Ligação de amp. em Paralelo

    Autor Mensagem
    reifool
    Veterano
    # abr/05


    Seguinte,

    Se eu tenho um amp. q em 2ohms dá 100rms, e tenhos dois falantes de 4ohms de 100 rms, ligando em paralelo esses falantes, eles reduzem sua impêdancia para 2ohms, recebendo assim a resposta de 100 rms, que é o melhor que meu amp. oferece, mas tenho a duvida, esses 100 rms recebidos, vaum ser divididos entre os auto falantes, ficando cada um com 50 rms, ou os dois vaum receber 100 rms???

    se alguém puder me ajudar...
    Obrigado

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    reifool
    Teu Amp tem 100W mesmo quando a carga é 2Ohms. Uma pessoa normal utiliza esse amp para alimentar um falante de 4Ohms e trocaria a perda de potência pela vida útil do aparelho, menor aquecimento, etc.
    Como vc quer mesmo usar os 100W, deve liga-los em paralelo, baixando para 2 Ohms. Não pense que está disperdiçando falantes, pense o seguinte: O que acontece quando vc liga duas lâmpadas na tomada (em paralelo)? As duas acendem com potência total.

    reifool
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Valeu cara, esclareceu minha duvida.
    To estudando oq fazer, mas vc já me clareou um pouco as ideias.

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Aproveitando o assunto...
    Estou comprando meu ampli de 100W, com 4 válvulas no power. O ampli tem chave seletora de pentodo para triodo, para cortar a potência aproximadamente pelo meio. Mas, por questão de gosto, eu questionei se não poderia fazer algo para ter 50W em pentodo mesmo, pois gosto mais do som assim.
    Então quem fará o ampli me sugeriu o seguinte:
    Fará a caixa 2 x 12" em série. Assim, ligo o ampli de 100W na caixa pela saída do ampli de 16ohms OU tenho a opção retirar duas válvulas (ou as duas das pontas ou as duas do meio), e ligar na caixa pela saída de 8ohms do ampli, ambas usando Pentodo, ficando assim com 50W.
    Os falantes serão de 8ohms e 120W cada.

    Minha pergunta é: isso serve? funcionará direitinho? prejudica em alguma coisa? os falantes em série funcionam devidamente como os em paralelo (durabilidade e qualidade do som)?

    Espero q possa me ajudar, de novo...

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    os falantes em série funcionam devidamente como os em paralelo (durabilidade e qualidade do som)?
    No valvulado é um pouco diferente...
    Acontece que no transistorizado, a saída disponibiliza vamos supor um swing de 6V para os falantes, pouco se importando se o falante é de 4, 8 ou 80 Ohms...
    No valvulado temos o transformador de saída que proporciona na válvula uma impedância junto às suas placas, então ele tem na saída especificadas as impedências dos falantes que v. terá que usar, não podendo ligar 16 Ohms numa saída de 8, pois altera o timbre além da potência.
    Acho que nem vale a pena diminuir esses 3db de potência, mas a melhor forma seria tirar 2 válvulas, com redução de consumo e aquecimento. Como desvantagem v. perde a possibilidade de chegar aos 100W com som limpo. Existirá também alteração no timbre, pois o transformador deve ter sido projetado para as 4 válvulas.
    Acho que o melhor seria baixar o volume. Se quiser distorção aumente o ganho. Só assim não sacrifica o timbre.

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata

    Como desvantagem v. perde a possibilidade de chegar aos 100W com som limpo.

    Justamente por isso que estou fazendo o de 100W, pra ter esta opção quando for necessário. Mas para tocar em casa ou ensaios, creio que os 50W valvulados me darão mais que o necessário, não? Assim, economizaria 2 válvulas e teria o timbre de pentodo, que é o q eu mais gosto. Não chega a ser a questão dos 3d, mas sim da economia mesmo.
    Por outro lado, verei se esta alteração de timbre devido ao projeto dos transformadores irá me incomodar ou não. Se for sensível e ruim, fico com as 4 válvulas e 100W mesmo.

    Mas esquecendo as válvulas e a potência (por exemplo, fixa 4 válvulas e 100W). Terei diferença sonora e na durabilidade dos falantes, se ligados em paralelo ou em série? Ou é a mesma coisa?

    navalvula
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    e velho no modo triodo o smpli perde muito timbre mesmo. mais tirando duas valvulas o som do ampli tambêm fica meio xoxo. o melhor e você usar ele com as 4 valvulas mesmo e a diferença de 50 watts pra 100 é muito pouca.
    agora os falantes eu acho melhor se ligar eles em paralelo é mais seguro por que se a caixa parar de funcionar não para os dois para só um. e se você ligar dois falantes de modelos diferente , em peralelo o som fica melhor define melhor o som de cada falante. ligando em serie eu achei que o som dos dois falantes se misturam.

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    navalvula
    Bem, como os falantes serão iguais, acho que vou arriscar mesmo fazer em série, para testar potência x timbre. Assim terei 100W pentodo, 50W triodo, 50W pentodo, 25W triodo. O timbre que eu mais gostar, fico com ele. Só estava com medo que isso pudesse prejudicar alguma coisa, componente...


    baruch_kata
    navalvula
    Valeu pela ajuda, mais uma vez...

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Só estava com medo que isso pudesse prejudicar alguma coisa, componente...
    Só evite encostar no B+

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Putz, lá vou eu na minha "leiguice"...

    baruch_kata
    Só evite encostar no B+

    O que seria B+ ?!?!

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Toki
    Bricadeira..., é onde ficam os 450V aproximadamente, já pensou como pode ficar danificado o "componente"???

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    já pensou como pode ficar danificado o "componente"???

    Hahaha, valeu... Ainda não sei onde é, mas qd o ampli ficar pronto creio que receberei as devidas instruções do montador..

    navalvula
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Toki
    que ta fazendo seu ampli? e qual modelo que é?

    Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    navalvula
    O Luciano, da Lifesound. O modelo é o Soldano, de 100W (SLO100), porém com umas modificações, sendo a principal (e essencial) delas a opção de três canais (clean, crunch, overdrive), totalmente independentes (com controle de pré e master pra cada um), selecionáveis pelo painel frontal e/ou pelo foot switch, além do master solo que, se selecionado, aumenta o volume de todos os canais.
    Vai ficar ficar como o Soldano Decatone, com os circuitos do SLO100 (se é q o Decatone já não é assim).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação de amp. em Paralelo