Autor |
Mensagem |
Duvideiro Veterano |
# abr/06
A taxa de juros do Banco Central baixou para 16,5%. Na pratica, o que influencia?
|
seila Veterano |
# abr/06
· votar
Significa q o Banco iria lucrar menos, mas com isso ele atrai mais investidores.....
em resumo, o Governo continua roubando o mesmo tanto.
isso não faz diferença pra eles, nem pra mim, naum ganho nada mesmo.
|
cao fofo Veterano |
# abr/06
· votar
essa taxa se chama selic, eu gostava quando abaixava pq ai a bolsa subia um pouquinho, o ideal era abaixar 1% todo mes hehheh, acho q nos eua, ou paises de primeiro mundo essa taxa nao chega nem a 1%
|
maggie Veterana |
# abr/06
· votar
É a taxa base da economia, infelizmente a brasileira está entre as maiores do mundo.
Raciocinando de maneira simplista:
- quando muitas pessoas devem ao banco e não pagam, a taxa de juro é aumentada; assim os "bons" pagam a conta dos "ruins"
É mais ou menos assim na macroeconomia, a nossa taxa é alta porque temos fama de caloteiros, e também (em grande parte) pra controlar a inflação.
Controla a inflação porque taxas mais altas inibem o crédito e o investimento, portanto a economia cresce menos e a inflação também.
|
Luckas_Guitar Veterano |
# abr/06
· votar
É a taxa das letras e títulos do tesouro.
|
Luckas_Guitar Veterano |
# abr/06
· votar
maggie
Há tb o lado do brasileiro poupar pouco e haver pouca disponibilidade de crédito.
|
Duvideiro Veterano |
# ago/06
· votar
mas... baixando de 17,5% pra 10%, por exemplo... onde essa diferença seria sentida diretamente
|
maggie Veterana |
# ago/06
· votar
Duvideiro
mas... baixando de 17,5% pra 10%, por exemplo... onde essa diferença seria sentida diretamente
Na prática significa que o governo está liberando mais dinheiro na economia, o que significa mais crédito e mais dinheiro no bolso do povo.
"Então porque eles não põe a taxa zero logo?"
Por que daí volta a inflação, ou pior ainda, a recessão.
A taxa Selic é regulada pelo Copom, mas na prática eles observam a economia (brasileira e mundial) pra saber se podem baixar ou não.
Por exemplo, com o aumento da taxa de juros nos EUA houve uma fuga de capitais aqui no Brasil. Porque vale muito mais à pena investir lá com retorno garantido e juros mais altos do que aqui com juros mais baixos e grande chance de tomar calote.
É mais ou menos por aí.
=)
|