Pra que serve uma valvula rectifier?

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # out/04


    Pra que serve uma valvula rectifier????????????

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pra transformar a voltagem alternada AC (o + e o - vão trocando de lado nos fios)em continua DC (+ de um e - do outro), usa diodos solidos para isso mas devido a caracterisca desta valvula (estado gasoso) é preferida para esta função em ampli de guitarra.

    kelson
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu perguntei pq eu já vih em alguns mesa/boogie.. e outros amps ki nao lembro agora.. alguns homemade uks e gringos.. eu já sabia ki elas eram estado gasoso.. soh nao entendia a função dela no circuito... vlw macaco veio

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    cara - pra que serve uma valvula rectifier? resp.: pra retificar o sinal, pelo teor da sua pergunta basica e supus que voce era completamente leigo e minha intenção foi explicar nos mínimos detalhes. se quer o porque se usa elas então ai vai: quando se toca num ampli valvulado mas com diodos sólidos na reticação e com o volume no talo nada de expecional acontece com o sinal amplificado ou seja tanto faz tocar com o volume alto ou baixo o som da guita permanece o mesmo (so muda o volume). Usando diodo de estado gasoso (essa valvula) o que acontece é que essa valvula não aguenta o pau com volumes altos, ao dar uma palhetada mais forte ela deixa cair a tensão (por não aguentar) e ao deixar a tensão cair o ampli distorce e (e cai um pouquinho o volume), a medida que o som das cordas vai diminuindo o volume, a valvula vai voltando ao normal e o som vai limpando e aumentado o volume, é este o efeito.

    ThE_Fe4r_guitar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio
    mas esse efeito fica lgl??
    hehehe pq num sei c todos amps valvulados eh usado isso...

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    este é o som preferido pra quem gosta de tocar blues, é uma especie de leve distorção com compressão junto, a distorção vai sumindo e o sustainer aumenta no final das notas tocadas, todo ampli a valvula da esta caracteristica no som mas é muito mais forte nos amplis com retificadora de valvula do que com diodos de silicio, por isso justifica o uso desta em alguns amplis, porem tem algumas desvantagens que alem de ser mais trabalhoso para construir o ampli esta valvula se desgasta mais depressa, alem de outras diferenças entre amplis transistorizados e valvulados esta é uma das diferenças principais.

    ThE_Fe4r_guitar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio
    e essas valvulas saum caras?

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    provavelmente bem mais baratas que as de potencia, mas to por fora de preço.

    kelson
    Veterano
    # out/04
    · votar


    vlw denovo macaco veio
    eu tbm nao falei oq eu sabia oAHEEOAH ki alias nao sei muito.. e fui meio direto e grosso na pergunta.. essas valvulas nao são tao caras mas nem compensa montar um amp com elas pq eh muitoooo muitoo trabalhoso..
    tipo.. se esse "efeito" eh especial pra blues.. (que jah vih "n" combos de blues com essa valvula) queria saber pq diabos uma mesa/boogie tem um trem dessses?? se jah vih tantos criticos de blues falaram ki eh um amp nao muito bom (pra blues) devido a cristalidade do som no limpo nao ser muito nitida.. baaah.. mas sei lah.. vlw pela esclarecida

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pra mim o mesa é o ampli mais bem feito que ja vi em termos de acabamento, durabilidade etc, a função da retificadora é essa que falei, agora o que tem que levar em conta (alem da retifier) é o tipo de valvulas de potencia usada (nos amplis potentes), basicamente tem duas, 6L6 (e outras semelhantes) e a EL34 (só EL34).
    a 6L6 (tem uma outra com outro numero que esqueci) é mais potente e tem som limpo.
    a EL34 é um pouco menos potente e tem som sujo, são valvulas um pouco diferentes e não dá pra trocar uma pela outra, então ai entra o gosto pessoal de cada um.

    kelson
    Veterano
    # out/04
    · votar


    humhum.. eu sei dessa "incompatibilidade" de pontecias.. isso varia muito pelo tamanho da placa lah ki controla o fluxo de eletrons delas e o materia ki ela eh constituida.. eu vih um cara falano ki kuanro mais "metal" dento lah.. melhor eh conduzido os eletrons..

    macaco veio
    cara tu jah viu os amp da orange.. eles vem com chaves atras onde vc seleciona se ker usar a 6L6 ou a EL34.. eh muito estranho akilo.. ou pode comprar soh com as ki vc kizer.. tem tbm um negocio no amp.. se alguma valvula parar de funcionar ele corta a tensão no meio pro amp nao pipoca de vez.. eu nao sei como funciona mas achei bem legal :)

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    a diferença de potencia entre as duas é pequena (+ou- 3 a 5 watts) as duas encaixam no mesmo soquete porem a 6L6 tem menos pinos, costumam chamar as duas de pentodo mas a 6L6 é um tetrodo mais sofisticado, quando se quer colocar 6L6 num ampli de EL34 (ou vise versa) é um minino de modificações que tem que fazer, ainda não vi nenhum esquema da orange mas vou dar uma procurada pra me ver.

    glaucius
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio

    aproveitando o topico.......qual o sintoma da valvula retificadora quando ela ta indo "pro saco"?......

    abraço.......

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    mesmo que ela esteja gasta a função dela é apenas transformar voltagem AC em DC e continua transformando até que uma hora para de uma vez. o fato dela não aguentar o tranco em altos volumes do som e dar o tal efeito está relacionado é com a carga de potencia que ela é capaz de suportar.

    glaucius
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio

    blz.....valeu.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que serve uma valvula rectifier?