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Hugo.O.H Membro Novato |
# dez/22
Pessoal, ainda sou um tanto leigo no assunto e gostaria da sua ajuda, porém no meu entendimento seria, exemplo: Uma pedaleira tem IRs e simuladores de Amplificadores etc. Pra eu usar uma pedaleira no Amplificador teria de haver um cancelamento do Pré do Amplificador, correto pois a pedaleira já possui um Pré, correto? Se no Amplificador existe essa possibilidade de cancelamento de Pré a diferença seria o falante de guitarra ao invés da ligação em linha, sendo assim então ainda existe uma diferença de timbres pela relativa conecção em linha ou no amplificador pois o amplificador possui falantes de guitarra e isso gera alguns filtros devido aos falantes serem próprios pra guitarra, correto? e a ligação em linha seria algo mais Flat (pra uma usabilidade geral certo?) seria isso.? Então assim sendo haveria uma mudança de timbres conforme ligações.? Desde já obrigado a quem puder ajudar
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HortaRates Membro |
# dez/22
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Hugo.O.H Seu entendimento (pelo que eu entendi, rs) parece correto. Mas lembre-se que tudo depende de onde você quer chegar. Assumindo que você quer ter o som da pedaleira o mais puro possível, ouvindo a mesma coisa em casa, no estúdio de ensaio e no show, o ideal seria sempre ligar a pedaleira no sistema de PA, utilizando o simulador de pre e o IR. Em teoria, o PA vai colorir menos o som e vai se ter uma consistência maior.
Se não for possível a ligação no PA, obviamente pode-se utilizar um amplificador de guitarra. Nesse caso, o ideal seria ligar a guitarra no "return" do amplificador, "pulando" o pré dele, e desligar o IR da pedaleira, pois o amplificador já tem alto falantes. Neste exemplo, o alto falante de amplificador vai alterar (possivelmente bastante) o resultado final.
Se o amplificador em questão não tiver loop de efeitos, dá pra ligar no input também. Não precisa desligar o simulador de amp da pedaleira, não tem nada de errado em misturar diferentes prés, muito pelo contrário. Mas aí o pré do amplificador vai ter influência no som, alterando mais ainda o resultado final.
Resumindo: Ligar no PA: som mais "fiel" ao da pedaleira. Ligar no loop de efeitos do amplificador: som colorido pelo alto falante do amplificador. Ligação no input do amplificador: som colorido pelo alto falante e pelo pré do amplificador.
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Hugo.O.H Membro Novato |
# dez/22 · Editado por: Hugo.O.H
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HortaRates
Resumindo: Dúvidas: Ligar no PA: som mais "fiel" ao da pedaleira. (inclusive aos simuladores de caixas e Amplificadores, correto.?)
Ligar no loop de efeitos do amplificador: som colorido pelo alto falante do amplificador.: (A questão é a que ponto seria esta coloração.?, sendo algo sutil talvez com os Knobs do amplificador, já pudesse haver um ajuste e igualar ao PA). Porém, A que ponto estaria isso ou esta coloração a um som Sintético e orgânico, lembrando que são simuladores então por si só creio que já não seja tão orgânico, (ou seja enfim). Quanto ao próprio Amplificador simulado em si, há relatos que dizem que: Se vc colocar uma simulação de certa pedaleira e ao lado o próprio amplificador simulado e fechar os olhos, não saiba distinguir qual é qual enfim.)
Ligação no input do amplificador: som colorido pelo alto falante e pelo Pré do amplificador: (neste quesito creio que as possibilidades anteriores a algum tipo de fidelidade sejam mais complicadas, não que sejam boas ou ruins, mas se tratando de simulação, certo.?).
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BrotherCrow Membro Novato |
# dez/22
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Hugo.O.H O teu raciocínio tá certo. Mas cada caso tem que testar e ver o que te agrada. O som mais fiel ao da pedaleira nem sempre é o melhor som. Tem coisas básicas do tipo não colocar um som com reverb e delay entrando em um amp sujo pra não embolar. Soma de prés pode dar coisa boa. Colocar simulador de falante junto com o falante do amp pode soar bem no quarto, mas pela minha experiência faz você sumir na mix. E o PA também colore o som de certa forma, porque nem todos os PAs soam iguais. Claro que colore muito menos que um falante de guitarra, mas colore. Um tempo atrás eu usei a carcaça de um Fender Frontman 10G pra fazer um cab de 8 polegadas e fiz uns vídeos que talvez ilustrem algumas das tuas dúvidas. Esse aqui é com uma Zoom G1X Four indo pro return de um amp desses simplezinhos da Hotone, e dali pra caixa:
E esse aqui é com a guitarra ligada no input de um Quilter Interblock (um ÓTIMO amp portátil em forma de pedal), com um Boss FDR1 no loop de efeitos e indo do amp pra esse mesmo cab de 8 polegadas. Ambos os vídeos foram microfonados com um Sennheiser e609:
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foca2 Membro Novato |
# dez/22 · Editado por: foca2
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Hugo.O.H (A questão é a que ponto seria esta coloração.?, sendo algo sutil talvez com os Knobs do amplificador, já pudesse haver um ajuste e igualar ao PA).
Se você está ligando no return do ampli, é provável que o equalizador nem entre na jogada.
Mas a "coloração" citada é a coloração de falante. É o que dá som "de guitarra" pra uma guitarra. Se você está ligando no return de um ampli de guitarra com falante de guitarra, pode desligar o IR da pedaleira, porque o falante já faz o que o IR faz.
Uma pergunta, porque vc quer fidelidade? "Som de guitarra" e "fidelidade" são dois termos que não cabem exatamente na mesma frase.
Tanto o IR quanto um falante de guitarra existem justamente pra retirar qualquer traço de "alta fidelidade" do som.
Porém:
Ao ligar no pre-amp, o problema não é exatamente fidelidade, mas sim distorção... distorção depois de reverb/delay muda bastante o som. É algo que funciona pra timbres mais rusticos (Jimmy Page, Van Halen, The Edge), mas pra cleans/heavy já complica.
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anderson_gesteira Membro Novato |
# dez/22
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Cara, da pra fazer um hibrido (usar as duas coisas) que fica muito boa. Uma vez usando a X- Vamp liguei o a guitarra na pedaleira e a pedaleira no amplificador com o simulador de falante desligada. Como meu amplificador não tem saída de linha, liguei na segunda saída da X-Vamp (a estéreo) na minha outra pedaleira que tem simulador de falante e ficou muito bom o som assim.
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