Ronaldinho apresenta papéis para obter nacionalidade espanhola

Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/06

"Ronaldinho Gaúcho, atacante do FC Barcelona, apresentou a documentação necessária para obter a nacionalidade espanhola, informou nesta quinta-feira um porta-voz do clube.

Os trâmites foram iniciados há tempos e o jogador está pessoalmente acompanhando os procedimentos", afirmou o porta-voz.

Ronaldinho poderá se tornar espanhol, segundo as expectativas, no primeiro trimestre de 2007.

Segundo a rádio catalã "Catalunya Radio", o jogador brasileiro apresentou na quarta-feira, em um juizado de Gavá, subúrbio de Barcelona, a documentação que lhe foi solicitada.

Duas vezes Bola de Ouro e campeão da Liga e da Europa, Ronaldinho se incorporou ao Barcelona em 2003.

Seu colega de equipe, o mexicano Rafael Márquez, recentemente jurou a Constituição espanhola e quando Ronaldinho obtiver sua nova nacionalidade, o único jogador extracomunitário da equipe será o camaronês Samuel Eto'o, atualmente se recuperando de uma grave lesão e uma operação de joelho.

Dessa maneira, o clube poderá promover para a primeira equipe o jovem mexicano-brasileiro Giovanni dos Santos"
    http://esporte.uol.com.br/ultimas/afp/2006/12/21/ult33u60423.jhtm

Isso significa que ele não joga mais na seleção brasileira?

Sir Cam
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Foda-se, vá ele ferrar a seleção espanhola.

lobz
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Black Fire
    Nada a ver. Ele vai ganhar dupla nacionalidade.
    É uma jogada dos times europeu para poderem burlar a regra do limite de estrangeiros em seus times.
    E mesmo q fosse assim, ele tb não poderia jogar pela Espanha. Já q segundo a Fifa, um jogador q já jogou por uma seleção, nunca mais poderá jogar por outra.

Pelo menos os ingleses fazem uma coisa mais decente.
    Estrangeiro lá, só joga na Premier League se tiver atuado no mínimo em 50% (acho q é 50) dos jogos da seleção do seu país no ano. E não tem choro. Carlos Alberto q o diga! hehehehe

Pinguim Grosskopf
    Veterano
    # dez/06
    · votar

TIO_TEDDY
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Não

JB_
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Nada a ver, isso é pra ele não contar como estrangeiro no time do barcelona, pq existe uma cota máxima. Um monte de jogador tem isso, Roberto Carlos, Ronaldo, Cicinho, Kaká (italiana)...

Só que como é o Ronaldinho eles fazem um baita barulho pra ter assunto.

Soulface
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Soulface
    · votar

É muito diferente do Deco. Q como nunca teria chance na seleção brasileira, se naturalizou português pra poder jogar uma Copa.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/06
    · votar

Soulface
    TIO_TEDDY
    JB_

Valeu por responderem.

thiaguinhu
    Veterano
    # dez/06
    · votar

se o jogador não jogou pela seleção do país dele, e tira outra nacionalidade, ele poderá defender a nova seleção ... caso do Deco.

mas o Ronaldinho não, pois já jogou ela seleção brasileira

dark side
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Soulface

Nada a ver. Ele vai ganhar dupla nacionalidade.

Cara, quanto as regras da Fifa eu não sei, mas creio q ele nao vá adquirir dupla nacionalidade, dado q segundo o art. 12, § 4º, II, da nossa Constituição, será decretado a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade.

Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar

será decretado a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade.

Nossa! Tem algo errado nisso aí, o Rubinho Barrichello tem dupla nacionalidade, várias outras pessoas tem. Aqui no Brasil é onde tem o maior número de japoneses com dupla nacionalidade (nipo-brasileiros)

Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Mas eu acho que tem que ter algum vínculo com a terra
    o Ronaldinho Feiúcho eu acho que num tem nada de europeu, mas aí eu já não sei

Teccláudio
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Black Fire

Ele nunca jogou mesmo...

dark side
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Dogs2

Nossa! Tem algo errado nisso aí, o Rubinho Barrichello tem dupla nacionalidade, várias outras pessoas tem. Aqui no Brasil é onde tem o maior número de japoneses com dupla nacionalidade (nipo-brasileiros)

Pois é cara, mas tem algumas exceçoes... O próprio dispositivo legal q eu citei estipula algumas exceções (alíneas a e b), só nao escrevi pq achei q nao se encaixaria no caso do Ronaldinho. Dê uma olhada no artigo 12 da Constituição...

Midgard
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Black Fire

ele joga ainda na seleção mas ele soh obteve a nacionalidade espanhola pro barcelona poder ter mais estrangeiros no time

GuitarHouse
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: GuitarHouse
    · votar

dark side
    O próprio dispositivo legal q eu citei estipula algumas exceções (alíneas a e b), só nao escrevi pq achei q nao se encaixaria no caso do Ronaldinho. Dê uma olhada no artigo 12 da Constituição...

o caso dele é o da alínea "b"...
    a questao da alinea "a" é acerca da transmissao de nacionalidade "jus sanguinis"...filho de brasileiro que nasceu na Itália por exemplo pode ser considerado brasileiro se quiser e seguir alguns tramites de registro no exterior...o Br adota o jus soli e o sanguinis...

o da "b" aplica ao ronaldinho, pq eh caso de "trabalho".

Brasileiro so perde a nacionalidade se QUISER e PEDIR...

dark side
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: dark side
    · votar

GuitarHouse

o caso dele é o da alínea "b"...

o da "b" aplica ao ronaldinho, pq eh caso de "trabalho".

Pode ser mesmo. Depende muito ta interpretação dada a alínea b.

Veja bem, a redação da alínea b diz q a exceção da perda de nacionalidade ocorrerá quando houver imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

Resta saber se isso será considerado uma imposição das normas espanholas ao Ronaldinho como condição para a permanência dele nesse país. Me parece q não é o caso, visto que o caso dele mais se aproxima a hipótese de aquisição de nacionalidade voluntária do q de imposição pela legislação da Espanha.

A aplicação dessa alínea é mais comum quando a pessoa ingressa em carreira pública em outro país.

Mas, por outro lado, creio ser bem possível que o Ronaldinho nao perca a nacionalidade brasileira, alegando não ser por ato voluntáro, embora não penso q seja o caso (da não-voluntariedade).

GuitarHouse
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: GuitarHouse
    · votar

dark side
    ele não vai perder. gera dupla nacionalidade, como inúmeros outros brasileiros que jogam por lá

A alínea "a" se aplica somente aos casos de jus sanguinis, por descendencia...lembrando que aqui se aplica esse e o jus soli

a "b" são os outros casos, os quais criaram para nós a possibilidade de dupla nacionalidade. Isso graças à emenda const. de revisão que rolou em 94, se não me engano a "3"...antes disso creio que não havia possibilidade da dupla nacionalidade....Sei que estudos e trabalho podem ser fatos aplicados a tal alínea....A partir de um tempo, a naturalização passa a ser uma imposição dos times de lá para os jogadores extrangeiros se permanecerem....so quero saber como se faz para se naturalizar espanhol sem ser descendente ou casar com alguma espalhola. Creio que seja tempo minimo de residencia....

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ronaldinho apresenta papéis para obter nacionalidade espanhola