Como criar Histórias em Quadrinhos? - artigo tosco by Mutumutum

    Autor Mensagem
    Mutumutum
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Mutumutum


    Desenhar é uma de minhas atividades favoritas. Criar personagens em quadrinhos, desenhar tiras, historinhas, criar verdadeiros universos de coisas é, sem dúvidas, algo mágico, indescritível. No papel, o artista coloca seus sentimentos, suas idéias, sua própria alma. O resultado de um desenho bem feito e divertido já é uma recompensa do artista. Mas uma coisa ainda mais legal é expor nossas idéias ao máximo de pessoas, fazendo fãs por aí.

    Sabia que, neste universo dos quadrinhos, ninguém está excluído do esquema? Se você não sabe desenhar, ainda assim poderá criar seus personagens, suas historinhas. Por exemplo, os desenhistas de histórias em quadrinhos precisam acompanhar um roteiro (ou script). Esse roteiro pode ser feito por meio de desenhos e rabiscos toscos, mais parecidos com esboços; ou pela forma escrita, mesmo. Você, portanto, que acha que não sabe desenhar legal, pode ser um grande auxílio escrevendo roteiros legais para algum desenhista adaptar em uma história em quadrinhos.

    Vamos, então, ao que interessa. Como criar quadrinhos? Existem regras pra isso? Bem... na verdade, ser criativo é um dom, assim como desenhar. Não há cursos especializados em criatividade, claro! Ou você sabe criar ou não! Simples assim! Se você, porém, sabe que é um cara criativo, mas só precisa de algumas dicas, vou te passar umas que funcionam comigo:

    1 – Leia histórias em quadrinhos, tiras, livros, jornais. Inspiração é algo que, simplesmente, “brota do nada”. Você lê uma revista e “plim”... aparece uma idéia legal. É importante que o artista seja conhecedor de diversos fatos, pensamentos, histórias, para que sua inspiração possa se expandir. Se você lê muito, é evidente que acabará tendo mais idéias. Só o jornal do dia já traz uma série de “comédias” que os nossos políticos aprontam diariamente. Isso pode ser explorado (e muito bem);

    2 – Observe trabalhos de outros artistas. Saiba que é praticamente impossível criar um personagem, ou uma história, que jamais tenha sido já pensado por outros caras. Querendo ou não, seus personagens e histórias vão se assemelhar a criações de outros artistas. Entretanto, você não deve criar um personagem plagiando outro (por exemplo, uma menina chamada Florinda, que é gorduchinha, anda com um elefantinho de pelúcia a tiracolo, e bate nos carinhas que tiram uma casquinha dela – veja que você bolou um personagem com outro nome e que anda com um elefantinho de pelúcia, mas que é uma cópia descarada da “Mônica”, personagem do Maurício de Souza). Crie um personagem misturando várias fontes de inspiração (por exemplo, personagens do Maurício de Souza, do Walt Disney, do Laerte, do Angeli, etc);

    3 – Não pare de desenhar por muito tempo. Tenho várias idéias para tiras de jornal, bem como para historinhas, porque estou sempre desenhando (quase todo dia tem uma folguinha pra mim me dedicar ao desenho). Enquanto estou desenhando, a inspiração pode aparecer do nada. Muitas vezes já tive idéias para tirinhas baseadas em uma tira que estava desenhando naquele momento. Se você, porém, parar de desenhar e passar a se preocupar com outras coisas, é evidente que será mais difícil surgir uma idéia legal pra desenhar. Falo isso por experiência própria. Quando comecei a desenhar tiras de jornal, e as idéias apareciam com freqüência. Mas, quando entrei na faculdade, parei de desenhar. Neste período (que durou mais de cinco anos), raramente pintava uma idéia legal pra desenhar. Entende? É isso;

    4 – Seja observador. Sabia que aquele seu amigo esquisito ali pode ser um personagem de quadrinhos? Ah... e aquele fora que você tomou da namorada? Aquele episódio que você achou um sarro? Tudo ao seu redor contribui para que sua imaginação flua. É mais fácil uma idéia legal surgir de fatos de seu cotidiano. Aliás, explorar fatos do cotidiano costuma ser mais bem aceito, pois seus leitores se identificam com seus desenhos. Aquele episódio mó comédia que te aconteceu outro dia pode ter ocorrido, também, com o leitor. Criar uma história baseada nesse episódio certamente será divertido tanto pra você mesmo, quanto para seu leitor. Portanto, seja olho de águia, meu amigo; não deixe passar nada;

    5 – Não desanime. Claro que o início é sempre difícil. Você vai ficar querendo que uma idéia surja na cabeça, e nada! Isso por que você mesmo precisa se identificar com seu personagem; precisa criar identidade própria pra ele; tratá-lo como se fosse uma pessoa, com sentimentos, personalidade própria, emoções, etc. Seus personagens precisam ter vida própria. Não é fácil, de início. Conforme o tempo for passando e você for se identificando mais com seu próprio personagem, as idéias vão fluindo mais. Um dia, tudo se torna mais fácil.

    ronaldosamurai
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu só muito bom pra desenhar,mas num sei criar historias e acabei desistindo de fazer uma hq

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bem... essa são idéias pra criação de HQs (histórias em quadrinhos)... mas creio q tbm podem ser usadas pra criar música. Ambos (desenhistas e músicos) trabalham com inspirações. E como fazer a inspiração brotar? Observando td o q ocorre ao seu redor; trabalho de outros artistas q te inspiram; não parar de praticar; e não desanimar (pois não devemos desistir de nossos sonhos, mas devemos estar conscientes de q chegar lá é mto trabalhoso...)

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ronaldosamurai
    Cara! Curto desenhar pacas! Criei montes de personagens em quadrinhos... milhares de roteiros... mas criar uma HQ sozinho dá um trampo desalentador...

    Estou trabalhando numa HQ esses dias. Espero não desistir...

    Por isso, curto fazer tirinhas... são histórias curtas, engraçadas e mais fáceis de fazer :)

    ronaldosamurai
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mutumutum
    pois é kara sem modestia eu desenho pra carai só que num achei alguem que seja bom roteirista/argumentador e por isso para de fazer hq,só desenho de vez enquanto tipo copiar uma foto e talz

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ronaldosamurai

    Cara! Podíamos montar uma equipe e pah!

    Sou de Bebedouro/SP.... vc eh do DF... o q acha de mandarmos trabalhos um para o outro... tu curte desenhar mesmo? Tenho mtas idéias pra histórias em quadrinhos... idéias mais sérias, idéias mais cômicas, mtas idéias mesmo...

    Soh naum saem da cabeça pro papel por falta de tempo... e, às vezes, de "saco" tbm... :(

    ronaldosamurai
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mutumutum
    kara assim desenhar quadrinhos ja passou a época,é legal mas da muito trabalho, to interessando em pintura a oleo, só que ta muito cara as tintas
    aqui kara eu fiz esse desenho do akuma no paint levou uns 10 minutos
    http://img70.imageshack.us/img70/7418/ronaldols7.png

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ronaldosamurai
    aqui kara eu fiz esse desenho do akuma no paint levou uns 10 minutos

    Pow! C fez isso ae no paint??? Ficou legal pacarai... naum curto desenhar no paint, nem levo jeito pra isso... curto desenhar com lápis e papel mesmo...

    AKI alguns exemplos...

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ronaldosamurai
    é legal mas da muito trabalho,

    Isso é!

    Por isso, tava a fim de montar equipe... cada um cuidava de uma etapa da produção do desenho...

    Deviam montar um site pra isso: "forme sua equipe de desenhistas"... igual "forme sua banda"...

    Um dia, ainda monto um site pra fazer isso...

    ronaldosamurai
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mutumutum
    massa seus desenhos bem no jeitão de quadrinhos msm !! é por q eu num tenho scaner e num da pra por na net os desenho =(

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Mutumutum
    · votar


    ronaldosamurai

    Tbm naum tenho scanner :(

    Pedi pra um colega meu escanear os desenhos... Escaneia seus desenhos ae, pra gente ver...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar Histórias em Quadrinhos? - artigo tosco by Mutumutum