Dúvida Single Rectifier com Válvulas EL34 ou E34L

    Autor Mensagem
    Fox_16
    Membro Novato
    # mar/22


    Boa tarde,
    Tenho mesa boggie single rectifier com válvulas 6l6, na parte de trás do meu amplificador tem uma chave que posso mudar para válvulas EL34, teria algumas dúvidas e se alguém mais experiente no assunto puder me ajudar.

    As válvulas E34L eu poderia usar normalmente no lugar das EL34? Tem muita diferença entre elas? Uma é melhor que outra?
    Essa troca de modelo para EL pode danificar o Head? Pergunto isso pois estava procurando para compra as válvulas e encontrei somente a E34L na Altana Tubes e me responderam assim “ Peço que antes de optar por usar EL34 no Mesa Boggie, leia o manual sobre todos os problemas e consequências dessa alteração. Nossa recomendação é para que não use EL34 neste equipamento. Apesar da chave dar a impressão de ser uma transição simples, existem vários problemas, como superaquecimento e limite de tempo de operação que devem ser respeitadas quando operar com EL34. Caso use o equipamento profissionalmente, tenha em mente que pode ocorrer falha abrupta do amplificador durante a utilização. Consulte o manual para maiores detalhes e tenha certeza de concordar com os riscos envolvidos nessa modificação antes de proceguir.”

    Fiquei um pouco confuso pois qual seria a vantagem de ter o seletor de troca de modelo de válvula se essa mudança faria mal ao Amp,.

    Alguém poderia me dar uma luz, se isso realmente procede

    Muito obrigado

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: foca2
    · votar


    Fox_16
    As válvulas E34L eu poderia usar normalmente no lugar das EL34?

    Recalibrando o bias pode colocar qualquer válvula, desde que encaixe no soquete e se adeque as especificações.

    Tem muita diferença entre elas?

    Não. São especificações de ganho diferente. Faz diferença pro engenheiros.

    Uma é melhor que outra?

    Definitivamente não.

    Fiquei um pouco confuso pois qual seria a vantagem de ter o seletor de troca de modelo de válvula se essa mudança faria mal ao Amp

    Conforme eu disse acima, pode colocar quase qualquer válvula em qualquer ampli, desde que se recalibre o bias.

    Porém no Rectifier (ao menos no meu, mas o meu é o Dual, já tá meio velho) não existe essa calibragem, então é necessário colocar válvulas cujo ganho esteja dentro das especificações.

    O que a Mesa Boogie fazia era vender válvulas pré-testadas na lojinha deles. Elas são meio que "garantidas" pra funcionar no seu ampli.

    A vantagem é que você não fica preso num só modelo de válvula, já que os preços variam. A desvantagem é que você precisa comprar da Mesa Boogie, ou precisa comprar e medir as especificações delas antes de instalar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Single Rectifier com Válvulas EL34 ou E34L