DÚVIDA Vitrola e Caixa de som Valvulada

    Autor Mensagem
    CarolVitrola
    Membro Novato
    # nov/19


    Olá, galera
    Eu preciso de ajuda para entender o que eu tenho.
    Eu tenho uma vitrola da Phillips modelo 460 que veio com uma caixa de som. É da década de 70, ambos originais. Só que o som só sai depois de um tempo, quando a música já tocou uns 40 segundos. Eu sempre achei que era mal contato do fio de saída, aí ficava mexendo no fio. Mas alguém me falou sobre alguma coisa VALVULADA que precisa ser esquentada.
    Eu não faço ideia sobre o assunto e preciso me esclarecer sobre o que eu tenho. Atualmente to em outro país e quero comprar uma nova VITROLA, mas eu queria com aquele som diferentão, que acho que é devido à caixa de som/amplificador valvulado... Existem produtos novos que são valvulados?
    Então minha caixa de som é valvulada, é isso?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Lembra das TVs velhas de tubo, que as vezes, depois de muito usada, ela demorava um tempo até aparecer a imagem? Isso acontece porque as válvulas (tubos) têm que aquecer.
    Não conheço esse modelo aí então não sei dizer se este equipo é valvulado, mas da rápida pesquisa que fiz, era um modelo bem meia-boca da philips. Se vc tem condições, é melhor deixar somente como peça decorativa mesmo e comprar uma nova. Todavia, se busca um som bom e com sonoridade "vintage", valvulado é o caminho.

    Sim, existem produtos valvulados novos, mas eu particularmente manjo mais de equipos de estúdio e instrumentos, onde a proposta é outra, então não posso oferecer muita ajuda. Uma sugestão de equipo nacional valvulado pra som hi-fi é o Acedo (link), mas como vc está fora, não acho que seria viável comprar este.

    Vamos aguardar as opiniões dos outros audiófilos de plantão do fórum... alguém aí pode convocar o Lelo Mig, por favor? Acho que ele vai saber responder... talvez o Bertola també, o Del-Rei, etc...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    CarolVitrola
    ´
    Vamos lá:

    Estas vitrolas antigas possuíam amplificador valvulado. O que comumente se chama de vitrola é o conjunto pick up (toca discos) + amplificador + caixas (muitas vezes tudo embutido em uma só peça).

    Sim, a válvula "acende" e vai aquecendo. Atinge seu potencial quando totalmente "acesa"... isso leva alguns segundos, até minutos. Então é normal, assim como eram nas antigas TV, no exemplo dado acima pelo nosso colega acabaramosnicks, levar um tempo até o som ou imagem ser reproduzido. O aparelho precisa "esquentar".

    "Então minha caixa de som é valvulada, é isso?"

    Na verdade, o amplificador de sua vitrola é valvulado.

    "eu queria com aquele som diferentão"

    Teoricamente, se você comprar uma pick up (toca discos) ligar num amplificador valvulado e em caixas de som conseguirá este som "diferentão".

    O problema é que amplificadores valvulados Hi-Fi, ou seja, para reprodução de discos, rádio, CDs e etc, são bastante difíceis de encontrar e quando encontra são muito caros. Você encontra no ML e etc, mas é bem complicado saber se é bem construído e etc., exige um certo conhecimento.

    Para guitarras eles continuam sendo produzidos, mas para som Hi-Fi o "buraco" é mais embaixo, geralmente sob encomenda e as empresas com produção em linha, costumam ser "produtos de elite" bem caros.

    O ideal é ir a uma loja especializada e conversar com vendedores.

    Mas, SIM, se você comprar um bom amplificador valvulado Hi-Fi ligar um toca discos e as caixas corretas para o ampli, terá este som Maravilhosamente Diferentão que só uma amplificação à válvula permite.

    Apenas como exemplo (não sei se presta) só prá você entender:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751878617-amplificador-estereo -hi-fi-hi-end-valvulado-5050-w-_JM?quantity=1&variation=45283053944#po sition=1&type=item&tracking_id=5ab78d9a-d0f6-4d0a-ae51-e6100cb4f9ae

    "Atualmente to em outro país e quero comprar uma nova VITROLA"

    Dependendo do País em que esta, pode ser mais fácil. Qualquer coisa diga o País e tento ajudá-la com relação a lojas especializadas se estiver sob meu alcance.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    CarolVitrola
    https://www.google.com/search?q=Philips+460&rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR84 6&sxsrf=ACYBGNRKVeb5p_bVQ4cZMrm1fFL7q-OUfQ:1574194053831&tbm=isch&sour ce=iu&ictx=1&fir=xRC74M053S1v5M%253A%252CTq98LQdcGMwsEM%252C_&vet=1&us g=AI4_-kRBZgQ9aYuL6TRXznYzeRs1rCVQYQ&sa=X&ved=2ahUKEwiH-4rrifflAhUMJrk GHTCiBvAQ9QEwAnoECAYQDA#imgrc=xRC74M053S1v5M:
    Se a sua vitrola é essa, ela NÃO é valvulada.
    E está com defeito...
    Abç

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    camarada! já que está em outro país (dependendo do país) encontrar aparelhos vintage valvulado é bem mais facil e barato! das que eu conheço Marantz e Mcintoch produziam ótimos aparelhos desse tipo!
    só tome cuidado com o mundo da audiofilia! mesmo em nível amador é muito caro!! hahahaha

    CarolVitrola
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: CarolVitrola
    · votar


    Lelo Mig, muito obrigada pelo teu esclarecimento.
    Só para tornar mais clara a situação: minha vitrola é PHILIPS 346 feita na Alemanha, é um modelo exportação, e não é a 460 como eu falei antes, me confundi: é esse aqui o que tenho lá no Brasil: https://lista.mercadolivre.com.br/toca-disco-philips-346-germany
    Ela está inteira, só que sempre ouvi ela junto com uma caixa de som feia, feita de madeira (50cmx15cm), e nessa caixa o som saía apenas depois de uns 50 segundos de música. Então essa caixa que é valvulada e dá o som que me agrada, pelo que entendi.
    Eu moro em Berlin, e não pretendo por enquanto trazer a vitrola do Brasil pra cá, por que ela é lembrança de infância e tenho medo de estragá-la, já que ela está completa, e com agulha sobressalente. O que me atormenta agora é o amplificador, por que to vendo que é caro e luxo para eu ter na minha sala ''apenas para ouvir música'', já que não toco instrumentos.

    Não faria mal eu comprar então uma vitrola moderna e um amplificador valvulado, mesmo sendo novos poderiam dar uma boa experiência com vinis antigos? Minha caixa de som lá do Brasil saia um som bem grave, eu gosto disso. Aqui em Berlin eu estava querendo uma vitrola quadradona, com gabinete de madeira, retro bem anos 70. No Ebay tem vários modelos, mas sempre faltando uma peça ou com defeito, penso que para leigos como eu, seja melhor comprar novo em loja. Certo?

    CarolVitrola
    ´
    Vamos lá:

    Estas vitrolas antigas possuíam amplificador valvulado. O que comumente se chama de vitrola é o conjunto pick up (toca discos) + amplificador + caixas (muitas vezes tudo embutido em uma só peça).

    Sim, a válvula "acende" e vai aquecendo. Atinge seu potencial quando totalmente "acesa"... isso leva alguns segundos, até minutos. Então é normal, assim como eram nas antigas TV, no exemplo dado acima pelo nosso colega acabaramosnicks, levar um tempo até o som ou imagem ser reproduzido. O aparelho precisa "esquentar".

    "Então minha caixa de som é valvulada, é isso?"

    Na verdade, o amplificador de sua vitrola é valvulado.

    "eu queria com aquele som diferentão"

    Teoricamente, se você comprar uma pick up (toca discos) ligar num amplificador valvulado e em caixas de som conseguirá este som "diferentão".

    O problema é que amplificadores valvulados Hi-Fi, ou seja, para reprodução de discos, rádio, CDs e etc, são bastante difíceis de encontrar e quando encontra são muito caros. Você encontra no ML e etc, mas é bem complicado saber se é bem construído e etc., exige um certo conhecimento.

    Para guitarras eles continuam sendo produzidos, mas para som Hi-Fi o "buraco" é mais embaixo, geralmente sob encomenda e as empresas com produção em linha, costumam ser "produtos de elite" bem caros.

    O ideal é ir a uma loja especializada e conversar com vendedores.

    Mas, SIM, se você comprar um bom amplificador valvulado Hi-Fi ligar um toca discos e as caixas corretas para o ampli, terá este som Maravilhosamente Diferentão que só uma amplificação à válvula permite.

    Apenas como exemplo (não sei se presta) só prá você entender:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751878617-amplificador-estereo -hi-fi-hi-end-valvulado-5050-w-_JM?quantity=1&variation=45283053944#po sition=1&type=item&tracking_id=5ab78d9a-d0f6-4d0a-ae51-e6100cb4f9ae

    "Atualmente to em outro país e quero comprar uma nova VITROLA"

    Dependendo do País em que esta, pode ser mais fácil. Qualquer coisa diga o País e tento ajudá-la com relação a lojas especializadas se estiver sob meu alcance.


    CarolVitrola
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: CarolVitrola
    · votar


    Oi, Maurício Luiz Bertola, obrigada pela resposta. Desculpe, mas minha memória falhou e eu confundi o modelo, não é 460, mas sim o modelo feito na Alemanha para exportação 346. Eu estava lendo o comentário do LeloMig e segundo a explicação dele, acredito que a minha caixa de som que também foi comprada com a vitrola em 1970... é que é valvulada, por que o som é bem grave, o que me agrada, e só sai depois de uns 50 segundos. Seria muita coincidencia um defeito desse coincidir com o tempo de aquecimento de uma válvula. Acredito então que deve ser um amp valvulado. Mas enfim, sou leiga no assunto. Agradeço pela ajuda.

    https://www.google.com/search?q=Philips+460&rlz=1C1CHWL_pt-BRBR846BR84 6&sxsrf=ACYBGNRKVeb5p_bVQ4cZMrm1fFL7q-OUfQ:1574194053831&tbm=isch&sour ce=iu&ictx=1&fir=xRC74M053S1v5M%253A%252CTq98LQdcGMwsEM%252C_&vet=1&us g=AI4_-kRBZgQ9aYuL6TRXznYzeRs1rCVQYQ&sa=X&ved=2ahUKEwiH-4rrifflAhUMJrk GHTCiBvAQ9QEwAnoECAYQDA#imgrc=xRC74M053S1v5M:
    Se a sua vitrola é essa, ela NÃO é valvulada.
    E está com defeito...
    Abç


    CarolVitrola
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: CarolVitrola
    · votar


    Oi felipe bento ferreira, obrigada pela resposta,. Então, eu moro em Berlin, Alemanha, e percebi no ebay e nas lojas aqui que tem uma marca que produz muitas vitrolas há décadas, a marca chama-se DUAL, já ouviu falar? Não sei se é referência, se vale a pena. Mas percebi que estão nesse mercado há pelo menos mais de 50 anos.
    camarada! já que está em outro país (dependendo do país) encontrar aparelhos vintage valvulado é bem mais facil e barato! das que eu conheço Marantz e Mcintoch produziam ótimos aparelhos desse tipo!
    só tome cuidado com o mundo da audiofilia! mesmo em nível amador é muito caro!! hahahaha


    CarolVitrola
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: CarolVitrola
    · votar


    Oi, acabaramosnicks.

    Você falando que o modelo é meia boca acabou comigo, ahahaha.
    Por que eu ouvia tangos argentino de berço nele, desde os 3 anos tenho lembrança do som, e quando eu tinha 7 anos, só tinha vinis de tango, então eu ouvia muito. Quando fiz 15 trouxe pra mim e comprei vinis de rock. Então tem muito valor sentimental, ahaha. Mas entendi o que tu quis dizer.
    O modelo é o 346, sim eu confundi: https://lista.mercadolivre.com.br/toca-disco-philips-346-germany
    Vale repetir, que se eu entendi, o que fazia a mágica era a caixa de som, que foi comprada com a vitrola lá por 1970. O som só saia depois de uns segundos, e saía bem grave.

    Lembra das TVs velhas de tubo, que as vezes, depois de muito usada, ela demorava um tempo até aparecer a imagem? Isso acontece porque as válvulas (tubos) têm que aquecer.
    Não conheço esse modelo aí então não sei dizer se este equipo é valvulado, mas da rápida pesquisa que fiz, era um modelo bem meia-boca da philips. Se vc tem condições, é melhor deixar somente como peça decorativa mesmo e comprar uma nova. Todavia, se busca um som bom e com sonoridade "vintage", valvulado é o caminho.

    Sim, existem produtos valvulados novos, mas eu particularmente manjo mais de equipos de estúdio e instrumentos, onde a proposta é outra, então não posso oferecer muita ajuda. Uma sugestão de equipo nacional valvulado pra som hi-fi é o Acedo (link), mas como vc está fora, não acho que seria viável comprar este.

    Vamos aguardar as opiniões dos outros audiófilos de plantão do fórum... alguém aí pode convocar o Lelo Mig, por favor? Acho que ele vai saber responder... talvez o Bertola també, o Del-Rei, etc...


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    CarolVitrola
    Esse modelo não é valvulado não.
    É um modelo transistorizado anterior ao 460, que foi fabricado no Brasil à época (talvez seja a 460 uma versão nacionalizada da 346 alemã).
    Essas vitrolinhas fizeram enorme sucesso, e minha esposa tem uma 603 que funciona até hoje (eu também tive uma).
    Aqui em Niterói tem um cara que conserta esses equipamentos.
    Abç

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: felipe bento pereira
    · votar


    CarolVitrola
    dependendo do seu poder aquisitivo ai na Alemanha, tem uma marca que se não me engano é dai mesmo, Mag-Lev, que tem um toca discos magnético incrível!!!
    acho que por aqui ele nem é comercializado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DÚVIDA Vitrola e Caixa de som Valvulada