Parãmetros Thiele-Small

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/05


    pow... alguem daki sabe medi esses parãmetros??? quero monta minha caixa... + quero aproveita o max do falante (Selenium 10PW3), quero grave q nem as caixas da ampeg (50hz + -)... sera c eu pega as medias da caixa da ampeg e coloca esse falante fica legal??? vlws aesss espero q vcs possaum me ajudar!!! []'s

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    quero grave q nem as caixas da ampeg (50hz + -)...
    Precisa ver se o 10PW3 chega nessa frequência. Baixe o PDF no site da Selenium, ou se você já comprou o falante, vem junto um manualzinho com todas as informações, inclusive os parâmetros Thiele-small.

    Eu tenho usado um calculador online que eu gostei:
    http://www.kbapps.com/audio/speakerdesign/calculators/Default.htm

    Você escolhe no menu: Vented (aberta), sealed (selada), etc...
    Aí você copia todos os parâmetros que tem no site (ou no manualzinho e joga lá. Eles vão te dar as medidas certas pra caixa.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ainda sobre o site que eu te passei:
    Vdr: você coloca aqui o volume ocupado estimado de falantes (consta no manual do falante o volume que ele ocupa) e partes internas (reforços internos, etc).

    Vb: Aqui você joga o volume estimado do gabinete, ou seja, o volume interno. Mudando o valor aqui você vai obter diferentes medidas para a caixa. É legal "brincar" aqui pra obter um tamanho mais ou menos desejado de caixa.

    Bem, eu não sou nenhum expert no assunto. Se eu falei algo errado alguém me corrija. Mas espero ter ajudado. Também vou montar a minha pra guitarra, que tem menos exigências de tamanho.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É bom lembrar que guitarras não tem graves dignos desse nome. A menor frequência de uma nota de guitarra é 82 Hz, e para reproduzir essa nota os parâmetros TS não importam muito...Daí existirem caixas fechadas e abertas...

    Agora, se seu caso é um baixo elétrico, os parâmetros importam e muito...Dá uma olhada no site da Selenium que já tem um bom projeto para caixas de baixo.

    Abraços.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog

    velho... muito do kralho o site... era issu q tava procurandu... vlw mesmo pela ajuda....

    seguinte... escolhi la o Sealed... depois 4x4 (pois quero fazer uma 4x10)... depois coloquei tds os valores q tem no manual do falante e tals... na parte onde coloca o Vb... ñ sei como começo... coloquei la qualquer valor... e cliquei em calcular... ae o resto fico td NaN... sera q fiz alguma coisa errada? espero q vc possa me ajuda aki... vlws []'s

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Clinton_Jacks
    · votar


    hum... acho q resolvi o problems dos valores q tavaum NaN... eu tinha colocado ex: 1,3... ae coloquei 1.3 e funfo... hehehe

    no Vd... tipo... eu saiu colocando os valores ate eu gosta do resultado né... achei massa, vo brincar aki... vlws []'s

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Clinton_Jacks
    É, esse negócio do ponto e da virgula eu também já tinha errado. É que é Inglês e eles costumam fazer essa troca mesmo.

    Se bem que como o Augusto falou, tem um projeto no Site da Selenium pra baixo usando os 10 PW3, se não me engano (4 x 10) bem legal. Se eu fosse você usava esse projeto aí porque não tem erro. É só imprimir e levar pro marceneiro cortar a madeira.

    Eu vou fazer uma 4 x 12 pra guitarra.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Clinton_Jacks
    · votar


    bulldog
    eu vi lá... + achei q ñ tem grave essa caixa... quero um 4x10 grave q nem os ampegs... olha o resuldado q tive com o 10pw3 da selenium

    - 64 x 52 x 20 cm (65l)
    Q: 0.907904 | Fdb: 160.100352Hz | Peak db: 0.730286db | F3: 82.880512Hz (-3db)

    a frequencia deu 160Hz... agudo d+... o -3db da ampeg é 45HZ... essa deu 82Hz...

    acho q pra q eu busco ñ é legal.... possu ta enganado, ñ manjo muito disso... vlws

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bem, eu também não entendo muito desses parâmetros mas veja:
    o 12PW3 tem resposta de frequência de 60 a 6000 hz (vi no site agora)
    Um falante bom para contrabaixo precisa ter frequência mais baixa, de pelo menos 41Hz (li em algum lugar). Portanto acho difícil conseguir o que você quer com esse falante aí.

    Agora dê uma olhada nesse modelo da Key bass K10 -102. Ele tem frequência de 40 a 5000 kz (obs: não estou falando da qualidade pois, o Seleniun obviamente é melhor). Mas este aqui estaria mais próximo do que você quer.
    http://www.keybass.com.br/music_woofer.htm

    Me parece, hein. Como eu disse eu posso estar falando besteira e alguém me corrija.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esse K10 -102 tem 80 Watts, o que acho que deve ser menos do que o Selenium (não vi mas deve ser). Mas juntando 4, você vai ter 320 Watts, o que é mais do que suficiente pra um cabeçote de 100 Watts RMS. A sensibilidade dele também é boa: 92 dB (não é ótima mas é boa).
    Só não sei se é um bom falante.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hehehe... vlw pela ajuda... pensei q fosse + facil monta uma caixa de baixo...

    uma coisa eu percebi la... a profundidade da caixa... por + q aumentava o volume ñ mudava muito coisa... sempre tava na faixa de 20cm... agora tds as caixas de nome q vi ten 40cm de profundidade... sera c eu aumenta a profundidade vo obter + grave?... sera q alguem q entenda possa responder issu? vlws velho!!! []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parãmetros Thiele-Small