Troca de Valvulas Tiny Terror

    Autor Mensagem
    pituzin
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: pituzin


    Bom dia Pessoal,

    Tenho um TT e pretendo efetuar a troca das válvulas, como será a primeira vez que vou fazer isso gostaria de tirar algumas duvidas com os experientes do fórum:

    1) Posso efetuar a substituição dos pares pré e power na mesma troca ?

    2) O FAQ da orange fala que em alguns modelos (incluso o TT) não é necessário refazer o bias. Mas o que me contam da experiencia de vocês ?

    3) Os pares recomendados na documentação da Orange são ECC83 no pré e EL84 no power, os srs tem alguma recomendação de alteração de modelo de válvulas que traga algum ganho de timbragem ? Sem dificultar a substituição ?

    4) No caso mais provável de manter as ECC83 e EL84 vocês tem alguma recomendação de fabricante (qualidade) para me passar ?

    5) Algum cuidado especial ou ponto de atenção que podem me recomendar no momento da substituição das válvulas (alem de ter o amp frio e desligado da tomada claro) para evitar acidentes e quebras ?

    Abraço

    Obs: Não entendo nada de eletrônica.....

    Ramsay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    pituzin

    1) Sim, sem problemas.

    2) De fato, no TT não é necessário reajustar o bias porque o amp trabalha em classe A e, por isso, o ajuste de bias das EL84 é feito de forma automática, através do resistor de catodo comum.

    3) O ideal é manter as ECC83 (12AX7) e EL84.
    Eu tenho um TT e já experimentei diversas marcas de 12AX7 e outra marca de EL84.
    As EL84 que vem nele são boas, já experimentei um par de EL84 NOS no lugar e não gostei do som o que me levou a repor as EL84 originais de volta.
    Quanto as 12AX7 se quiser um som mais encorpado, eu sugiro um par de Tungsol e se quiser um som com agudos mais presentes compre um par de JJ Tesla.
    PS: Experimentei outras marcas de 12AX7, como, Sovtek, Svetlana, Electro harmonix, Groove Tubes (chinoca) e elas dão um som intermediário entre a Tungsol e a JJ Tesla que a meu ver são as que dão o melhor som ao TT.

    4) Já foi respondido no ítem anterior.

    5) Nenhuma recomendação especial.

    pituzin
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Ramsay

    Sua resposta foi bem completa e esclarecedora, agradeço sua ajuda.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de Valvulas Tiny Terror