Porto Alegre é demais !

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Baia - O mesmo que casa. Sendo baia a casa do cavalo, aqui virou casa de gente.
Baita - Baita é baita. É muito grande. O fulano é baita parceiro. A fulana é baita gostosa.
Balaqueiro - Indivíduo provido de pseudo-malandragem. Metido, cheio de onda. Enfeitado.
Bem nessas - Significa dizer " sim, isso mesmo, eu concordo contigo".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Cacetinho - Aquele pão de 50g. Chamado de pão francês em outros rincões, aqui é cacetinho mesmo.
Cagando e andando - O cara que não tá se importando muito com determinada situação. Mesmo que seja difícil imaginar a cena.
Chinelão - Xingamento que designa indivíduo com pouca classe, desarrumado, sem muito traquejo social. E mais um pouco.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


De cara - Chocado, surpreso e até mesmo magoado. Tudo junto. "Ô meu, o fulano tá de cara contigo!". Também pode significar o sujeito que não está sob algum estado alterado de consciência.
De canto - Discretamente, sem chamar a atenção.
De rachar - Geralmente refere-se ao frio muito intenso. "Bah, hoje tá fazendo um frio de rachar os beiços". Mas pode se referir aos efeitos do Sol. "Putz, um sol de rachar!" Rachar a cabeça, imagino.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


E lambe os beiço - O mesmo que dizer: E dê-se por satisfeito!
Encher o buxo - Comer demasiadamente. Um pouco além do recomendado.
Escangalhado - Em estado lamentável. Esbodegado.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Faz a frente - O mesmo que "Faz a mão". Quer dizer: Pô fulano, dá um jeito aí. Também pode ser: Vai, toma a iniciativa.
Fechou o pau - Estranho, mas quer dizer que aconteceu uma briga, uma confusão, um tumulto. Pode ser também "fechou a rosca", ou ainda "fechou o tempo".
Findi - Forma apocopada para fim-de-semana. "Nesse findi eu vou pra Magistério".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Gente-fina - Diz-se de indivíduo com qualidades e virtudes. Amigo, parceiro, "dus meu".
Godô - Artimanha, despiste, desculpa esfarrapada. "O fulano me deu um godô".
Guri de apartamento - diz-se do indivíduo sem muita malandragem, criado dentro de casa, mimado. Variação: guri de carpete.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Hugo - Onomatopéia típica para o vômito. "Bah, ontem cheguei em casa mamado e chamei o hugo".

Indiada - Situação pouco agradável, programa indesejado. "Bah, o fulano me mete em cada indiada".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Já era - Termo muito usado para indicar a finitude de uma situação. Algo que não volta mais. "Viajou, magrão, fez a cagada agora já era".
Jóia - Legal, ou "tri legal", bacana. Diz-se de pessoas ou coisas. "A fulaninha é bem jóia, né".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Lagarteando - Diz-se do sujeito que está ao sol, aquecendo-se. "Hoje tá bom pra pegar um chimas e ir pra Redença, lagartear".
Liga - Situação favorável, sorte. "Bah, dei uma baita liga".
Lomba - Lomba é lomba, ora. Mas no resto do país é ladeira.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Me abri pra ti - Algo como: " tu é o cara mesmo!". Tirei o chapéu.
Mijada - O mesmo que bronca. "Minha chefe me deu uma mijada".
Montar num porco - Ficar muito chateado com determinada situação. Ficar puto da cara.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie

tem umas muito boas :)

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Námor - Em Porto Alegre temos a mania de diminuir, carinhosamente, as palavras. Assim namorada vira námor, chimarrão vira chimas, Redenção é Redença e por aí vai.
Não caga nem desocupa a moita - Humm. Pois é. Expressão usada para o sujeito que não se decide. Não vai nem fica. Não anda nem desanda.
Não dá nada - Algo como: "não te preocupa, isso não vai nos trazer problemas futuros". Ou simplesmente: "Não esquenta".
Nicada - O mesmo que fazer amor, transar. Maneira chula de se referir ao ato sexual. "Tô loco pra dar uma nicada".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


O que é um peido pra quem tá cagado - Muito usada para justificar uma atitude inesperada para alguém em situação desfavorável, sobretudo financeiramente.
O que não mata engorda - Expressão muito usada quando se come algo de gosto ou aspecto duvidoso. Serve para acalmar a "vítima".
O ó do borogodó - Essa expressão, com som tão agradável, é usada para dizer que certa coisa é ruim, "de última", "o fim da picada".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Pega-ratão - A UFRGS (diz-se úrguis) costuma usar muito em seus vestibulares. Apresenta uma questão relativamente fácil e os vestibulandos mocorongos acabam caindo. É uma armadilha, um embuste.
Pra tu vê - Expressão usada para indicar a confirmação e/ou surpresa em determinada situação. "A guria me deu um pé na bunda. Pra tu vê como são as coisas". Bom, talvez não seja bem isso.
Profí - Coisa de profissional. Especial mesmo. "Pô, esse site de Porto Alegre ficou profí!".

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Tô loco pra dar uma nicada".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Qualé o teu pastel? - Não é o balconista perguntando que sabor tu queres. Mas sim "qual é a tua?". Uma interpelação brincalhona, mas nem sempre. Depende do tom.
Que tal? - Usada como saudação. Ao invés de dizer "oi, tudo bem?" se diz "ó, que tal?". Também usada em tom elogioso "Mas que tal, hein!".

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Muito tri!!!!!

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Rateada - Ato de vacilar, fazer algo errado, cometer um deslize. "Bah, meu, que rateada!".
Responsa - Forma diminuída de responsabilidade. "Olha a responsa!", quando se chama a atenção do sujeito para o seu dever. Tem também o "na responsa". Significa algo bem feito, caprichado. "Olha esse sanduba que fiz pra ti, na responsa."
Revesgueio - No futebol quando se pega de mal jeito na bola. Também serve para olhar de canto do olho, de solsaio. "Tá me olhando de revesgueio".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Sarna pra se coçar - Situação que poder gerar confusão. "Tu tá é procurando sarna pra se coçar". Procurando encrenca, incomodação.
Se atacou das bicha - Diz-se da criatura que teve um "faniquito". Se irritou com determinada situação.
Se escalar - Ato de tirar proveito da bondade alheia. "A pinta já foi se escalando pro churras."

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


ó, que tal?". Também usada em tom elogioso "Mas que tal, hein!".


hauhauhauahuhauhauhauhuaha

Parece que estou ouvindo...hauhauhuahuah

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Revesgueio

ahuahuahuaha

essa é muito preza

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Tá bonito, tá ordeiro - Algo que está como deveria. Em pleno funcionamento. Numa boa.
Tabacudo - Sujeito abobado, mangolão, tanso.
Te liga - Usado para chamar a atenção do indivíduo. "Te liga, magrão".

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Um pé lá e outro cá - Advertência, geralmente usada pelas mães, para avisar a criatura para não se demorar, porque senão vai ter.

Vai que é um Dodge - Diz -se de algo que vai muito bem, que dá certo. Vai que é uma beleza.
Varzeano - Adjetivo pejorativo para suburbano, quase um chinelão. De origem futebolística, provavelmente.
Velho do Saco - Ser folclórico do imaginário coletivo. Muito usado no lugar do bicho-papão para "incentivar" uma criança a fazer algo. "Pare de incomodar senão eu te entrego pro velho do saco". Hoje algumas mães já usam a Nazaré, da novela das oito, com o mesmo efeito.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Vai que é um Dodge

eu digo "vai que é um fuca"

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


fuuui
[obs.: uso a maioria]

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Velho do Saco - Ser folclórico do imaginário coletivo. Muito usado no lugar do bicho-papão para "incentivar" uma criança a fazer algo. "Pare de incomodar senão eu te entrego pro velho do saco". Hoje algumas mães já usam a Nazaré, da novela das oito, com o mesmo efeito.



HUAHUHUAHUHAUHUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUHAUHAUHU AHUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHUAH

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


fuuui

essa expressão foi importada de caruaru

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


"SENTAR O CHINELO" - Acelerar, ir rápido para chegar rápido." Bah, gente...vou sentar o chinelo agora"

" DEITAR O CABELO " ou " CAIR DA BOCA "- Mais ou menos a mesma coisa sem o aspecto da velocidade. Ir embora, sair da festa, cair fora.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Te larguei pras cobra - Desistir de um diálogo com alguma pessoa. " Bah magrão, te larguei pras cobra"

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Tópico sensacional, mas hermético...=(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porto Alegre é demais !