snowwhite Veterano |
# nov/06
· votar
16/11/2006
"Linha Direta" lembra suicídio de Frei Tito sob ditadura
SINOPSE
O programa Linha Direta Justiça, da TV Globo, vai apresentar nesta quinta-feira (16) a história do dominicano Frei Tito, que se suicidou na França em conseqüência das torturas que sofreu nas mãos da ditadura militar brasileira, quando foi preso juntamente com seus confrades Frei Betto, Frei Oswaldo e Frei Fernando.
No fim do programa, a TV Globo, em parceria com o portal Globo.com, promove um bate-papo de meia hora com telespectadores com a participarão de Frei Betto e Frei Oswaldo.
Frei Tito - Nascido em Fortaleza, Frei Tito foi dirigente regional e nacional da JEC (Juventude Estudantil Católica). Em 1965, ingressou na Ordem dos Dominicanos, sendo ordenado sacerdote em 1967, e também foi aluno de Filosofia da USP.
Foi preso pela segunda vez no dia 4 de novembro de 1969, em companhia de outros padres dominicanos acusados de terem ligações com a ALN e Carlos Marighela. Frei Tito foi torturado durante 40 dias pela equipe do delegado Sérgio Fleury. Foi transferido depois para o Presídio Tiradentes, onde permaneceu até dia 17 de dezembro. Nesse dia, foi levado para a sede da Operação Bandeirantes (DOI-CODI/SP), quando o Capitão Maurício Lopes Lima, disse-lhe: ''Agora você vai conhecer a sucursal do inferno''. E foi o que ocorreu. Torturado durante dois dias, pendurado no pau-de-arara, recebendo choques elétricos na cabeça, órgãos genitais, nos pés, mãos, ouvidos, com socos, pauladas, ''telefones'', palmatórias, ''corredor polonês'', ''cadeira do dragão'', queimaduras com cigarros, tudo acompanhado de ameaças e insultos. A certa altura, o Capitão Albernaz ordenou-lhe que abrisse a boca para receber a hóstia sagrada, introduzindo-lhe um fio elétrico que queimou-lhe boca a ponto de impedi-lo de falar.
Banido do país, deixou uma carta ao companheiro Vanderley Caixe, também na prisão: "companheiro, aqui ou no exterior estaremos sempre lutando pela liberdade e o socialismo." / Em 13 de janeiro de 1971, quando do seqüestro do embaixador da Alemanha no Brasil, viajou para o Chile e depois para a Itália e a França.
Após algum tempo, instalou-se na comunidade dominicana de Arbresle, tentando desesperadamente lutar contra os crescentes tormentos de sua mente, abalada profundamente pela tortura. Já no exílio, foi condenado pela 2ª Auditoria a pena de 1 ano e meio de reclusão, em 23 de fevereiro de 1973.
No dia 7 de agosto de 1974, com 31 anos de idade, Frei Tito enforcou-se, pendurando-se em uma árvore.
Programa Linha Direta Justiça, que irá ao ar no próximo dia 16/11, quinta-feira.
No fim do programa, a TV Globo, em parceria com o portal Globo.com, promove um chat de meia hora com telespectadores de todo o Brasil, que debatem o tema do caso que acabou de ser apresentado com um dos entrevistados. No caso do Frei Tito, participarão Frei Betto e Frei Oswaldo.
Acreditamos que é muito importante que todos vejam este programa e reflitam a respeito, para que episódios como este nunca mais se repitam. Por isso, estamos lhe avisando.
|