Autor |
Mensagem |
drmanjuba Veterano |
# jun/05
Galera, o que essa chave faz (como ela diminui a potencia do ampli)?
Tenho interesse de colocar no meu ampli (um crate blue voog bv60) é possivel?
|
Passoka Veterano |
# jun/05
· votar
drmanjuba
Se seu ampli trabalha com válvulas pentodo (Ex: EL34) dá sim, sei que com as 6l6 não dá.
|
drmanjuba Veterano |
# jun/05
· votar
E 6l6 n eh pentodo naum?
Ele trabalha com el34 ou 6l6 e se regula automatico.
|
drmanjuba Veterano |
# jun/05
· votar
Pelo que to vendo aki 6l6 eh pentodo sim... e por sinal os markiv da boogie trabalham triodo/pentodo
|
Passoka Veterano |
# jun/05
· votar
drmanjuba
Que eu saiba, ela é uma Beam Power Tetrode
|
Toki Veterano |
# jun/05 · Editado por: Toki
· votar
drmanjuba
Edited: Ok, 6L6 é tetrodo, mas como disse o Baruch, pode-se trabalhá-la em triodo.
Independente disso, na minha opinião, não gosto muito do som das válvulas pentodo trabalhando em triodo. Me parece que perdem um pouco o brilho.
Por isso, no meu amp que está encomendado, mandei fazer a ligação dos falantes em série (porém sem solda, assim posso colocar em paralelo se quiser). Desse jeito posso cortar a potência pela metade retirando duas válvulas e mudando a impedância na saída do amp. Me disseram que isto também trará mudança na qualidade do som. Irei testar; se não gostar, fico só na potência máxima mesmo.
|
baruch_kata Veterano |
# jun/05
· votar
6L6 é TETRODO.
Mas dá para ligar como Triodo...
|
kelson Veterano |
# jun/05
· votar
faz um atenuador de potencia.. ou encomenda um.. se nao me engano no audiolist tem um topic sobre isso.. procura tbm na net "power attenuator" ou algo assim.. no audiolist.cjb.net tem ensinando um que faz cair de 100w pra 8w eu axo
exemplo comercial: hot plate
|
drmanjuba Veterano |
# jun/05
· votar
Pelo que me consta a diferença eh soh uma chave que liga uma placa a outra, mas queria saber um pouco mais antes de mandar alguem fazer isso no meu ampli
|
kelson Veterano |
# jun/05
· votar
eh ki ao invez de usar as 5 partes da valvula ele soh usa 3! O.o
axo ki eh isso..
|
baruch_kata Veterano |
# jun/05
· votar
drmanjuba
É o seguinte:
O Pentodo tem:
- Catodo, que fica digamos, no terra;
- Grade 1, onde colocamos o sinal, mais negativo que o Catodo;
- Grade 2, onde temos uma voltagem constante;
- Grade 3, igual ao catodo;
- Placa, onde captamos os elétrons do catodo, é positivo (B+).
Desta forma, captamos com maior eficiência as emissões, tendo mais potência...
...Mas, se ligarmos a grade 2 (e quando pode a grade 3) na placa, ficamos com um "Triodo Potente", como a famosa 300-B, só que 4x mais barata, o timbre reforça os graves e há uma pequena perda de potência, cerca de 3db, muito pequena.
|
drmanjuba Veterano |
# jun/05
· votar
baruch_kata
3db, pelo que me consta jah eh metade do volume que se escuta...
E faz até sentido ser pois quando se usa um amp em triodo ele perde mais da metade da potencia....
|
baruch_kata Veterano |
# jun/05
· votar
drmanjuba
jah eh metade do volume que se escuta...
Metade da potência sim, mas do volume não, pois o volume é muito relativo, alguns sentem a metade a 6db outros a quase 10db. Por isso que não tem sentido sons muito potentes, já que não faz muita diferença...
|
AugustoPedrone Veterano |
# jun/05
· votar
Para parecer que o som está com a metade do volume deve ser atenuado em 10 dB, que equivale à 1/10 da potência.
Uma redução de 50% da potência equivale à 3dB, mas não soa como a "metade" do volume. Nosso ouvido é LOG !!!
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# ago/20
· votar
Tô a fim de modificar meu ampli e colocar uma chave dessa. Eu trabalho com eletrônica, mas equipos mais "modernos", não sei nada de válvula, mas tô sempre fazendo uns projeto meio doidos com relação a áudio. Vira fazer? Da mesmo bastante diferença? Meu ampli é um Egnater tweaker, pelo que vi ele tem duas 6v6 no Power e elas são pentodo.
|