[Duvida]Amplificador com bsrulho alto e não sai som do instrumento

    Autor Mensagem
    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: xJoel


    Bom dia, bem vamos lá..
    Comprei um amplificador warm music 108 dr nesse domingo, e não tinha como testar na hora a pessoa ligou no som do carro dela pra testar (ligou direto no alto falante) ate ai eu sei que so deu pra testar se o alto falante estava funcionando.
    Chegando em casa (3 a 4h depois de viagem de trem) fui testar o amplificador e tava um ruido alto tipo um tuuuuuuum (barulho de transformador ou algo do tipo) saindo do alto falante. Pluguei minha guitarra e nada de som.
    Pesquisando no google, youtube e ate aqui no fórum achei problemas parecidos que foram solucionados trocando o TDA2030.
    Pois bem, comprei 2 benditos ontem e removi o antigo e troquei.
    Antes verifiqueia placa e nao tem nada de anormal. Nunca foi Aberta pelo que olhei
    O barulhão na hora de ligar parou, mas agora da um barulho ainda maior na hora de plugar o cabo p10 (so quando pluga) parecendo um avião. E o som do instrumento continua a não sair.
    Enfim, dei uma lida em outros locais e falaram que o tda2030 é bem sensivel ao calor, nao sei se demorei demais pra soldar e esquentou muito o bixo.
    Estou meio sem saber o que pode ter acontecido.
    Pode parecer besta mas cair estanho no trilho próximo pode ter acarretado isso?

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    ja testou com outro cabo?enfim pode ser muitas coisas, a entrada, os potenciômetros,a guitarra...ja olhou o alto falante, os fios que chegam nele?

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: xJoel
    · votar


    Sim, a guitarra esta Ok, Funcionando td de boa.
    O cabo eu tenho um p10 p2 que conecto a guitarra no pc pra usar o amplitude e o outro p10 p10. Ambos quando plugam fazem a mesma coisa.
    Quando chegar em casa posto um video de como esta a situação.
    Alto falante retirei e testei. Tudo ok

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    xJoel
    Isso tá me cheirando a TDA2030 falsificado. Comprou ele aonde?

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Ramsay
    Comprei na Santa Ifigênia ontem.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ramsay
    · votar


    xJoel
    Se comprou dois TDA2030 então experimenta o outro e tenta não demorar muito na soldagem.
    Se não resolver ou os TDA2030 são de fato falsificados (lojas físicas tb vendem componentes falsificados) ou então pode haver algum outro transistor queimado e desse jeito só pesquisando e medindo até descobrir.

    Edit:
    Outra hipótese é que o ruído que aparece quando pluga a guitarra esteja sendo causado por solda fria ou mal contato nas soldas do jack P10 na placa de circuito e por isso sugiro tb que refaça as soldas do jack P10 do amp.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: xJoel
    · votar


    Postei 1 video que fiz antes de trocar o tda, ate enviei pro vendedor do amp na hora, e outro video apos a troca do tda2030.
    Vou testar a troca do tda novamente pra ver se para o problema.
    A medição seria somente nos transistores ou nos capacitores tambem? (Sou meio leigo em eletrônica)

    Antes da troca do tda: https://youtu.be/Lro61w-hcNQ
    Após a troca: https://youtu.be/TYQ9WoWKf5Y

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ramsay
    · votar


    xJoel
    A julgar pelo 2º vídeo após a troca tem outros componentes queimados além do TDA 2030 e não são capacitores.
    Se é meio leigo em eletrônica sugiro que leve o amp a um técnico.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/21 · Editado por: LeandroP
    · votar


    xJoel

    Um amigo trouxe pra mim um amplificador Meteoro Nitrous de 20watts com as mesmas características. Liguei pra testar e só ouvia um barulho mesmo, e nada do instrumento. Na hora eu chutei que fosse algum capacitor. Desmontei o amplificador e verifiquei, era de fato o capacitor. No caso deste amplificador, tem 2 capacitores de 2200μF - 25v. Peça muito barata, algo em torno de R$ 1,50 a unidade. Substituí a peça e o amplificador voltou a funcionar perfeitamente. Verifique se não são os capacitores também. Se for, basta substituir. No meu caso foi fácil verificar porque um dos capacitores estava estufado (troquei logo os dois). E depois eu fui saber que o amplificador tinha sido ligado em 220v sem mudar a chave pra 110v. Queimou o fusível, e mesmo assim ainda chegou a queimar os capacitores.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    @ramsey
    Eu vou trocar o tda novamente, mas antes dar uma olhada nos outros componentes com um multimetro, vamos ver se consigo detectar alguma coisa.

    @Leandro, vou dar uma olhada neles. Até então eu sei que o antigo dono usava no carro dele plugado direto no alto falante do amplificador, nao sei se foi por causa disso que deve ter danificado algo.

    Eu havia olhado bem de perto nos componentes e nenhum me pareceu estufado ou queimado.
    Segue algumas fotos da placa desse amplificador. Achei ate um esquema elétrico dele.

    https://imgur.com/a/RQFy1lF

    Estou querendo eu mesmo resolver esse problema, paguei os 150$ que tinha e fui ate a casa do chapeu buscar ele kkk.
    Eu acho que pelo preço e pelo que ele tem compensa tentar arrumar, vou tentar por mim e se nso conseguir levo a algum técnico, mas se não tiver jeito vou ter que devolver mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/21
    · votar


    xJoel

    Os capacitores parecem mesmo estarem bons.
    Veja se ele funciona na mesma saída que ele usou pra ligar no carro. Se eu entendi bem, me parece que a saída pra caixa pode estar queimado.

    É horrível negociar com gente de má fé. Já me dei mal comprando/trocando pedal sem testar. A gente aposta na boa fé da pessoa, e isso é cada vez mais raro.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Achei até um esquema elétrico dele.
    xJoel
    Se conseguiu o esquema elétrico dele então posta o link aqui a fim de que possamos te ajudar melhor.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    @LeandroP
    É, fui pela palavra mesmo da pessoa.. vou da uma testada nisso, ainda não cheguei em casa.

    @ramsey
    Segue: https://dadospdf.com/download/alimentaao-do-ci-alimentaao-do-ci-_5a4cf 3ecb7d7bcab672b90a9_pdf

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ramsay
    · votar


    xJoel
    Se vc tem multímetro e sabe usá-lo é sinal de que entende algo de eletrônica.

    Analisando o esquema notei que esse amp só tem circuitos integrados e não utiliza transistores.

    Comece medindo a voltagem DC entre os pinos 8 e o chassis e entre os pinos 4 e o chassis dos TL072 e veja se estão marcando +18V e -18V respectivamente.

    Coloque o dedo indicador em cada um dos TL072 e verifique se nenhum deles está super aquecido, o que poderia indicar um curto ou semi-curto.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: xJoel
    · votar


    Comece medindo a voltagem DC entre os pinos 8 e o chassis e entre os pinos 4 e o chassis dos TL072 e veja se estão marcando +18V e -18V
    Boa tarde, desculpe a demora foi meio corrido pra mim ontem.
    https://imgur.com/a/njWf2EY

    Coloquei uma seta ali na direita pra indicar o lado superior que utilizei como base (mas acho que é o contrario no esquema kk)
    Fiz a conferencias das voltagens, ficaram entre 13.9 e 14.5.
    Nos pinos superiores da direita indicavam negativo e os inferiores da esquerda positivo. Ambos oscilando entre 13.9 e 14.5v.
    Creio que esteja invertido na minha mediçao os pinos 4 e 8, sendo os 4 os superiores e os 8 inferiores.

    Nenhum deles apresentou aquecimento na hora de ligar.

    Retirei a placa dissipadora do tda2030 e aquele barulhao sumiu na hora, porem o som ainda não sai.
    Fiz um teste rapido pois sei que ela superaquece rapidamente.
    Fui colocar de novo o dissipador e liguei o amp sem novamente e o barulho voltou mesmo sem o dissipador.

    Notei que ao "assoprar" o tda2030 o barulho começa a sumir, sera que é algum superaquecimento no mesmo?

    Resumo: ainda não sai som da guitarra. Rs
    Edit: video do dissipador e o barulho que faz ao toca-lo
    https://youtu.be/qrc9bys5pJ8

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    xJoel
    Presumo que aquela porca que prende o dissipador é ligada a alguma parte metálica ou ao chassis do amp confere?
    Porque se for, o TD2030 TEM QUE SER ISOLADO DO METAL DO DISSIPADOR através de uma placa de mica isolante e uma arruela de plástico para isolar o parafuso de fixação.
    Além disso as voltagens estão baixas pois deveriam marcar na faixa de +18 e -18V.

    Retirei a placa dissipadora do tda2030 e aquele barulhao sumiu na hora, porem o som ainda não sai.
    Fiz um teste rapido pois sei que ela superaquece rapidamente.
    Fui colocar de novo o dissipador e liguei o amp sem novamente e o barulho voltou mesmo sem o dissipador.


    Isso indica esse TDA2030 queimou ou está em semi-curto, por isso sugiro que troque pelo outro TDA2030 e ligue sem o dissipador só pra ver se sai som.
    Se ainda assim não resolver é sinal que de fato os TDA2030 que comprou são falsificados.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Porque se for, o TD2030 TEM QUE SER ISOLADO DO METAL DO DISSIPADOR através de uma placa de mica isolante e uma arruela de plástico para isolar o parafuso de fixação

    Entendi. Quando retirei o tda estava sem. E o dissipador estava meio caido.

    Além disso as voltagens estão baixas pois deveriam marcar na faixa de +18 e -18V

    No caso preciso substituir eles?

    Isso indica esse TDA2030 queimou ou está em semi-curto, por isso sugiro que troque pelo outro TDA2030 e ligue sem o dissipador só pra ver se sai som.

    Farei isso novamente e posto o resultado.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: xJoel
    · votar


    Bom dia.
    Preferi entregar de volta o amp e comprar outro.
    Agradeço a todos que dedicaram seu tempo em me ajudar!.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    xJoel
    Pelo jeito vc trocou o TDA2030 e mesmo assim não deu som o que significa, além de TDA2030 falsificado, problema em outros componentes do circuito.
    Menos mal que conseguiu devolver.

    xJoel
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Pelo jeito vc trocou o TDA2030 e mesmo assim não deu som o que significa, além de TDA2030 falsificado, problema em outros componentes do circuito.
    Menos mal que conseguiu devolver.

    Sim eu pensei o mesmo.
    Não sou expert em eletrônica mas pelo menos uma solda correta eu consigo fazer kkk.

    Acabei pegando um amplificador BORNE MG30. Não tem as mesmas funcionalidades do outro mas vai me atender bem pra estudos.

    Mais uma vez agradeço a ajuda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida]Amplificador com bsrulho alto e não sai som do instrumento