Cacildo e mais alguem que entenda de amps e falantes....

    Autor Mensagem
    drmanjuba
    Veterano
    # fev/05


    Seguinte, estou com um problema gigante pra uma soluçao... ...falta de espaço...

    Tenho um ampli com dois falantes de 10, mas a caixa dele foi pro ceu dos amplificadores. Só que tenho uma caixa perfeita de outro ampli meu
    que nao me serve mais e pensei em por os falantes e o amp "sem terra" nassa caixa.... ...o problema é que a parte de falantes tem exatos 46 por 36 cm de frente.... daih, nao cabem os dois falantes de frente de jeito nenhum. Como o amp eh pra ensaio, gostaria de saber se é possivel colocar os dois meio que olhando um para o outro (formando um angulo de +- 30 graus entre eles). Isso prejudicaria o falante?
    Pra ilustrar melhor a minha brincadeira, os pedaços sao: Roland jazz chorus jc 77 (ampli e falantes) crate blue voodoo bv60. Alguem me tire essa duvida....

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    vc não pode colocar um falante de frente pro outro.. vc vai cancelar bastante o som...
    o som é criado pelo falante empurrando o ar e criando a vibração, não é mesmo? se vc colocar um falante virado pro outro, um vai empurrar o ar pra um lado e o outro vai empurrar pro outro lado, entende? no fim das contas, a pressão sonora que vc vai ter é bem menor.

    invertendo a fase de um dos falantes isso teoricamente não acontece, mas eu não sei se isso trás alguma consequência prática. se alguem souber fala pq eu tb fiquei curioso.

    enigmabox
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    Renato gomes

    Eu trabalhei com uma caixa de som da Meteoro para PA que tinha dois falantes de frente um para o outro. Por exemplo, se envio um sinal positivo(semiciclo positivo da senoide) os dois cones dos altofalantes tem que ir para frente e quando envio um sinal negativo(semiciclo negativo da senoide) os dois cones se movem para trás. Ambos os altofalantes tem que ter a mesma caracteristica, mesmo modelo, etc. E a caixa de som tem que ter caracteristicas para trabalhar com este tipo de montagem de autofalantes.
    Agora se os autofalantes forem ligados com fases opostas, haverá perda de som ou neutralização, porque, enquanto um cone vai para frente o outro vai para atras.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    enigmabox
    claro q não...
    se a fase dos falantes for a mesma, quando vc envia um sinal negativo pros falantes um falante vai para trás e o outro tb irá para trás, como vc mesmo acabou de dizer...
    só que o "trás" dos falantes tem direções opostas (não estão de frente um pro outro?).
    e é essa pressão em direções opostas que cancela o som.

    enigmabox
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    Renato gomes

    Nao estou entendendo o que vc está falando. Pegue uma pilha e ligue nos polos do autofalante. Quando vc ligar positivo da pilha no positivo do altofalante e negativo com negativo, o cone irá para frente.
    Agora ligue dois autofalantes em paralelo positivo com positivo e negativo com negativo e ligue a pilha de mesma forma explicada anteriormente. Com os autofalantes de frente um para o outro ou ligue os dois altofalantes um do lado do outro, numa mesa, por exemplo. Os cones dos autofalantes vão se movimentar em lados opostos???
    Na montagem da caixa meteoro que verifiquei os dois autofalantes estavam de frente um para o outro, isto é cone com cone.

    bebm
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: bebm
    · votar


    É GRANDE MAIS TEM A RESPOSTA!

    O renato começou a explicação de forma correta mas dps se perdeu!

    O fato é o seguinte na verdade em um angulo de 30 graus pode ser que nada aconteça... pode ser que o som aumente ou diminua! Depende! O fato é que o som é a vibração do ar... esse vibração de forma teorica é interpretada em ondas! Como já aprendemos na aula de física existe uma coisa que se chama interferência, é quando uma onda sonora(no caso) se "encontra" com a outra! De forma que issu pode gerar um interferência construtiva ou destrutiva! Vamos supor que um falante solte uma onda assim: /\/\/\ e o outro assim \/\/\/... colocando uma em cima da outra que é oq ocorre na interferência teremos eliminação de algumas ondas(pq elas não se encontram de forma exata) e isso vai gerar um som defasado... vc vai escutar o resultado da interferencia... ou seja a diferença entre as duas ondas... logo o som fica estranho... Se os dois tiverem assim /\/\/\/\ vc vai ter um som bem alto! E com algumas frequencias reassaldas!

    Se vc inverter a faze de um dos falantes vc elimina grande parte do som! Pois vc defasa o som... é a explicação que dei acima... como um falante vai socar pra fora e outro pra dentro um vai gerar a onda inversa do outro se levarmos em conta que os dois estão reproduzindo o mesmo som! Logo invertendo a fase o som é praticamente eliminado... nós seres humanos escutamos o som da mesma forma... porém estranho... pois temos dois ouvidos independentes capaz de absorver as diferênças que restam dessa interferencia destrutiva quase perfeita! Porém se vc inverter a fase de uma das caixas e colocar um microfone na frente delas pra gravar oq sai delas vc provavelmente n vai conseguir gravar nada... incluvise é um truque famoso pra quando a pessoa está gravando sozinha e vai gravar voz dentro da tecnica... ela inverte a fase das caixas e pronto! Manda bala! :)

    No caso do seu Amp com os dois falantes virados um pro outro... vai haver provavelmente uma interferência construtiva... pois as duas ondas serão iguais... e corrigindo outra coisa que o Renato falou... o alto falante é feito para somente socar para fora! Inclusive não é aconselhavel coloca-lo socando para dentro se vc for trabalhar com volumes altos... o fato é como o som é o ar em movimento o alto falante tem que socar para fora para empurrar o ar de forma efetiva! Não existe sinal negativo indo para alto falante... alto falante recebe corrente continua com polos definidos... tanto é que vc tem que ligar certo o positivo e o negativo da caixa de som! O sinal é sempre positivo e o falante sempre soca pra fora!

    E a caixa da meteoro usa um sistema interessante que várias outras grandes marcas tem... ela gera frequencias e potência usando a interferência construtiva! É uma das formas de se ter soms bom usando falantes pequenos! Existe uma caixa da BOSE que dentro tem 32 falantes de 8 Polegadas! E ela solta um dos melhores som que já escutei na vida! ela usa essa tecnologia de interferencia construtiva!

    Espero ter ajudado! Mais resumindo pode ser que de certo mas pode ser que n! O mais provavel é que o som fique mais potente mesmo... mas isso se vc mete a oreia o meio das duas caixas... acredito que o resultado final, para ensaio pode ficar satisfatorio! Mas tem que testar!

    enigmabox
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    bebm
    Complementando tecnicamente vossa informação,
    Se vc tem um amplificador transistorizado, com estagio de saida em simetria complementar, isto é os transistores estão ligados "diretos" aos falantes sem o uso do capacitor isolador, como utilizado em amplificadores de simetria quase complementar. Quando entra o transistor PNP, manda uma tensão negativa para o falante e quando entra o NPN, manda uma tensão positiva para o altofalante, reconstruindo um sinal senoidal com semiciclos positivos e negativos, ou seja sinais AC. Geralmente estes estagios de saída tem tensões de alimentação de +45V e -45V, dependendo do tipo de amplificador. Por exemplo, quando um amplificador como este tem problema com um dos transistores de saida(ex.curto-circuito), a primeira coisa que danifica é a bobina do falante que vai pro saco, pois recebeu corrente DC em demasia.....Agora usando um amplificador com saida a transformador, valvulado ou transistorizado, o ckt push-pull por exemplo, vai fazer com que o trafo produza também sinais AC, pois todo transformador produz AC.
    A bobina do falante normalmente é centralizada no curso do nucleo que tem o imã, assim, o cone terá curso igual para fora e para dentro, produzindo a oscilação necessaria. Caso essa bobina esteja descentralizada, haverá perdas na produção de som. Experimente pegar um altofalante, com a mão verifique o curso para dentro e para fora. Mas devido a construção do cone, o altofalante terá mais força para empurrar ar para frente.
    Esta caixa da Meteoro conheci em 1993 e na época me disseram que foi projetada nos laboratorios da Nasa, mas não sei se é verdade. O PA era composto por uma caixa com 12 falantes pequenos(não me lembro bem a quantidade) para reproduzir o medio/agudo e uma outra caixa de graves com dois falantes de 15pol. um de frente para o outro(Cone com cone) reproduzindo o mediograve e grave.
    Espero ter complementado mais a informação e não ter complicado mais!!!hehe
    Um abraço

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    Galera, concordo com tudo que vc disseram... mas o que eu quis dizer é o seguinte:

    vc tem um falante virado pro outro... cone com cone.
    vc tem o falante da esquerda e o falante da direita, certo?
    digamos que eu envie um sinal para os falantes. o mesmo sinal para os dois. e digamos que esse sinal seja positivo. então os falantes vão empurrar o ar pra fora, né?!
    só que o falante da direita vai empurrar o ar pra esquerda, e o falante da esquerda vai empurrar o ar pra direita, não é?!?!
    o que acontece quando vc tem duas forças de mesma intensidade e sentidos opostos? a resultante é nula, isto é, nada de ar se movendo nem vibrando nem nada. e consequentemente, nada de som!

    com um ângulo de 30 graus isso tb acontece mas em menor escala, pois o que vai anular a pressão do outro falante é a componente do som na direção em que o outro falante está emitindo o som, e não o som inteiro. mas mesmo assim acontece.

    depois eu vou pegar dois falantes iguais que eu tenho aqui e colocar o mesmo som nos dois e virar um de frente pro outro pra ver o que acontece hehehehe


    eu realmente queria saber como a interferência construtiva trabalha nesse caso, pq pra mim não faz o menor sentido...

    enigmabox
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    Renato gomes
    o que acontece quando vc tem duas forças de mesma intensidade e sentidos opostos? a resultante é nula, isto é, nada de ar se movendo nem vibrando nem nada. e consequentemente, nada de som!

    É como bater palmas.....a sua mão esquerda vai pra direita e a direita vai pra esquerda....o que acontece com o encontro das duas maõs???=Somatoria de forças.O que acontece com o ar entre elas???Bata as mãos em formato de conchas e veja o resultado. E também tente bater as mãos em sentido contrario!!!hehe se conseguir...
    Não faça confusão, relembre as leis da Física, principalmente a regra dos vetores......Quando vc colocou os dois altofalantes um de frente para o outro, isto é, cone com cone, aplicando um sinal positivo neles, os cones irão para fora em relação ao seu nucleo, assim o volume de ar que está entre os dois altofalantes será deslocado para fora da região dos cones e quando os cones voltarem para sua posição inicial sugará o ar de volta para esta região....agora entra a construção mecânica da caixa, que redirecionará essa pressão sonora impulsionado pelos altofalantes para fora da caixa de som.
    Lembrando que entre estes dois altofalantes deverá haver uma câmara com volume de ar, que deverá ser calculada conforme as caracteristicas dos altofalantes.
    Outro efeito interessante, mas que embolará o som é quando se monta por exemplo duas caixas de som deslocadas uma da outra, pois haverá um atraso(delay) entre elas. Não montadas um do lado da outra, mas uma pra frente e outro mais para atrás, direcionando o som em sua direção.
    Ex: A caixa de som1 ou altofalante1 esta distânciado a 1 metro de você e a caixa de som2 ou altofalante2 esta distânciado a 5 metros de você.
    Acho que estamos transformando este topico em aula de física...hehehe, olha só onde fomos parar com nossa conversa!!!
    Um abraço

    danubio_gpi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Deixa eu voltar ao ponto do topico. minha explicação num vai ser muito tecnica não, é o seguinte:

    1 - Quanto a inclinação de 30º dos dois falantes num vai ter problema não, porque eles num vão estar "socando" no sentido contrario um do outro não (para isso a inclinação tinha que ser 180º).

    2 - O perda mais sensivel vai ser em relação a "litragem" da caixa, pq a nova caixa vai ser menor que a antiga, ou seja, essa caixa que ele vai usar foi projetada pra trabalhar com 2 falantes menores ou com apenas com 1 falante (ele num falou); então com certeza a litragem dela é bem menor que o necessario pra trabalhar com 2 falantes do tm que ele quer usar.


    Cara! essa é minha opnião pode ser que eu esteja errado em alguma coisa. outro detalhe, tu falou que era só pra ensaio então faz a parada aí e manda ver, pq de qq forma as perdas vão ser minimas (nada extremamente notavel); espero ter ajudado.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    cara, ainda não me convenci... hehehehe

    se um falante estiver empurrando o ar pra um lado e outro falante estiver empurrando o ar em sentido contrário, pra mim anula e não soma!!!
    somaria se os dois estivessem empurrando o ar no mesmo sentido.
    a força que o falante exerce no ar é um vetor como qualquer outro. e a lei dos vetores diz que duas forças de mesma intensidade e sentidos opostos se anulam! resultante zero!

    não me convenci não.. hehehehe

    KPF
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: KPF
    · votar


    Meus nobres,

    As palmas geram som a partir do choque entre as partes e não do deslocamento do ar que simplesmente transmite o som gerado pelo choque entre as massas de quaisquer elementos. O alto falante gera seu som a partir de vibração, por isso se os dois reproduzirem o mesmo som ao mesmo tempo em oposição um ao outro boa parte das freqüências se anularão e as outras que escaparem da confusão sonora se misturarão perdendo a definição.

    Basta fazer um teste:
    1 - Arrume um amigo do seu tamanho, peso e força (eu por exemplo sou muuuuito pesado, mas fraquinho).
    2 - Coloque em uma tábua grande os dizeres 'eu sou o som' bem bonito, confeccionados em papel crepom.
    3 - Ajuste a nossa amiga tábua, que a partir daqui será chamada simplesmente de 'som', para permaneça em pé.
    4 - Cole um arranjo de cartolina no peito com a inscrição 'sou uma onda emitida pelo alto-falante'.
    5 - Ambos tomem distância, um de cada lado do 'som', e com lindo passos de balé dirijam-se rapidamente até o 'som'.
    6 - No momento do choque, verifiquem se as duas ondas uniram ou chocaram, e se o 'som' saiu do lugar como se ambas as 'ondas' entivessem viradas para o mesmo lado (recomendo fazer este teste também).
    7 - Vá a um consultório odontológico reparar os possíveis estragos provocados.

    Fora a avacalhação, entenderam o conceito???

    Kanudo!!!! Partiu!

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    KPF
    poizeh, concordo com vc... é o que eu sempre achei... vai anular tudo!

    muito boa a sua explicação. hehehehe

    drmanjuba
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pow galera, soh queria colocar dois falantes de 10 numa caixa de um de 12 pra naum ter de fazer outra.... naum precisava de tantos vetores ou mecanicas naum eheheheh
    Pelo que entendo o que acontece na mecanica, naum acontece em ondas, consequentemente, apenas no caso do sistema estar fechado (um falante REALMENTE de frente para o outro e COLADO no outro, o som sairia menos expressivo... na realidade usam esse sistema pra fazer caixas push pull onde se liga um falante com os fios trocados pra um socar o ou outro se empurrar pra tras sozinho... seria como um tem empurrando um vagao que tem motor tbm. mas a minha duvida eh se a algo como 30 graus um falante pode danificar o outro por conta da pressao sonora estar agindo apenas de um lado do outro falante (a 30 graus, apenas um dos lados de cada falante "se comunica" com o outro, e meu medo é de empenar a bobina lah nos imas do falants, ah que esses falantes se tratam de um par de roland de um Jazz chorus JC 77.
    Valeu Geral Gente!

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    drmanjuba
    a teoria de ondas, da mecânica clássica, da mecânica de fluidos (o ar onde se propagam as ondas sonoras é um fluido) é a mesma. tudo vale pra todas.

    não sei como funciona essa ligação de falante um de frente pro outro, mas com certeza eles estão invertidos entre si, senão anula...

    importante: essa interferencia construtiva entre falantes virados um pro outro que tanto se falou aí em cima, só vale para ondas transversais, só que o som é uma onda longitudinal. e pra ter interferencia construtiva entre ondas longitudinais, as duas tem que estar na mesma direção e sentido.

    é mais fácil e melhor colocar os dois lado a lado mesmo.

    dudumiquim
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara, eu num tive paciencia pra ler tudo mais vai ae minha ideia...
    Vá ate uma madeireira, compre algumas tabuas e monte vc mesmo uma caixa para os dois falantes, é muito mais simples que trabalhar com esse tanto de "ondas", "senoides", "positivo"....
    A unica coisa que vc vai precisar mesmo é soh medir a litragem necessaria para colocar os falante porque se vc ligar os falantes e coloacr dentro de uma caixa selada e pequena os falantes vao rachar. Ae vc pode fazer a caixa e colocar uns 2 dutos nela pro ar circular e pros graves da reacao do falante 'sairem' (alguma lei d newton, ação e reação)

    É, se mesmo assim vc nao consegui nada, p melhor é vender tudo e comprar uma caixa que resolva!!!

    Falow

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cacildo e mais alguem que entenda de amps e falantes....