Posso usar o ampli do GGG de 68W em equipamento de som para carros???

    Autor Mensagem
    _FCP_
    Veterano
    # mai/05


    Estou com essa duvida, se alguem souber da resposta fala ai, se for, eu vou fazer para colocar alguns driver a mais
    hehehehe

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _FCP_
    Nããããããããããããoooooooooooooooooooo!!!!

    Respondí?

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _FCP_
    ... Mas pode montar vários de 8W e colocar vários falantes de 4 Ohms...
    ... Ou comprar um inversor (R$200) e usar o de 68W direto.

    Detalhe: 68W reais são muito para uso por pessoas humanas no interior do carro.

    _FCP_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    baruch_kata

    Tu acha muito???
    Eu to com um modulo de 1 X 180 RMS e 2 X 90 RMS
    1 pro sub e os dois pra uma corneta e um super tweeter.

    Montar varios de 8W naum tem fundamento, a não ser q seje muito barato pra fazer, quanto gasta?

    E esse inversor pra q q serve?
    E onde eu acho isso?

    Vlw

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _FCP_
    Primeiro:
    Decibel
    É a medida de comparação de potência tal que 10 * Log(p1/p2), onde p1 é a potência que esta medindo e p2 a base da comparação.
    Assim, se pegarmos um amp de 1W e outro de 10W, o de 10W é 10dB mais alto que o outro. Se pegarmos um amp de 20W, ele é 3dB mais alto que o de 10W.
    Sensibilidade dos falantes:
    Cada falante tem uma caracteristica de projeto e a que dá o volume mais alto é a sensibilidade que pode ser medida em dB/W/m, que é a potência sonora medida com 1W a 1 metro de distância. Acontece que nos falantes para instrumentos temos valores entre 97 e 103 db. Nos comuns temos algo entre 90 a 97 db. Subwoofers e outros falantes automotivos chegam a ter menos de 90db...
    Acontece que se vc tiver com um módulo de 180 W e com falante de 92 dB/W/m, e eu com um de 50W, mas com falante de 98 dB/W/m, o meu estará tocando mais alto, mesmo com muito menos potência...
    Isso tudo se tiver com todas impedâncias certas, senão o rendimento cai mais ainda.

    Segundo:
    Qualidade do amp.
    Geralmente os fabricantes limitam a qualidade em valores de THD, acontece que isso não significa nada a menos que compare amps semelhantes.
    Módulos automotivos (geralmente) não são feitos para trabalhar muitas horas com altas potências. O fabricante sabe que usa-se menos de 10W na maior parte do tempo, e o restante só-pra-se-exibir. Acontece que quando o amp chega nesses altos valores de potência a qualidade é totalmente comprometida. A bateria do carro fornece 12 a 14V, mas para ter grandes potências precisa-se de mais de 40V. Milagre não existe. Gambiarra existe e nesse caso, tirar 40V de uma bateria de 12 de forma precária compromete a qualidade do som.

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Montar varios de 8W naum tem fundamento, a não ser q seje muito barato pra fazer, quanto gasta?

    E esse inversor pra q q serve?
    E onde eu acho isso?

    Montar vários amps de 8W e vários falantes saí muito mais caro. Não tem muito fundamento, mas é possível.
    O esquema de 68W precisa de +18V e -18V, totalizando 36V. A bateria fornece 12V, ou pouca coisa mais. Existem esquemas que visam dobrar a tensão, ou seja iria para 24V, mas com pouca corrente (amperagem), o que não interessa (ficaria igual ao módulo).
    Como solução, aonde vende transformadores geralmente tem o inversor, o que ele faz? Uma tomada 127V a partir da bateria de 12V. É como um Nobreak (sem o apito). Aí você liga os transformadores como você faria com a energia da rede elétrica e tudo bem!
    Agora sim, começe a pensar na insanidade de ligar alguns amps de 68W em conjunto... Quatro para o subwoofer, 2 para o estéreo... e pronto, tem uma máquina de 272W @ 2 Ohms e 2x68W @ 4 Ohms. Isso dá pra animar uma festa num salão de uns 500m² e ensurdecer todo mundo (se tiver falantes de 98dB/W/m...), imagina dentro dum carro...

    _FCP_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acontece que se vc tiver com um módulo de 180 W e com falante de 92 dB/W/m, e eu com um de 50W, mas com falante de 98 dB/W/m, o meu estará tocando mais alto, mesmo com muito menos potência...


    Detalhe: Essa saida de 180W eh com freqüencias baixas, intaum so server para um subwoofer e naum tem como você conseguir um sub com 98 db/W/m. Ok

    Flw

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _FCP_
    É isso aí, cada falante tem a freq. de resonancia, é muito difícil e não se deve tirar som abaixo dela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso usar o ampli do GGG de 68W em equipamento de som para carros???