esquema para um power de qualidade facil de montar e n tão caro

    Autor Mensagem
    GUITARK2
    Veterano
    # mar/05


    gostaria de um esquema para montar um power de guitarra para ligar no meu VAMP 2 ....de preferencia que seja facil e barato com peças que posso encontrar com mais facilidade...
    obrigado
    OBS: a potencia pode ser de 40 ate 60 RMS

    Tazima
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GUITARK2,

    Se voce quer simplificar seu projeto, procure por CIs de amps potencia. Tem da família TDA e LM da national, eu usei já (nao para guitarra) o LM3886 (68W) com bastante sucesso e gostei do som dele, mas como disse, nunca usei para instrumentos musicais... TDAs já vi em alguns amps de guitarra por ai...

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GUITARK2
    É isso que ele falou, a linha TDA é muito legal, uso sempre um pequeno TDA2002 ou TDA2003, é muuuuuito simples e tira um som legal a 8W.
    Já ví o uso desse tipo de CI em amplis bons de 35W.
    O segredo para usar na guitarra é sempre usar no mínimo um falante de 8" bom, de preferência concebido para tal finalidade. Evite os automotivos e triaxiais.

    Se vc quer uma potência maior que 40W, aconselho não usar falante menor que 10". O falante entre 700 e 1000W PMPO serve. (os fabricantes insistem em usar essa medida)

    renato_mont
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GUITARK2
    Caro amigo, deixa ver se entendí, vc quer :
    1- Um circuito confiável e que "fala" bem...
    2- Evitar cabelos brancos e não ter que desenvolver a placa de circuito impresso...
    3- Ah, sim, um circuito barato e com componentes triviais...

    Seus pobremias se acabaram-se :
    Neste site http://www.datasheetarchive.com/datasheet/pdf/4844.html
    vc vai encontrar a documentação necessária (inclusive layout de placas) para montar um belo power de 60 WRMS @ 4ohms com um custo razoavelmente baixo.
    Por que esse? Bem, este CI está sendo usado pela - nada mais, nada menos - Laney em vários dos seus produtos (Nas linhas HCM e TF -->> tf 200) e custa +/- R$ 22,00.

    Boa sorte.

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    renato_mont
    Tem uma centena de chips nessa página, qual que é esse que é fácil de encontrar e barato?

    renato_mont
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    baruch_kata
    Ops... foi mau :P

    Estava me referindo ao TDA 7294.

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GUITARK2
    para amplificador de guitarra, qualquer CI amplificador de potência vai te atender numa boa.
    procure algum que seja capaz de te dar a potência que vc quer e que não seja caro.
    o grande problema em amplificador de guitarra com CI é que esses CIs de potencia amplificam muito mais frequencias médias do que qualquer outra. então antes do CI vc tem que colocar algo que atenue essas frequencias médias... guitarra já tem médio pra kct por natureza, quando passa por esses estágios de amplificaçãoentão..... ave maria... fica SÓ médio!

    em bons amps transistorizados como o fender deluxe 112, entre os estágios de pré e de power tem um estágio de manipulação de frequencia que atenuam e muito essas frequencias médias. o problema é que esse estágio (se for igual ao do fender) dá uma queda de 3.4db no seu som. ou seja, cai um pouco mais da metade... aí vc tem que compensar essa queda na potência.

    outra coisa importante é usar um auto-falante adequado pras frequencias de guitarra. eu to usando o 12pw3 da selenium e to achando excelente!

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    acabei de ligar numa loja aqui em brasilia e o TDA7294 custa 15 reais. ele é capaz de fornecer 100W, mas pra isso vc precisa de um excelente dissipador de calor (ele esquenta pra kct) e um trafo de uns -30/0/+30 de 10A (isso é um SENHOR trafo hehehe).

    mercurio cromo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
    olha no meu fotolog.
    é ótimo para blues etc.
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2

    mercurio cromo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
    olha no meu fotolog.
    é ótimo para blues etc.
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2

    Rowashburn
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mercurio cromo
    cara, fala sério, com 20 reais não dá pra comprar nem uma válvula!!!

    renato_mont
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    Vc pode dizer onde encontrou o ci por esta "bagatela" ???

    ele é capaz de fornecer 100W, mas pra isso vc precisa de um excelente dissipador de calor (ele esquenta pra kct) e um trafo de uns -30/0/+30 de 10A (isso é um SENHOR trafo hehehe)
    De fato este é um Sr. Trafo... mas este requerimento todo seria justificável apenas em uma condição extrema (extraindo cada um dos 100W), creio que na faixa dos 60W o trafo seja bem menos chucro (ou será xucro?)...

    []smercurio cromo
    Estou ansioso para ter o endereço da loja onde vc faz compras, rsrsrs...

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Padre Quevedo:
    mercurio cromo NON EXSISTE, FOE BANIDA PELA MEDICCINNA.

    renato_mont
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ah, quer dizer que esse membro és una mentira ?!?!?!

    barci
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    20 reais ????????? como aonde ? nao acredito que tenha custado menos de 500 reais....

    Fernando Bello
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bom eu arrematei uma caixa de sapato cheia de válvulas por uns 40,00. Se eu for ver o custo de cada uma seria uns R$ 0,20. Acredito que o rapaz tenha gasto 20,00 pra montar o amp. Claro, desde que tenha sucata no meio.

    GUITARK2

    Amigo dando conselho como técnico de som, como se eu não entendesse nada de eletrônica: compra uma potência usada, dessas de P.A. mesmo. Vc consegue empurrar até uma 4X12'' se quizer e precisar. E vc não corre o risco de gastar dinheiro com um projeto que pode te decepcionar. Digo isso pois já tentei montar potência com TDA's da vida e, mesmo funcinando, a resposta de frequências é péssima.
    Eu vi alguns guitarristas usando um JPM-1 da Marshall de pré ligado direto numa potência Ciclotron 200 e empurrando uma 4X10'' ou 4X12'' naõ me lembro direito, mas sai um puta som. Se vc já tem o pré vc vai gastar uns R$ 120,00 numa potência dessa. A caixa depende que falante vc vai usar.

    GUITARK2
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    OBRIGADO a todos pelas informações.....acho que como o Fernando Bello
    disse é melhor comprar uma potencia pronta....alguém pode me indicar uma boa? as cygnus seriam uma boa escolha? existe mesmo esta diferença entre potencias...tipo potencia para guitarra e potencia para uso geral? o que muda entre elas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esquema para um power de qualidade facil de montar e n tão caro