mais rápido seus órgãos do que os que mantêm o gene supressor de tumor robusto. Faz todo o sentido, se você pensar que uma multiplicação celular rápida é essencial para curar um ferimento ou renovar pele ou cabelo “velhos”. Quanto à própria reprodução, a seleção natural sempre favoreceu machos capazes de produzir quantidades astronômicas de espermatozóides – outra habilidade que exige multiplicação celular quase desenfreada. Ou seja, está a um passo do câncer.

Os pesquisadores estão só começando a explorar o que tudo isso significa, e ainda há quem considere superficial a analogia entre o câncer e um “outro” organismo competindo conosco via seleção natural.

Não dá para dizer se isso resultará em terapias mais eficazes ou numa esperança de cura. Mas mostra, pelo menos, que no mundo das coisas vivas nenhuma bênção vem sem sua maldição – e vice-versa, para nossa sorte. Nenhum de nós é uma máquina de sobreviver perfeita, e talvez seja tolo (ou mesmo impossível) tentar se tornar uma. Como diz o escritor britânico Neil Gaiman, a primeira doença sexualmente transmissível é a morte – o que não é razão para ficarmos com medo da vida.

******

Um pós-escrito: recomendo aos poucos corajosos que quiserem saber mais detalhes da ciência por trás do tema que leiam o sensacional artigo do jornalista científico americano Carl Zimmer na última edição da revista Scientific American (em inglês). O título é "Evolved for Cancer".

Reinaldo José Lopes

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7412,00.html

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


bom, deixa eu ir tomar um ar, antes de voltarr e ler

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera

Dê uma boa lida, depois você coloca no RapidShare em versão bem reduzida, Ok?

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Deus escreve certo por linhas certas.

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
veremos veremos.... eu faço um resumao aqui talvez...

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera
veremos veremos.... eu faço um resumao aqui talvez...

Feito! Mas se for alguma coisa sobre o Edir Macedo, deixa quieto!!!

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


Sinistro, muito sinistro.

james_the_bronson
Veterano
# jan/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


a historia eh a seguinte

umas celulas se multiplicam direto sem parar e nao comprem sua funçao direito. ao contrario ficam as custas do organismo...

eh um cancer..

ai ha quem diga q com a seleçao natural o pessoal q tem cancer vai sumir por nao estar adaptado e o cancer deixara de existir. mas nao eh o q acontece porque a Seleçao Natural so acontece quando o cara morre antes de passar suas caracteristicas adiante (antes da reproduçao). mas o cancer normalmente se manifesta em adultos e idosos (ja com decendentes). alem disso algumas celulas realmente precisam se multiplicar (curar feridas, espermatozoides,etc) para a sobrevivencia...

foi o q eu entendi...

espero ter ajudado!! :]

brunohardrocker
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson

é por aí..

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


brunohardrocker

ate q eu nao sou tao burro!

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
e assim falou james_the_bronson
umas celulas se multiplicam direto sem parar e nao comprem sua funçao direito. ao contrario ficam as custas do organismo...

eh um cancer..

ai ha quem diga q com a seleçao natural o pessoal q tem cancer vai sumir por nao estar adaptado e o cancer deixara de existir. mas nao eh o q acontece porque a Seleçao Natural so acontece quando o cara morre antes de passar suas caracteristicas adiante (antes da reproduçao). mas o cancer normalmente se manifesta em adultos e idosos (ja com decendentes). alem disso algumas celulas realmente precisam se multiplicar (curar feridas, espermatozoides,etc) para a sobrevivencia...


Toalhinha
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson
resume esse resumo aeee, [palavra censurada]

james_the_bronson
Veterano
# jan/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Toalhinha

nossa, eu posso tentar. vamos la amigo toalhinha!!! o/



cancer eh qnd celulas se multiplicam demais e nao cumprem suas funçoes.

ai tem gente q acha q a Seleçao Natural resolveria esse problema. mas nao resolve pq so funcionaria se o cancer fosse antes da reproduçao. e tb nao seria bom ao ser humano pq o ser humano precisa de celulas q se multipliquem rapido...

espero ter ajudado noavamente :]

Toalhinha
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson
amigo?

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


Toalhinha

eh... desculpe a intimidade :(

Toalhinha
Veterano
# jan/07 · Editado por: Toalhinha
· votar


resume mais? :$

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


Toalhinha

vou resumir a duraçao da sua vida se pedir de novo kkkkkkkkkkkkk

Toalhinha
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson
aah tudo bem, mas eu não sou um Toalho =\

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


Toalhinha

ahhhhhhhhh perdao !! :P

Toalhinha
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson
@_@

Raven_Heart
Veterano
# jan/07
· votar


Câncer é algo que realmente me assusta...foi o principal motivo pelo qual parei de fumar, há algum tempo. Não, eu não estava/estou com câncer...apenas desenvolvi um saudável temor à doença.

robgd
Veterano
# jan/07
· votar


Raven_Heart
e eu q nunca fumei..so bebia de vez em quando, do nada apareceu um tumor em mim , agora to fazendo tratamento a 1 ano, ainda bem q to no final do tratamento.

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera

O que foi que o James falou mesmo?

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues
umas celulas se multiplicam direto sem parar e nao comprem sua funçao direito. ao contrario ficam as custas do organismo...

eh um cancer..

ai ha quem diga q com a seleçao natural o pessoal q tem cancer vai sumir por nao estar adaptado e o cancer deixara de existir. mas nao eh o q acontece porque a Seleçao Natural so acontece quando o cara morre antes de passar suas caracteristicas adiante (antes da reproduçao). mas o cancer normalmente se manifesta em adultos e idosos (ja com decendentes). alem disso algumas celulas realmente precisam se multiplicar (curar feridas, espermatozoides,etc) para a sobrevivencia...

cancer eh qnd celulas se multiplicam demais e nao cumprem suas funçoes.

ai tem gente q acha q a Seleçao Natural resolveria esse problema. mas nao resolve pq so funcionaria se o cancer fosse antes da reproduçao. e tb nao seria bom ao ser humano pq o ser humano precisa de celulas q se multipliquem rapido...


vou resumir a duraçao da sua vida


Pela sua última frase, ele deve ser um câncer! =O

rag_cp
Veterano
# jan/07
· votar


uuuu legall

huhhuu super legall

hahahahah supimpa

hsuashuahsuahs do balaco daco

rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs arebentou a boca do balão

hsuahsuahshausahsash joinha

brunohardrocker
Veterano
# jan/07
· votar


rag_cp

???????

rag_cp
Veterano
# jan/07
· votar


brunohardrocker

!!!!!!!!!!!

bassbart
Veterano
# jan/07
· votar


demasiado grande, mas pelo que li ate metade acho isso um bando de especulações alarmantes

Ser maligno do mal
Veterano
# fev/12
· votar


Se a lógica for essa, então é só eles deveriam induzir o cancêr em animais na fase da "puberdade" e extrairem os seus genes para novas fecundações, e assim sucessivamente até conseguirem um organismo resistente á celulas cancerigenas, é uma mherda pura o que eu disse, mas é dessa forma que eles criam super bactérias em laboratórios.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Eu chamo de controle populacional. É o planeta tentando dar um jeitinho em uma especie sem predador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Câncer pode ser legado da evolução para a humanidade