brunohardrocker Veterano |
# nov/06
Falso guia virtual faz parte da estratégia de marketing do longa "Turistas", que estréia dia 1º de dezembro nos EUA
Se um estrangeiro interessado em passar as férias no Brasil entrar no websiteParadise Brazil http://www.paradisebrazil.com/ para planejar sua viagem, certamente vai desistir da visita. O guia virtual passa uma imagem terrível do país, mas tudo não passa de uma jogada de marketing de Hollywood.
No site, que tem como subtítulo "A hip guide to the wild side of Brazil" (algo como “Um guia antenado do lado selvagem do Brasil”), o internauta vai encontrar somente notícias negativas sobre o país (temas como violência e tráfico de órgãos, por exemplo, são centrais), dicas que estimulam o medo e fotos de supostos turistas perdidos por aqui. Para coroar, há imagens supostamente em tempo real de webcams colocadas nas “praias desertas mais famosas do Brasil” em que vemos um corpo largado, como se fosse uma vítima de assassinato.
Na verdade, o site é parte do plano de marketing do filme de terror americano “Turistas” (clique aqui para assistir ao trailer), que estréia nos EUA dia 1º de dezembro. Entretanto, a conexão entre o guia virtual e o longa é discreta e quase imperceptível a uma primeira olhada, numa estratégia semelhante à da promoção de “Bruxa de Blair” (1999), que ficou famosa por misturar realidade e ficção na internet.
Em “Turistas”, um grupo de jovens mochileiros americanos que viaja por praias brasileiras é vítima de um golpe, em que são embebedados, roubados e abandonados no meio da floresta. Para piorar, os mocinhos e mocinhas são seqüestrados por um cruel grupo de criminosos brasileiros que rouba órgãos humanos para vende-los no mercado negro. A imprensa americana tem descrito o longa como “O albergue” (de Eli Roth) na América Latina.
Para dar impressão de que é verdadeiro, o falso site de turismo tem mapas, guia de frases em português e informações sobre música, cinema e folclore brasileiros. Há ainda um blog escrito por um suposto turista americano em visita ao Brasil e anúncios de uma companhia de ônibus fictícia que realiza passeios pelo interior (utilizada pelos personagens do filme).
Dirigido por John Stockwell (que realizou alguns episódios da série “The L word”), “Turistas” será o primeiro longa lançado pela Fox Atomic, braço da Fox Filmes voltado para o público jovem.
|