Autor |
Mensagem |
Arthas_2 Veterano |
# ago/05
· votar
839.000 no Cadê?
|
Robita Veterano |
# ago/05
· votar
nem sou silva!
sou Lins Dencker
|
Arthas_2 Veterano |
# ago/05
· votar
Sou Leal dos Santos
|
Edu_Duck Veterano |
# ago/05
· votar
eu sou do Corinthians
|
Locohawa Veterano |
# ago/05
· votar
Claudio Natureza
Cara, esses tempos (já faz pelo menos 1 ano) passou no fantástico uma reportagem qe desmentia esse boato de que a família Silva era a mais numerosa do Brasil.
Agora eu não lembro do sobrenome, mas me lembro deles comentando o fato de todos acreditarem que Silva era o sobrenome mais comum...
Mas o problema de pesquisar no google é justamente as informações falsas né..
mais de 10 milhões de pessoa se chamam Silva no Brasil (dados do IBGS),
Cadê o link da página? :)
|
adnz Veterano |
# ago/05
· votar
Gonzalez
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Edu_Duck
eu sou do Corinthians
Tsc
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Brasil, país dos Silvas
O popular sobrenome está em alta. Tem até uma exposição em sua homenagem
Ser Silva está na moda. Prova maior disso é o próprio presidente. Lula carrega o sobrenome que é a cara do Brasil. Ele anda tão badalado que chegou às galerias de arte. Em São Paulo, a exposição Identidade brasileira: Brasil da Silva faz sucesso no hall do Sesc Vila Mariana, zona sul da cidade. A mostra é uma homenagem aos ilustres Silvas que ajudaram ou ajudam a fazer a história do País. Com a chegada de Lula ao Planalto, eles se assumiram. “Quem tinha vergonha está adotando o sobrenome. Sente orgulho de ostentar o Silva presidencial. A exposição faz reconhecimento ao sobrenome do brasileiro humilde”, diz Ana Maria Cardachevski, coordenadora executiva da exposição. No total, a Brasil da Silva homenageia 28 famosos. As personalidades são divididas em diversas categorias, desde políticos até cantores.
Não há no Brasil quem não conheça ou ao menos ouviu falar de algum Silva. É impossível saber ao certo quantos são. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não dispõe de tal dado. Tampouco a Receita Federal, a senhora dos CPFs e do Leão do Imposto de Renda. As listas telefônicas dos grandes centros estão coalhadas deles. Pelas suas páginas, seria até possível fazer uma projeção de quantos seriam. Mas o número exato...impossível saber. Há controvérsia quanto à origem do sobrenome. Para alguns historiadores, ele teria nascido no Império Romano. Denominava aqueles que habitavam as regiões distantes dos núcleos urbanos. “Em latim, Silva vem de selva. Era o nome dado às pessoas que viviam em áreas afastadas das cidades. Tratava-se de gente corajosa, dotada de grande sabedoria. Enfrentavam animais selvagens e condições climáticas adversas”, diz o linguista Flávio di Giorgio, autor do Dicionário onomástico, obra que busca as origens dos nomes e sobrenomes dos brasileiros.
As invasões romanas levaram os Silvas à Portugal e à Espanha. No início, foi adotado pela nobreza. Reis, duques, dons o incorporaram. Muitos eram naturais da cidade de Silves, onde nasceu o navegador Vasco da Gama. Há outra versão para o crescimento dos Silvas. No século XVI, época da evangelização católica, os judeus portugueses forçados a aderir ao catolicismo foram obrigados a adotar nomes cristãos. Eles buscaram inspiração na natureza. Por isso há tantos Oliveiras, Nogueiras, Carvalhos. Os Silvas teriam ficado com o nome daquela planta rasteira e cheia de espinhos que teima em enroscar na roupa.
A aventura marítima lusitana levou os Silvas às terras de além-mar. Registros históricos mostram que o primeiro a aportar por aqui foi o navegador Ayres Gomes da Silva, comandante de uma das caravelas da frota de Cabral. A informação está na página 24 do livro A viagem do descobrimento (Objetiva), do historiador e jornalista gaúcho Eduardo Bueno, o Peninha. Mas o piloto da nau esteve apenas de passagem. O Silva que deu origem à série foi o alfaiate Pedro, que desembarcou em 1612. A informação consta no Dicionário das famílias brasileiras, co-autoria do deputado federal Cunha Bueno e do pesquisador Carlos Eduardo Barata. O boom dos Silvas aconteceu ao final do período de escravidão. Quando vinham da África, os escravos recebiam um nome dado pelos padres que os acompanhavam nos navios negreiros. Quando libertados pela princesa Isabel, tiveram a necessidade de adotar um segundo nome. Sem instrução e opção, acabavam ficando com o sobrenome dos antigos donos. A miscigenação se encarregou pela difusão do Silva pelos quatro cantos do País.
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Só pra frisar:
Não há no Brasil quem não conheça ou ao menos ouviu falar de algum Silva. É impossível saber ao certo quantos são. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não dispõe de tal dado.
|
Locohawa Veterano |
# ago/05
· votar
É impossível saber ao certo quantos são. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não dispõe de tal dado.
Poisé =/
|
Edu_Duck Veterano |
# ago/05
· votar
maggie
eu sou do Corinthians
Tsc
=-p
o tia, vc torce pra algum time???
|
huahuahu Veterano |
# ago/05
· votar
eu tenho santos e silva no nome xD, faço parte das duas facções
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Cavalcanti é a maior família brasileira
A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa. É o que afirmam o pesquisador e deputado Cunha Bueno (PPB-SP) e o historiador Carlos Eduardo Barata, que acabam de lançar 3.000 exemplares da segunda parte do "Dicionário das Famílias Brasileiras", composto por dois volumes, com o total de 2.724 páginas.
Entre os 17.527 verbetes do dicionário está, em detalhes, a história do florentino dom Felipe (ou "Filippo", em italiano) Cavalcanti, que veio para o Brasil em meados do século 16, desembarcando em Pernambuco, onde casou-se com a mameluca (mestiça de branco com índia) Catarina de Albuquerque. Eles tiveram 11 filhos, que iniciaram uma numerosa descendência.
Segundo os autores, 16% dos brasileiros são descendentes de famílias italianas.
Cunha Bueno afirma que os Silvas, embora sejam muitos, não pertencem a uma única família, como a dos Cavalcantis ou Cavalcantes, conforme o sobrenome também passou a ser grafado no Brasil. Além disso, de acordo com Barata, o sobrenome Silva, que já era comum em Portugal na época do descobrimento do Brasil, foi adotado por muitos brasileiros.
Os verbetes contêm cerca de 60 mil sobrenomes de famílias cujas origens, além de portuguesas, indígenas e africanas, são sobretudo espanholas, italianas, alemãs, libanesas e francesas. Estão presentes também grupos étnico-religiosos como o dos judeus.
Para Barata, a obra tem "uma abordagem democrática", não se atendo apenas às famílias da elite, diferentemente do que ocorre no Brasil com a maior parte dos levantamentos genealógicos.
Por isso foram incluídas nos dois volumes do dicionário as famílias das grandes levas de imigração que ocorreram depois da segunda metade do século 19, indo um pouco além de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, destacando-se as de italianos, japoneses, alemães e árabes.
Midory Kimura Figuti, diretora do Memorial do Imigrante, em São Paulo, afirma ser justo a inclusão no dicionário dos sobrenomes de pessoas dessas correntes imigratórias. "Afinal, para ser brasileiro, não é preciso ser quatrocentão, ou melhor, quinhentão", disse ela, referindo-se às famílias que estão no Brasil desde os primeiros anos da colonização.
O Memorial do Imigrante está instalado no Brás, centro, em um prédio que fez parte de um conjunto de instalações onde funcionou entre 1886 e 1888 a Hospedaria de Imigrantes, que desde 1882 estava no Bom Retiro (centro). Por ali, passaram cerca de 2,5 milhões de estrangeiros, que foram encaminhados para as lavouras de café de São Paulo.
O museu do memorial é uma das fontes de informação das pesquisas de Cunha Bueno e Barata. Os dois também recorrem a cartórios, igrejas, cemitérios, documentos oficiais e familiares e livros antigos.
Os sobrenomes garimpados são indexados a linhas de família, sendo as principais: africana, batina, do cristão-novo, do degredado, indígena, natural e órfãs da rainha.
A obra está disponível em várias bibliotecas do país. O CD-ROM que acompanha os volumes que estão sendo lançados agora contém todas as informações do dicionário, incluindo as da primeira parte, cuja edição está esgotada.
No CD, estão ascendentes de pessoas que hoje fazem parte do noticiário, como Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga, Marta Suplicy, Paulo Maluf e Paulo Autran. Mas faltam nomes como o de Gustavo Kuerten, o Guga, de Gisele Bündchen, ambos de ascendência alemã, Ana Paula Arósio, com ancestrais na Itália, e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, da linha africana.
Barata e Cunha Bueno afirmam que já estão preparando uma continuidade do dicionário, que provavelmente será lançado em 2003, e uma edição só para as famílias de origem italiana, prevista para o próximo ano. "As pessoas que ficaram até agora fora do dicionário poderão estar na sequência da publicação", afirma Barata. Ele diz ter um banco de dados com cerca de 300 mil sobrenomes.
"Dicionário das Famílias Brasileiras", de Carlos Eduardo Barata e Cunha Bueno, Edição do Autor, dois volumes, 2.721
|
adnz Veterano |
# ago/05
· votar
Eu também tenho Rosa no meu nome.
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Edu_Duck
vc torce pra algum time???
Sou gremista.
:)
|
Locohawa Veterano |
# ago/05 · Editado por: Locohawa
· votar
maggie
A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.
Ahá! Thanks maggie :)
|
adnz Veterano |
# ago/05
· votar
Carlos Eduardo Barata
Barata! <o>
|
Locohawa Veterano |
# ago/05
· votar
maggie
Sou gremista.
\o/
|
huahuahu Veterano |
# ago/05
· votar
aonde esse topico pretende chegar? 99,99% dos silvas nem se conhecem ou sabem q o outro existe, essa historia de familia é papo furado, pq se não eu seria parente do lula por causa do silva do meu nome
|
maggie Veterana |
# ago/05
· votar
Cultura: The Silvas.
|
Locohawa Veterano |
# ago/05
· votar
pq se não eu seria parente do lula por causa do silva do meu nome
Quem disse que você não é? :)
Só que muuuuuuuuuuito distante (ou não também...)
|
BLACK FAIRY Veterano |
# ago/05
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/101917/
>> A propaganda eh a alma do negócio...
|
killerman666 Veterano |
# ago/05 · Editado por: killerman666
· votar
mas ele não é culpado de nada, quem fez a merda foram os que Jefersons e dirceus da vida.
isso ae..... o lula eh o cara mais honesto correto direito e injustiçado do planeta.. tadinho dele...
ele fazia festa junina p comemorar aniversário de casamento enquanto toda a corja q ele coloco no governo roubavam pelas suas costas... tadinho dele......
vamo votar no lula p ele fika mais 4 anos p compensar...
ps: sim to sendo irônico, e não. não vamo votar nele nunca mais
|
Alessandra Veterano |
# ago/05
· votar
O mundo é dos Bianchins.
|
Johnny B Good 2 Veterano |
# ago/05
· votar
Arthas_2
conheço, ele tá preso
|
Johnny B Good 2 Veterano |
# ago/05
· votar
eu já ouvi falar que quando os portugueses vinham morar aqui, quem morava na floresta era Silva (selva em latim) e na praia era Costa (dã)
|
Claudio Natureza Veterano |
# ago/05
· votar
vcs não entenderam, eu disse que a pesquisa foi feita no IBGS
Instituto Brasileiro de Geografia dos Silvas...
esse pessoal leva tudo a sério...hehehe!
mas viva os Silvas! (menos o traidor do Lula).
e não esqueçam que o Severino é Cavalcanti.
|
Husky_Siberiano Veterano |
# ago/05
· votar
Claudio Natureza
6 sao famosos mesmo, teve ate dinossauros com esse sobrenome uhauhahuahu!!!
Familia Dinossauros RLZ!!!!
|
Husky_Siberiano Veterano |
# ago/05
· votar
Claudio Natureza
vcs não entenderam, eu disse que a pesquisa foi feita no IBGS
Instituto Brasileiro de Geografia dos Silvas...
esse pessoal leva tudo a sério...hehehe!
mas viva os Silvas! (menos o traidor do Lula).
e não esqueçam que o Severino é Cavalcanti.
Desse grupo so salva o Airton Senna, q nem vi se vc postou :P!!!!
|
Claudio Natureza Veterano |
# ago/05
· votar
Husky_Siberiano
hehehe, bem lembrado, até o Baby é da minha família, mas era uma criança muito feia.
|