Provocações - Respeito pela música

    Autor Mensagem
    Ronin
    Veterano
    # dez/06


    Pessoal... escrevi um pequeno texto em 2003 e postei aqui no fórum sobre uma coisa em que venho matutando, e resolvi levantar a questão para vocês para levantarmos alguma discussão sobre o assunto.

    .............................
    PROVOCAÇÕES.

    Depois que comprei um dvd-rom para o meu computador, tenho passado boa parte do meu tempo livre (e do meu dinheiro não tão livre) para alugar e comprar musicais e shows em dvds... entre os tais assisti Jethro Tull, DireStraits, Rush, Deep Purple, PinkFloyd, The Corrs, Engenheiros do Hawaii, Djavan, Gilberto Gil, Cássia Eller e por aí vai.

    Notei uma coisa bastante intrigante, principalmente nos shows internacionais que me fez pensar... será que o brasileiro está perdendo o respeito e interesse pela música em si?!

    Dentre as bandas que assisti diversas são grandes conjuntos de rock, e elas possuem algo em comum além disto... seu público... era fantástico ver o Led ‘quebrando’ tudo no palco e seu público ali, alguns sentados outros de pé, assistindo pasmos tamanha apresentação musical. Aqui no Brasil estariam todos pulando, gritando, outros beijando suas namoradas, outros bêbados ou procurando briga.

    Me parece que, com exceção do público mais alternativo, o brasileiro em geral perdeu seu respeito pela música em si... a banda num show deixou de ser a atração principal para se tornar o arroz da festa, só servindo de fundo musical para a curtição da balada. Hoje vamos a festa para ‘garrar mulhé’, fazer bagunça, encher a cara... ninguém mais vai em respeito a banda que toca, assistir um show.

    O show do Jethro Tull foi um caso a parte... o melhor do rock progressivo rolando no palco... Hunt by Numbers no repertório, rock´´n´roll de fazer tremer o chão... o público lá, sentado, sentido cada nota, cada detalhe do arranjo, ouvindo cada palavra ou nota da banda, rostos abismados, em êxtase e admiração. Quando foi a ultima vez que vimos isto aqui no Brasil... qual foi o último show que você foi no qual o público estava, exclusivamente, vendo e ouvindo a banda tocar?!

    Será que perdemos o respeito à música?! Será que o músico no Brasil está fadado a ficar em cima do palco tocando música ambienta para as pessoas se drogarem, beberem, namorarem?! Será que não atingiremos o nível de olharmos uma banda da mesma forma como vemos um quadro, lemos um livro, assistimos um filme... com dedicação e atenção?!

    Será que não podemos culpar este descaso pelo baixíssimo nível musical que o país vem apresentando nos últimos tempos?! E se o fizermos, a culpa é de quem?

    asda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    2003 e postei aqui no fórum
    levantar a questão para vocês para levantarmos alguma discussão sobre o assunto
    Pow... 3 anos... o assunto já morreu...
    Não lê o Estadão?

    Ronin
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    asda
    Pow... 3 anos... o assunto já morreu...
    Não lê o Estadão?

    Pior é que o assunto não morreu... quem me dera tivesse morrido, fosse passado, eu podesse esquecer. O pior é que as coisas só estão piores. Basta se pensar em êstase e música eletrônica.

    Deji
    Tipo... err... segundo?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara, no show do Pearl Jam que ocorreu na pedreira Paulo Leminski aqui em Curitiba juro que o povo tava boquiaberto prestanto atenção. Mas pow, tem musica pra agitar, musica pra namorr e tal...vai do tipo de musica, ainda mais que hoje quando a gente vai ver um show provavelmente ja conhecemos a banda e já ouvimos o cd mais de 100 vezes. Na década de 70 só rolava rádio, era mais difícil conseguir discos e tal..e principalmente as bandas NÃO tocavam as mesmas coisas do que no disco mas sim versões né?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Me parece que, com exceção do público mais alternativo, o brasileiro em geral perdeu seu respeito pela música em si... a banda num show deixou de ser a atração principal para se tornar o arroz da festa, só servindo de fundo musical para a curtição da balada. Hoje vamos a festa para ‘garrar mulhé’, fazer bagunça, encher a cara... ninguém mais vai em respeito a banda que toca, assistir um show.

    É isso aí, e assim que é bom.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    é, realmente existe essa falta de respeito

    mas os músicos de hoje em dia pensam que merecem atenção só por estar em cima de um palco palhetando as cordas pra fazer barulho

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/06
    · votar


    Por isso me atenho ao folk.
    Ou as pessoas prestam atenção, ou dormem.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ServeTheServants
    hauahauh

    Facchini
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Facchini
    · votar


    Acho que, é muito relativo. Não presisamos ficar igual múmias parados vendo um show. Vide show do G3 em São Paulo que fui, Mr. Satriani agitava a galera e todo mundo pulava, se empurrava, fazia os "hey hey hey" que o mestre sugeria para fazermos. Não acho falta de respeito com o músico, a música não é pra ser apenas analizada, ela é também feita pra ser coadjuvante apenas, em várias situações. Se você paga a entrada do show você tem o direito de escolher se ker prestar atenção, durmir ou de beber no show. (porém em seu limite)
    Se eu fosse ver um show do Pink Floyd certamente "sentiria cada nota" batendo em minha mente, porém se fosse em um show como do Angra, certamente gritaria e pularia muito em músicas como Carry On.

    Hoje vamos a festa para ‘garrar mulhé’, fazer bagunça, encher a cara... ninguém mais vai em respeito a banda que toca, assistir um show.
    Pra isso existem as baladas cara.

    Eu particularmente vou no show quando eu gosto da banda.
    ____________________________________________________
    Será que perdemos o respeito à música?!
    Não não perdemos, pelo menos eu e você.
    Se você está preocupado com isso é por que não perdeu, agora, o respeito com ela já foi quebrado por outras pessoas a muito tempo atráz, logo que as pessoas acham ridículo ouvir uma soprano cantar e falam que FUNK CARIOCA é o som do momento, isso só aconteçe no Brasil, minha professora fala isso, ela canta horrores de bem, porém quase ninguém da valor a isso.

    É uma situação delicada, porém a música é mais ampla do que se supõe a nossa vã filosofia, eu não sei o que é música direito, não sei se música é apenas expressão de sentimentos atravéz de 'barulhos organizados', ou se é a matemática das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si que a torna perfeita.

    Só sei que sem ela não vivo. :]

    Pati Cobain
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara, no show do Pearl Jam

    Entrei pensando em postar isso, mas o show de Sao Paulo... Todo mundo curtindo, cantando, admirando...demais =D

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Os shows do Pink Floyd, por exemplo, são um ótimo exemplo de show pela música...

    Se bem que são antigos para caramba...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Provocações - Respeito pela música