Hi Octane Ax84 Passo-a-passo - Minha experiência

    Autor Mensagem
    Renne84
    Veterano
    # jan/15


    Fala galera,

    A muito tempo já acompanho o fórum seja para ver dicas de Guita, pedais entre outros, hoje quero compartilhar a minha experiência, pesquisei muito, tanto aqui, quanto no handmades, google entre outros, quero deixar claro que não manjo nada de eletrônica, sou formado em Direito, então tirei isso como um hobby e assim como eu pesquisei, quero com a minha experiência ajudar os amigos e também ser ajudado, deixando aqui a minha trajetória.

    Bom primeiramente queria deixar claro que escolhi fazer o Hi Octane Ax84, ultima versão disponível no site deles, segue aqui o esquema elétrico.

    http://www.ax84.com/static/hioctane/AX84_Hi-Octane_101004.pdf

    Então vamos lá hoje vou compartilhar a compra de algumas peças, neste link vc tem acesso as peças, fiquei com algumas dúvidas em alguns componentes, mas vou postar também:

    1 - Primeiro comprei a placa onde vou montar meu circuito, achei em vários lugares, inclusive no Mercado Livre, mas como não estou com tanta pressa acabei comprando no Aliexpress, sim demora, mas ai consigo dinheiro também para comprar as demais peças, pois como a maioria dos tópicos são desatualizados, em uma pesquisa rápida vou gastar uns R$ 500,00 sem o auto falante, segue o link:

    http://www.aliexpress.com/snapshot/6439268149.html?orderId=65349290406 866

    Aproveitei o vendedor e comprei também os turrets, 2 interruptores (on-off e stand-by) e ferramente para aplicar turret, para quem não sabe são os terminais onde serão conectados todos os componentes:

    Turrets:
    http://www.aliexpress.com/snapshot/6439268148.html?orderId=65349290416 866

    Interruptor (Stand-by)
    http://www.aliexpress.com/snapshot/6439268146.html?orderId=65349290376 866

    Interruptor (On-Off)
    http://pt.aliexpress.com/item/Toowei-Switch-Momentary-Toggle-Switch-4p ins-ON-OFF-Solder-Terminal-15A-250VAC-20A-125VAC-1PCS-Free/2050324156. html?recommendVersion=1

    Aplicadora de turret
    http://www.aliexpress.com/snapshot/6439268145.html?orderId=65349290396 866

    Bom pessoal, essa ferramenta saiu um pouco cara, mas vi em alguns sites nacionais ainda mais caro, e como futuramente pretendo construir outros, então investi.

    As demais peças necessárias já estão no carrinho, mas postarei em seguida assim que comprar.

    DÚVIDAS:

    1 - Não sei se esses interruptores vão funcionar, kkkk pq depois que comprei que vi que são de 20A - 127 volts, a fonte de energia é de 6,3A, não sei se isso interfere se alguém souber me tranquiliza ai, como disse não entendo muito, apenas o que pesquisei e li.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Renne84

    Tá quase tudo certo, com exceção dos 2 interruptores chineses que aqui no Rio custam cerca de R$7,00 cada.
    A aplicadora de turrets, ao contrário do que vc fala, não está cara, uma vez que ela vai durar uma vida.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Renne84
    Eu procurei muito o nome dessa peça,Turrets!
    eu montei um com uma placa que desenhei. o kit de trafos eu comprei na altanatubes. ficou feia minha montagem mas esta funcionando bem. peguei uma caixa landscape 1x12 100w. tenho esse amp ha 2 anos.
    Boa sorte no amp, depois posta fotos.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Porque vc diz que ficou feia a montagem??
    Não fixou os turrets direito, bolou mal o layout da placa ou o que??

    NeoRamza
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: NeoRamza
    · votar


    Eu comecei a comprar as peças para montar um. Acabei desistindo por não encontrar várias das peças na minha cidade para comprar. Aí eu teria que pedir por correio, cada coisa de um lugar, aí sairia caro demais por causa dos fretes. Os turrets ninguém nas lojas daqui nunca tinha sequer visto, foi bom você mandar os links, acho que vou voltar a desenvolver.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Ramsay
    eu desenhei algumas trilhas na placa, usando caneta retro projetora. vou tentar tirar uma foto para mostrar.

    nas fotos da pra ver duas manchas pretas, embaixo de dois resistores, na placa. essas manchas é porque um dia estava apressado e inverto as válvulas de pré e power uheuehue. ainda bem que o estrago foi pouco.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    placa AX84 P1

    foto 2

    foto 3

    foto 4

    Ramsay
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Não sei se entendi direito, pelas fotos os componentes penetram em furos feitos na placa, mas são soldados aonde??

    Mas, enfim, independente da montagem, o importante é estar funcionando!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Ramsay
    Eles foram soldados embaixo, desenhei umas trilhas e ilhas.
    Apesar da montagem não ter ficado tão caprichada, ele ficou bem resistente. Ja levei ele algumas vezes no ônibus e em porta malas. Se fosse pra explodir já teria faz tempo hehehe.

    NeoRamza
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Alguém que entenda de transformadores de saída poderia me tirar a seguinte dúvida?

    No projeto Ax84-Hi-Octane, como tranformador de saída é utilizado um transformador com o primário em 5000ohms. Porém aqui no Brasil os transformadores vendidos como sendo para hi-octane são de 5200ohms, e um vendedor até anuncia um de 4000ohms como sendo para hi-octane. Quais seriam as implicações dessas mudanças? Poderia não funcionar ou funcionar mal por causa disso? E no caso de funcionar normalmente, daria diferença na sonoridade?

    SergioTrindade
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    O transformador com impedância de 4k no enrolamento primário (com válvula EL84 ou 6V6) vai produzir mais distorção harmônica e potência sonora um pouco menor. O volume perceptível e a resposta tonal (curva de freqüência), em tese será alterada mas a diferença é insignificante se comparado a outros detalhes da construção do transformador, principalmente a área da seção do núcleo (proporcional à resposta de graves) e a disposição das camada (que pode influenciar significativamente nas perdas de sinal de alta freqüência).

    SergioTrindade
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Renne84, o interruptor, vai funcionar bem. Assim como qualquer elemento condutor, ele é dimensionado pela potência. Se ele é concebido para trabalhar com segurança a 20A - 127v , suporta bem a potência de 20×127= 2540W, o que supera em muitas dezenas vezes a potência consumida quem qualquer segmento de circuito nesse amp, mesmo em condições extremas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hi Octane Ax84 Passo-a-passo - Minha experiência