Iniciante em linux =)

Autor Mensagem
zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06


Poisé caras, praticamente 4 anos em informática, 2 em programação, desde pequeno mexendo com Windows... foi um baque tremendo pra mim, tive que descobrir do zero as manhas.. instalei o kurumin pra aprender, mas ainda quero pegar o conectiva 10 \o\
p.s: Não me arrependi nem um pouquinho, tirando as dificuldades de quem nunca mexeu com Linux, dá um pau medonho no Windows. Vou continuar usando o Windows, mas a partir de hoje grande parte do meu tempo vai ser dedicado ao Linux :)

Mais alguém aí usa? Queria umas dicas de uns programinhas legais, tipo messenger mais parecido com o MSN, etc...

Julinha---pink floyd
Veterano
# dez/06
· votar


nunca usei o Linux =X

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# dez/06
· votar


veja esse site, http://focalinux.cipsga.org.br/

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


zaqueu_grunge
Eu uso, mas uso a distro da Canonical, o Ubuntu. Uma das grandes diferenças entre os dois é que o Kurumim é baseado em KDE, uma interface mais colorida, com efeitos e etc, feita com QT, e o Gnome, utilizado pelo Kubuntu, é mais sério, com menos "parafernálias", feito em GTK.

Sou designer gráfico... trabalho no Linux com GIMP, XaraXtreme, Scribus e Blender 3D. A maioria dos programas que eu uso não irão lhe ajudar muito pois são baseados em GTK, e sendo que você usa o Kurumim, é melhor procurar apps que rodem em QT (morro de inveja de não poder uma o Konqueror, o Superkaramba e o Amarok, três grandes apps para QT/KDE).

Mas, vamos lá:
- Textos, tabelas e bancos de dados: OpenOffice, claro.
(Bate até o M$ Office)
- Edição de Vídeo: Jahshaka
(Bom... mas ainda com uns bugs)
- P2P: Amule.
(Errrr... igual ao e-mule)
- EMail e Agenda: Evolution
(Muito parecido com o Outlook Express, mas interage melhor com o desktop do Gnome, inclusive gerando o próprio calendário do SO)
- Browser: Firefox, o primeiro e único. ;)
- MSN/Messenger: GAIM
(Evolução muito lenta. Conecta em vários tipos de servidos: MSN, Yahoo, e por aí vai... é bem simples ainda... não aceita câmera, por exemplo, mas para mim é uma beleza pois não uso câmera mesmo.)
- Gravador de CD/DVD: GnomeBaker
(Utilíssimo... engraçado como um burner pode ser simples)
- Audio: Rhythmbox
(Nopes... não é o bicho. O Amarok, do KDE, mata a pau)
- Vídeo: MPlayer

Existe um aplicativo QT que é incrível e recomendo que você instale na sua máquina caso você seja músico. Chama-se Hydrogen. É uma bateria eletrônica totalmente, e facilmente, configurável... você pode criar umas ótimas linhas de batera para tocar em cima. Recomendadíssimo.

No mais, grande abraço.
E bem vindo à liberdade aos sistemas proprietários.

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin
ow, se eu instalar o Kurumin tu me ensina a mexer nele?
aí eu te passo o meu MSN
vez passada que eu tentei instalar ele, eu num soube nem programar a conexão de internet, muito menos fazer outras coisas

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
ow, se eu instalar o Kurumin tu me ensina a mexer nele?

Eu nunca usei o Kurumim. Mas poderei lhe ajudar caso você instale o Ubuntu.
http://www.ubuntu.com/

MANFREDINI
Veterano
# dez/06 · Editado por: MANFREDINI
· votar


boa sorte com o Linux, eu acho muito complexo pra mim shuhaushuahs
mas vai fundo e boa sorte p´ra você

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


MANFREDINI
boa sorte com o Linux, eu acho muito complexo pra mim shuhaushuahs
mas vai fundo e boa sorte p´ra você


Eu sempre fui da opinião, e continuo sendo, que o Linux é tão fácil quanto, ou ainda mais fácil, de aprender do que o Linux. A questão é que estamos habituados com o Windows... com 5 ou 10 anos de apredizados, hábitos e costumes que já carregamos com ele, e achamos o Linux complexo não pq ele é complexo, mas porque seja diferente do Windows. Acreidto que se você colocar duas pessoas "tábula rasa" para aprender Windows e Linux, aprenderão Linux mais fácil (no caso, falo do Ubuntu... e não de supercustomizáveis como o Slackware).

Ou ninguém lembra-se de nosso começo no WIndows... quando achávamos que deletar o atalho no desktop desinstalava o programa? Quando queríamos desinstalar um aplicativo simplesmente deletávamos a pasta do Arquivos de Programas, e outras mancadas do tipo?

Gan
Veterano
# dez/06
· votar


zaqueu_grunge
certas configurações de linha de comando eu só sei fazer no linux naum tenhi nem idéia como se faz no windows

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


que o Linux é tão fácil quanto, ou ainda mais fácil, de aprender do que o Linux.

O.o

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
Vixe... não preciso dizer o que eu quiz dizer. Rssss.
Nem vou corrigir lá, pq ficou tosco total mesmo!! \o/

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin
ficou massa! haha

jvic
Veterano
# dez/06
· votar


Cara, Conectiva não existe mais. Agora é Mandriva. Q é muito bom, por sinal.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin
valeu pelas dicas man, em casa dou mais uma olhada :)
Mister_Fatal_huhha
Valeu man!
Julinha---pink floyd
Devia tentar ;)

Un Perro
Veterano
# dez/06
· votar


eu uso kurumin mais usava o mandrake.. mais é soh pra fuçar mesmo hehe, mais pra minhas tarefas que sao jogar, entrar no msn, internet e office eu fico com o windows mesmo, eh mais pratico. As ferramentas do linux sao boas, mais ainda tao em evolução..
creio que se todo mundo começasse a usar linux, ele taria tao bom e adaptado aos costumes, que ninguem precisaria mais do windows..

ah, eh bom baixarem o kurumin e rodar ele pelo cd por exemplo soh pra testar, e se gostar, instala no hd.. e outra eh que tendo ele no cd, se caso o windows venha a dar pau, eh soh rodar o kurumin pelo cd, entrar na internet pra procurar solução do problema ou algo do tipo e seje feliz =)

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


O argumento que usei para convencer um amigo à usar o Ubuntu:
- O bom do Linux é que você pode ir nos sites de putaria sem medo de pegar um spyware ou virus.

Funcionou!!

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


Un Perro
eu tenho backup do windows \o\ (o Ghost, da Symantec)

eu iniciei o cd e testei os dispositivos... som, video, internet, etc... como deu tudo certo, instalei numa partição que eu tinha aqui :)
Ronin
cara, o Ubuntu tbm eh KDE, então deve servir pro Kurumin tbm:
Como eu instalo o firefox 2? eu baixei o arquivo .tar.gz, fui no Konsole e descompactei, mas não tem o maldito configure... como eu instalo essa jóça?

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


zaqueu_grunge
cara, o Ubuntu tbm eh KDE, então deve servir pro Kurumin tbm:
O Ubuntu trabalho com Gnome, não KDE. Quem usa KDE é uma versão dele chama Kubuntu.

Jà procurou para ver se não tem o Firefox nos repositórios?
Tenta no terminal um:
sudo apt-get install firefox

ou então

sudo aptitude install firefox

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin
orra, deu certo man! me add no msn? tenho umas perguntas pra fazer, mas acho q fica meio chato ficar perguntando aqui no fórum heheh
Eu queria instalar o Quake 3 arena, do superdownloads.. tem um arquivo .run que baixa, já tentei executar mas não dá (fui em propriedades e marquei ele como executável)..
Tem que fazer alguma coisa com o apt-get também?
qualquer coisa, me add, falazaqueu no hotmail \o\

paranauê
Veterano
# dez/06
· votar


zaqueu_grunge

Aew man...bota um Ubuntu/Kubuntu ae e seja feliz...Kurumin é muito bugado

Fastturtle
Veterano
# dez/06
· votar


nunca usei o Linux =X(2)
+ouvi dizer q eh mt bom

paranauê
Veterano
# dez/06
· votar


Fastturtle
+ouvi dizer q eh mt bom

É sim.

Fastturtle
Veterano
# dez/06
· votar


paranauê
\o/

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/06
· votar


Sempre quis migrar, mas ainda não encontrei um player de vídeo tão bom quanto o BSPlayer.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


paranauê
bah, tenho que pegar as manhas, nunca tinha mexido.. vou instalar o conectiva ou o kubuntu na próxima migração :)

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


And the meek shall inherit the earth
Sempre quis migrar, mas ainda não encontrei um player de vídeo tão bom quanto o BSPlayer.
Temos o MPLayer no Linux e o VCL que também é muito bom. O BSPlayer é realmente muito simples e fácil de usar... uma pena é que atualmente a versão gratuita venha cheio de adwares.

paranauê
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin

VCL e Kaffeine comandam!

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


além de maior segurança e menos bugs, qual a vantagem de migrar para o linux?

Ronin
Veterano
# dez/06
· votar


paranauê
VCL e Kaffeine comandam!
O VLC existe para Gnome (Ubuntu), infelizmente para se usar o Kaffeine eu teria de instalar as bibliotecas do KDE no Ubuntu, o que nem sempre funfa direitinho além de deixar tudo mais pesado.

Carlos Henrique 2
além de maior segurança e menos bugs, qual a vantagem de migrar para o linux?

Antes de mais nada, se é que isto é importante para você, você se livra daquilo que eu chamo de "crime socialmente aceito", conhecido como pirataria. Para quem é usuário doméstico, beleza, o problema nem é tão grande. Mas esta semana meu chefe recebeu uma carta da Associação Brasileira de Empresas de Software dando um "se toca" nele... este tipo de coisa você se livra.

Sabe aquele lance de colocar outro nome no usuário do Windows, de nunca colocar dados pessoais com medo de sabe lá deus o que é enviado para M$ cada vez que você atualiza. Medo de atualizar? Estrelinha? Programas que não podem ser baixados sem autenticação do Win... você se livra de tudo isto. Faz update sem medo, coloca seu nome no software e não se incomoda.

Fora isto, e as coisas que você já colocou, o Linux é apenas uma alternativa de OS, você tem de usar e escolher se é melhor para você ou se você prefere o Windows.

(Uma das maiores vantagens do Linux, e a razão pela qual ele é tão usado em servidores, sistemas de suporte de vida e afins, é o fato de ser altamente customizável. Precisa estudar e ler um bocado para usar o Linux neste nível... mas quando se pega a manha, ao contrário do Windows que você instala o pacote completo cheio de bugigangas que você não usa e não consegue se livrar (Internet Explorer, MSN (para quem usa Trillian, por exemplo), Outlook Express, e etc) no Linux você instala exclusivamente o que precisa, nada mais do que isto. Se necessário, nem a interface gráfica você instala.

Em resumo, você monta um sistema perfeitamente adaptado às suas necessidades).

paranauê
Veterano
# dez/06
· votar


Ronin

Ah como eu to acostumado a instalar o Ubuntu e depois o Kubuntu em cima, pra já ter todas as bibliotecas, e o melhor de cada um, eu nem ligo...mas o VLC é aquele programinha pra ver vídeos no dia a dia, e o Kaffeine é mais completo, pra ver um DVD, algo assim...=]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciante em linux =)