Sobre a TV Digital

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # mar/06


    Vendo que atualmente está muito comum ouvirmos falar em todos os lugares sobre a TV Digital resolvi preparar este artigo de uma forma bem simplificada para que qualquer pessoa possa entender bem do que se trata esse novo padrão de comunicação com o qual iremos conviver, mais cedo ou mais tarde, aqui no Brasil. Portanto evitei ao máximo o uso de termos técnicos, pois meu principal objetivo é que você que está lendo possa explicar para seus pais e até mesmo avós sobre essa nova tecnologia que eles vão passar a conviver. Sou estudante de Engenharia de Telecomunicações e entendo que toda essa mudança será muito favorável para profissionais da minha área, portanto tenho lido e pesquisado um pouco sobre o assunto. A maior parte das definições e explicações aqui contidas foram retiradas da internet, principalmente do site www.teleco.com.br.
    Muitas pessoas confundem TV Digital com HDTV, porém HDTV é um sistema do padrão digital de TV que permite transmissões com qualidade superior à da TV tradicional e o Brasil poderá optar por transmissões em SDTV (padrão com definição normal), pelo menor custo, possibilitando assim um maior acesso da população em geral.
    A TV aberta transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
    Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de freqüências disponível.
    É possível desta forma transmitir:
    • Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.
    • Mais canais (até 4) na mesma faixa de freqüências utilizada por um canal analógico.
    A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:
    • A acesso a informações adicionais como por exemplo o menu de programação.
    • A iteração do usuário com a emissora, através de uma canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.
    A implantação da TV Digital passará por um período de transição, que deve durar 10 a 15 anos, no qual as emissoras transmitirão simultaneamente dois canais de 6 MHz, sendo um analógico e o outro digital.
    Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:
    • Continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica.
    • Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
    • Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.
    Este processo vem ocorrendo em vários países do mundo. No Reino Unido (UK), por exemplo, o processo iniciou-se em 1998 e 65,9% das residências já tinham acesso à TV Digital em setembro de 2005. Nos Estados Unidos o início foi em 2002 e no Japão em 2003.
    O sucesso da implantação da TV Digital depende em grande parte da disponibilidade de conversores (set top box) com preços baixos, acessíveis para a população, o que só é possível com grandes escalas de produção. Esta é uma das justificativas para se adotar um padrão único de TV Digital para o Brasil.
    Em vários países estes padrões já estão funcionando desde o fim dos anos 90. O primeiro deles a implementar essa nova tecnologia foi os Estados Unidos (em 1998), utilizando o padrão denominado ATSC (Advanced Television Systems Committee). Este padrão priorizou a necessidade de melhorar a qualidade do som e da imagem oferecidos pela televisão analógica, adotando como objetivo principal a televisão de alta definição – HDTV (High Definition Television).
    O segundo padrão a ser implementado foi o europeu, denominado DVB-T (Terrestrial Digital Video Broadcasting), também em 1998. Este por sua vez veio para resolver o grande problema do congestionamento do espectro no continente europeu e de propiciar aos telespectadores uma maior variedade na programação, que permitisse a esses, uma alternativa à programação característica das emissoras herdeiras dos dinossauros estatais de então. Para atender ao primeiro requisito, os criadores do DVB-T decidiram utilizar a modulação OFDM que, além de permitir a realização de redes SFN (Single Frequency Network) para economizar espectro, conferiam ao sistema uma flexibilidade substancialmente maior e um ganho de robustez significativo em relação ao sistema pioneiro. Para resolver o segundo requisito, os europeus adotaram como modelo preferencial a multiprogramação em SDTV (Standard Definition TV).
    O sistema japonês, ISDB-T (Terrestrial Integrated Services Digital Broadcastin), concebido no final da decada de 90, foi confrontado com novos desafios, como por exemplo, a mobilidade e a portabilidade. Nesta época, já era inconcebível um sistema de comunicações que não permitisse aos seus usuários utilizá-lo onde quer que estivessem, parados ou em movimento. Dessa forma, além de utilizar a modulação OFDM, com todas as vantagens já detectadas pelos europeus, os japoneses decidiram adotar uma solução de divisão em 13 segmentos (modulação BST-OFDM), da banda de 6 MHz utilizada em transmissão de televisão, propiciando uma flexibilidade ainda maior, pela possibilidade de combinação desses segmentos de várias formas. Além disso, o sistema japonês lançou mão de ferramentas adicionais de correção de erros (time interleaver), que conferem ao sistema a robustez indispensável ao ambiente hostil da recepção em movimento.
    • PAÍSES DA EUROPA QUE ADOTAM O DVB-T (37 países): Albânia, Andorra, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Ihas Faroe, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Malta, Holanda, Espanha, Suécia, Suíca, Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Noruega, Bosnia, Bulgária, Chipre, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Latvia, Luxemburgo, Macedônia, Polônia, Portugal, Romênia, Federação Russa, Sérvia e Montenegro, Eslováquia e Eslovênia.
    • PAÍSES DA ASIA, ORIENTE MÉDIO E OCEANIA QUE ADOTAM O DVB-T (EMEA– 11 países): Singapura, Austrália, Brunei, Burma Índia, Iran, Malásia, Sirilanka, Turquia, Vietnã e Nova Zelândia. A China está fazendo testes.
    • PAÍSES DA ÁFRICA QUE ADOTAM O DVB-T (2 países) : Ilhas Maurício e Namíbia.
    • PAÍSES QUE ADOTAM O ATSC : EUA, Canadá, México e Coréia.
    • PAÍS QUE ADOTA O ISDB-T : Japão (implantado somente nas cidades de Tokyo, Osaka e Nagoya).
    Em 1998 foi celebrado um convênio entre a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a SET (Sociedade de Engenharia de Televisão) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie com o objetivo de comparar o desempenho dos três sistemas de TV Digital: ATSC, DVB-T ISDB-T. O convênio teve o patrocínio financeiro da empresa NEC do Brasil, através de incentivos fiscais concedidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
    Para a execução dos testes, a Universidade Presbiteriana Mackenzie montou um laboratório dotado de instrumentos de última geração tais como: transmissor de TV digital, emulador de ruído térmico, emulador de interferências por multicaminhos, emulador de ruído impulsivo, medidores de taxa de erro de bits, etc.
    Ao mesmo tempo, enquanto eram realizados os testes de laboratório, também foram feitos testes práticos em campo. Foi utilizado um transmissor digital no canal 35 da faixa de UHF, com antena instalada na torre da TV Cultura, em São Paulo. A Universidade Presbiteriana Mackenzie equipou uma viatura com instrumentos de medição tendo sido realizados testes de recepção em aproximadamente 150 localidades da grande São Paulo.
    Os testes se estenderam entre novembro de 1998 e maio de 2000. O relatório final foi entregue à ANATEL, como subsídio técnico para uma futura decisão sobre o sistema de TV Digital a ser adotado no Brasil.
    Acredito que essas informações podem sanar dúvidas de muitas pessoas e para outras será um motivo de maior interesse para buscar novas fontes de informação e pesquisar mais sobre o assunto. Tentei resumir ao máximo para que a leitura não ficasse cansativa, mas também pudesse transmitir a informação de forma eficiente.
    Obrigado pela atenção e espero comentários, críticas e opiniões sobre este artigo e também sobre qual o padrão vocês acham que o Brasil deverá adotar. Não entrei nessa discussão no texto por achar que ela é mais técnica e ficaria chato para muita gente ficar lendo (muitas coisas eu também nem aprendi ainda). Meu objetivo maior foi esclarecer o que vem a ser TV Digital e tentar mostrar os benefícios que ela pode trazer para nós.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    não lerei isso nem que ganhe um vale-bunda da carla perez

    Rato
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    novo padrão de comunicação com o qual iremos conviver,

    no mue caso ... muito futuramente :(

    NoAlarms
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: NoAlarms
    · votar


    Ed_Vedder

    E pra que perdes o seu tempo postando?
    Acho que o interesse de saber se você vai ler ou não para as pessoas ainda é menor do que o interesse em ler o texto.

    Jason
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ou seja...

    jaime_plucky
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    alguem faz uma gravaçao narrando isso ai, e upa no Rapidshare e manda pra ca


    =P

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    resume isso ae man,

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    NoAlarms
    E pra que perdes o seu tempo postando?
    Acho que o interesse de saber se você vai ler ou não para as pessoas ainda é menor do que o interesse em ler o texto.


    Olha a gastrite man.

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    loko mais 15 anos é tempo pra caraleo ainda

    NoAlarms
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ed_Vedder

    hauhauhaa...

    Brunorocker
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    NoAlarms

    "TV digital"

    vc acha q eu vo cair nessa?!?!?!=p

    vc ja viu TV que não é digital??!

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    Brunorocker
    as primeiras eram baseadas em um sistema mecanico a manivela num eram?

    Brunorocker
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Lord Derfel Cadarn

    eh mas... se tem tela, com imagem, é por que é gigital...

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    Brunorocker


    isso é vero mas acho que ele se refere ao sinal apenas o processamento e distribuição dele .. acho né


    pq na verdade eu não intendo orra nenhuma disso \o/ só sei que quem teve a ideia da TV foi um fazendeiro que estava arando o terreno e teve uma ideia muito da maluka

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    como a transmissão vai chegar em casa?

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    B4cK5p4c3

    satelite? ou vaum apenas trocar o tipo de sinal enviado e fazer vc comprara recepitores novos para a entrada do sinal ?

    Brunorocker
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Lord Derfel Cadarn

    eh.. por outro lado..

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    mas como chega à tv?

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    B4cK5p4c3


    um receptor e um decodificador? isso nas tvs não preparadas para o sinal, nas preparadas creio que um receptor apenas......como as tvs pagas ala directv achooo quero dar enfase que eu só acho nao sei nada uHAuaUIhUIA

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: B4cK5p4c3
    · votar


    CARA! como ela vai chegar? Não li ninguém falar em antena.

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    B4cK5p4c3
    o receptor que digo seria uma antena.....

    teuabreu
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: teuabreu
    · votar


    So um adendo, não existe no mercado brasileiro uma tv preparada para receber transmições desse tipo ainda, visto que ainda nem foi decidido o padrão de transmição a ser adotado, é marketing falso não se iluda mermão.

    Ja vi algumas Tvs por aí que prometiam tal coisa mas de acordo com a reportagem da semana passada na Veja é enganação.

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    se bem que se for pra ter tv em alta definição com a qualidade da programação atual...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a TV Digital