DÚVIDA Vitrola e Caixa de som Valvulada

    Autor Mensagem
    CarolVitrola
    Membro Novato
    # 18/nov/19 17:22


    Olá, galera
    Eu preciso de ajuda para entender o que eu tenho.
    Eu tenho uma vitrola da Phillips modelo 460 que veio com uma caixa de som. É da década de 70, ambos originais. Só que o som só sai depois de um tempo, quando a música já tocou uns 40 segundos. Eu sempre achei que era mal contato do fio de saída, aí ficava mexendo no fio. Mas alguém me falou sobre alguma coisa VALVULADA que precisa ser esquentada.
    Eu não faço ideia sobre o assunto e preciso me esclarecer sobre o que eu tenho. Atualmente to em outro país e quero comprar uma nova VITROLA, mas eu queria com aquele som diferentão, que acho que é devido à caixa de som/amplificador valvulado... Existem produtos novos que são valvulados?
    Então minha caixa de som é valvulada, é isso?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 19/nov/19 12:51
    · votar


    Lembra das TVs velhas de tubo, que as vezes, depois de muito usada, ela demorava um tempo até aparecer a imagem? Isso acontece porque as válvulas (tubos) têm que aquecer.
    Não conheço esse modelo aí então não sei dizer se este equipo é valvulado, mas da rápida pesquisa que fiz, era um modelo bem meia-boca da philips. Se vc tem condições, é melhor deixar somente como peça decorativa mesmo e comprar uma nova. Todavia, se busca um som bom e com sonoridade "vintage", valvulado é o caminho.

    Sim, existem produtos valvulados novos, mas eu particularmente manjo mais de equipos de estúdio e instrumentos, onde a proposta é outra, então não posso oferecer muita ajuda. Uma sugestão de equipo nacional valvulado pra som hi-fi é o Acedo (link), mas como vc está fora, não acho que seria viável comprar este.

    Vamos aguardar as opiniões dos outros audiófilos de plantão do fórum... alguém aí pode convocar o Lelo Mig, por favor? Acho que ele vai saber responder... talvez o Bertola també, o Del-Rei, etc...

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/nov/19 13:10 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    CarolVitrola
    ´
    Vamos lá:

    Estas vitrolas antigas possuíam amplificador valvulado. O que comumente se chama de vitrola é o conjunto pick up (toca discos) + amplificador + caixas (muitas vezes tudo embutido em uma só peça).

    Sim, a válvula "acende" e vai aquecendo. Atinge seu potencial quando totalmente "acesa"... isso leva alguns segundos, até minutos. Então é normal, assim como eram nas antigas TV, no exemplo dado acima pelo nosso colega acabaramosnicks, levar um tempo até o som ou imagem ser reproduzido. O aparelho precisa "esquentar".

    "Então minha caixa de som é valvulada, é isso?"

    Na verdade, o amplificador de sua vitrola é valvulado.

    "eu queria com aquele som diferentão"

    Teoricamente, se você comprar uma pick up (toca discos) ligar num amplificador valvulado e em caixas de som conseguirá este som "diferentão".

    O problema é que amplificadores valvulados Hi-Fi, ou seja, para reprodução de discos, rádio, CDs e etc, são bastante difíceis de encontrar e quando encontra são muito caros. Você encontra no ML e etc, mas é bem complicado saber se é bem construído e etc., exige um certo conhecimento.

    Para guitarras eles continuam sendo produzidos, mas para som Hi-Fi o "buraco" é mais embaixo, geralmente sob encomenda e as empresas com produção em linha, costumam ser "produtos de elite" bem caros.

    O ideal é ir a uma loja especializada e conversar com vendedores.

    Mas, SIM, se você comprar um bom amplificador valvulado Hi-Fi ligar um toca discos e as caixas corretas para o ampli, terá este som Maravilhosamente Diferentão que só uma amplificação à válvula permite.

    Apenas como exemplo (não sei se presta) só prá você entender:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751878617-amplificador-estereo -hi-fi-hi-end-valvulado-5050-w-_JM?quantity=1&variation=45283053944#po sition=1&type=item&tracking_id=5ab78d9a-d0f6-4d0a-ae51-e6100cb4f9ae

    "Atualmente to em outro país e quero comprar uma nova VITROLA"

    Dependendo do País em que esta, pode ser mais fácil. Qualquer coisa diga o País e tento ajudá-la com relação a lojas especializadas se estiver sob meu alcance.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 19/nov/19 17:08
    · votar


    CarolVitrola
    https://www.google.com/search?q=Philips+460&rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR84 6&sxsrf=ACYBGNRKVeb5p_bVQ4cZMrm1fFL7q-OUfQ:1574194053831&tbm=isch&sour ce=iu&ictx=1&fir=xRC74M053S1v5M%253A%252CTq98LQdcGMwsEM%252C_&vet=1&us g=AI4_-kRBZgQ9aYuL6TRXznYzeRs1rCVQYQ&sa=X&ved=2ahUKEwiH-4rrifflAhUMJrk GHTCiBvAQ9QEwAnoECAYQDA#imgrc=xRC74M053S1v5M:
    Se a sua vitrola é essa, ela NÃO é valvulada.
    E está com defeito...
    Abç

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # 29/nov/19 12:00
    · votar


    camarada! já que está em outro país (dependendo do país) encontrar aparelhos vintage valvulado é bem mais facil e barato! das que eu conheço Marantz e Mcintoch produziam ótimos aparelhos desse tipo!
    só tome cuidado com o mundo da audiofilia! mesmo em nível amador é muito caro!! hahahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DÚVIDA Vitrola e Caixa de som Valvulada