Uso de IRs via pedaleira e ligações via Amplificares ou Ligação em linha. Opiniões

    Autor Mensagem
    Hugo.O.H
    Membro Novato
    # 04/dez/22 14:09


    Pessoal, ainda sou um tanto leigo no assunto e gostaria da sua ajuda, porém no meu entendimento seria, exemplo: Uma pedaleira tem IRs e simuladores de Amplificadores etc. Pra eu usar uma pedaleira no Amplificador teria de haver um cancelamento do Pré do Amplificador, correto pois a pedaleira já possui um Pré, correto? Se no Amplificador existe essa possibilidade de cancelamento de Pré a diferença seria o falante de guitarra ao invés da ligação em linha, sendo assim então ainda existe uma diferença de timbres pela relativa conecção em linha ou no amplificador pois o amplificador possui falantes de guitarra e isso gera alguns filtros devido aos falantes serem próprios pra guitarra, correto? e a ligação em linha seria algo mais Flat (pra uma usabilidade geral certo?) seria isso.? Então assim sendo haveria uma mudança de timbres conforme ligações.?
    Desde já obrigado a quem puder ajudar

    HortaRates
    Membro
    # 04/dez/22 15:25
    · votar


    Hugo.O.H
    Seu entendimento (pelo que eu entendi, rs) parece correto. Mas lembre-se que tudo depende de onde você quer chegar. Assumindo que você quer ter o som da pedaleira o mais puro possível, ouvindo a mesma coisa em casa, no estúdio de ensaio e no show, o ideal seria sempre ligar a pedaleira no sistema de PA, utilizando o simulador de pre e o IR. Em teoria, o PA vai colorir menos o som e vai se ter uma consistência maior.

    Se não for possível a ligação no PA, obviamente pode-se utilizar um amplificador de guitarra. Nesse caso, o ideal seria ligar a guitarra no "return" do amplificador, "pulando" o pré dele, e desligar o IR da pedaleira, pois o amplificador já tem alto falantes. Neste exemplo, o alto falante de amplificador vai alterar (possivelmente bastante) o resultado final.

    Se o amplificador em questão não tiver loop de efeitos, dá pra ligar no input também. Não precisa desligar o simulador de amp da pedaleira, não tem nada de errado em misturar diferentes prés, muito pelo contrário. Mas aí o pré do amplificador vai ter influência no som, alterando mais ainda o resultado final.

    Resumindo:
    Ligar no PA: som mais "fiel" ao da pedaleira.
    Ligar no loop de efeitos do amplificador: som colorido pelo alto falante do amplificador.
    Ligação no input do amplificador: som colorido pelo alto falante e pelo pré do amplificador.

    Hugo.O.H
    Membro Novato
    # 04/dez/22 16:17 · Editado por: Hugo.O.H
    · votar


    HortaRates

    Resumindo: Dúvidas:
    Ligar no PA: som mais "fiel" ao da pedaleira. (inclusive aos simuladores de caixas e Amplificadores, correto.?)

    Ligar no loop de efeitos do amplificador: som colorido pelo alto falante do amplificador.:
    (A questão é a que ponto seria esta coloração.?, sendo algo sutil talvez com os Knobs do amplificador, já pudesse haver um ajuste e igualar ao PA). Porém, A que ponto estaria isso ou esta coloração a um som Sintético e orgânico, lembrando que são simuladores então por si só creio que já não seja tão orgânico, (ou seja enfim). Quanto ao próprio Amplificador simulado em si, há relatos que dizem que: Se vc colocar uma simulação de certa pedaleira e ao lado o próprio amplificador simulado e fechar os olhos, não saiba distinguir qual é qual enfim.)

    Ligação no input do amplificador: som colorido pelo alto falante e pelo Pré do amplificador:
    (neste quesito creio que as possibilidades anteriores a algum tipo de fidelidade sejam mais complicadas, não que sejam boas ou ruins, mas se tratando de simulação, certo.?).

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 05/dez/22 12:10
    · votar


    Hugo.O.H
    O teu raciocínio tá certo. Mas cada caso tem que testar e ver o que te agrada. O som mais fiel ao da pedaleira nem sempre é o melhor som. Tem coisas básicas do tipo não colocar um som com reverb e delay entrando em um amp sujo pra não embolar. Soma de prés pode dar coisa boa. Colocar simulador de falante junto com o falante do amp pode soar bem no quarto, mas pela minha experiência faz você sumir na mix.
    E o PA também colore o som de certa forma, porque nem todos os PAs soam iguais. Claro que colore muito menos que um falante de guitarra, mas colore.
    Um tempo atrás eu usei a carcaça de um Fender Frontman 10G pra fazer um cab de 8 polegadas e fiz uns vídeos que talvez ilustrem algumas das tuas dúvidas.
    Esse aqui é com uma Zoom G1X Four indo pro return de um amp desses simplezinhos da Hotone, e dali pra caixa:



    E esse aqui é com a guitarra ligada no input de um Quilter Interblock (um ÓTIMO amp portátil em forma de pedal), com um Boss FDR1 no loop de efeitos e indo do amp pra esse mesmo cab de 8 polegadas. Ambos os vídeos foram microfonados com um Sennheiser e609:



    foca2
    Membro Novato
    # 09/dez/22 12:11 · Editado por: foca2
    · votar


    Hugo.O.H
    (A questão é a que ponto seria esta coloração.?, sendo algo sutil talvez com os Knobs do amplificador, já pudesse haver um ajuste e igualar ao PA).

    Se você está ligando no return do ampli, é provável que o equalizador nem entre na jogada.

    Mas a "coloração" citada é a coloração de falante. É o que dá som "de guitarra" pra uma guitarra. Se você está ligando no return de um ampli de guitarra com falante de guitarra, pode desligar o IR da pedaleira, porque o falante já faz o que o IR faz.

    Uma pergunta, porque vc quer fidelidade? "Som de guitarra" e "fidelidade" são dois termos que não cabem exatamente na mesma frase.

    Tanto o IR quanto um falante de guitarra existem justamente pra retirar qualquer traço de "alta fidelidade" do som.

    Porém:

    Ao ligar no pre-amp, o problema não é exatamente fidelidade, mas sim distorção... distorção depois de reverb/delay muda bastante o som. É algo que funciona pra timbres mais rusticos (Jimmy Page, Van Halen, The Edge), mas pra cleans/heavy já complica.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 10/dez/22 12:09
    · votar


    Cara, da pra fazer um hibrido (usar as duas coisas) que fica muito boa. Uma vez usando a X- Vamp liguei o a guitarra na pedaleira e a pedaleira no amplificador com o simulador de falante desligada. Como meu amplificador não tem saída de linha, liguei na segunda saída da X-Vamp (a estéreo) na minha outra pedaleira que tem simulador de falante e ficou muito bom o som assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de IRs via pedaleira e ligações via Amplificares ou Ligação em linha. Opiniões