Valvulas laranjas com alguns pedaços azulados.

    Autor Mensagem
    FernandoPgdo
    Veterano
    # jan/14


    Meu ampli ta com as valvulas alaranjadas quando ligado e alguns rajoes de luz azul, queria saber se isso pode causar algum problema?
    Outra coisa e de como ligar e desligar o ampli, sei que tm muito topico assim, mais ainda nao entendi. O precesso que eu faço é ligar o stand by esperar 30s e ligar o power, ai o ampli fica mudo por um tempo e depois de uns 15s sai o som. Pra desligar eu desligo o power e deixo no standby ate as valvulas esfriarem e depois desligo o standby e na tomada. Ta certo?

    FernandoPgdo
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Duplicado.

    Schenker
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ta certo?


    Tá totalmente errado!!!!!

    é o contrário. sinto, mas se vc faz este procedimento há algum tempo, pode preparar o bolso e fazer um retube completo. tuas válvulas já foram pro saco há tempos.

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    FernandoPgdo

    Calma calma. Não é tão trágico como o Schenker tá dizendo.

    Primeiro, luz laranja com um pouco de azul nas válvulas é normal.

    Segundo: Tá errada a sua forma de ligar, mas isso não vai explodir suas válvulas. Elas costumam ser bem resistentes. O som demora esse tempo pra aparecer justamente pq vc tá fazendo errado e as válvulas ainda não aqueceram o suficiente pra conduzir a eletricidade e amplificar o som.

    Então, primeiro vc deve ligar o power, aí vc vai ver as válvulas acendendo. Espera um minuto, tira do stand by e toca. O som deve sair 100% de imediato.

    Isso funciona assim pq qdo vc liga o power, primeiro vai uma corrente pras válvulas pra esquentar a bixa, pq fria não funfa. Daí qdo vc tira do stand by, vc libera o sinal pro momento em que a válvula já está preparada para trabalhar.

    Abraço

    Schenker
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Nefelibata


    mais ou menos trágico . . . se ele já vem fazendo isto há tempos, a vida útil delas diminuiu consideravelmente.

    Além disto, este procedimento força o trafo e pode até mesmo queimá-lo, porque ele recebe carga sem nem ter passado por um período de iddle, por isto não sai som de imediato quando ele liga (mais ou menos como um corredor de 100 metros rasos que vai direto pra corrida sem nem fazer um alongamentozinho sequer, os músculos vão estourar uma hora ou outra).

    eu, repito, eu, faria um retube novo e deixaria estas valvulas de reserva.

    estes nosso bichinhos com lampadas são meio temperamentais mesmo, rsrsrs

    bom fds a todos!!

    FernandoPgdo
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: FernandoPgdo
    · votar


    Cara mais o seguinte eu tenho que deixar o stand by no on pq se nao não sai som,

    [edit]

    Caramba agora entendi eu ligo no power espero 1 mim e coloco o pino de stan by no on. Não faz nem uma semana que eu tenho o amplificador , mais todo dia eu tocava nele pelomenos 2 vezes, mais sempre com volume baixo. Será que é tão serio assim?

    O processo de desligar e como, coloco o pino de power em off e depois de esfriar o de stand by né?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    FernandoPgdo

    Claro que o stand by é on!!

    Vou tentar bem explicadinho...ok?

    - Power Off - Stand By Off >>>> Tudo sem energia, nada funciona.
    - Power On - Stand By Off >>>> Entra energia, alimenta as válvulas, mas o circuíto continua off...as válvulas começam a aquecer e o circuíto "fechado" não sai som.
    - Power On - Stand By On - Com as válvulas aquecidas você libera carga para acionar o circuíto...Ampli funciona, sai som.

    Para desligar, processo inverso.

    Stand By off, espera um pouco, Power Off.

    Se for dar um tempo, parou de tocar, mas vai voltar em breve, desligue só o Stand By e deixe o Power On.

    Entendeu?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    FernandoPgdo
    Cara mais o seguinte eu tenho que deixar o stand by no on pq se nao não sai som,


    Exato... Mas seu amp deve ter as duas chaves, correto? Uma stand-by e uma power.

    Quando ele está totalmente desligado, ou seja, com as duas chaves desligadas, você aciona primeiro a chave power. Você vai perceber neste momento que as válvulas acendem, mas não sai som do amplificador. Logo em seguida, após cerca de 1 min, você aciona a chave de stand-by, e daí o som vai sair.

    Para desligar você faz o inverso, desliga primeiro a chave stand-by, aguarda alguns segundos, e depois desliga a chave power.

    Perceba que isso é exatamente o contrário do que você estava fazendo, conforme sua descrição no post inicial.

    FernandoPgdo
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    faz exatamente 5 dias que eu tenho o amp e toquei mais o menos 2 vezes cada dia durante umas 2h, isso pode ter prejudicado muito o ampli?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    FernandoPgdo
    O processo de desligar e como, coloco o pino de power em off e depois de esfriar o de stand by né?


    Não. Pra desligar você põe o pino do stand-by em off primeiro, e depois de alguns segundos é que você coloca o do power. É o contrário do que você disse aí.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    FernandoPgdo

    5 dias??

    Ainda bem que perguntou logo......não ferrou não, fica sussa.

    FernandoPgdo
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Nossa muito obrigado gente, esse ampli foi investimento de 1 ano de trabalho. Liguei ele mais alto hoje e testei com um ts-9. Ia comrpar o reissue mais esse canal com stacks do bassman faz toda a diferença em um drive. O unico problema e que ele é feito no Mexico, mais whatever...

    inExperienced
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    E em amps que não tem a chave de stand by, como se liga e desliga?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    inExperienced

    Se o amp não tem a chave stand-by é só ligar mesmo. Normalmente nesses amps que tem só a chave de power, o pessoal recomenda zerar ganho e volume antes de ligar, ligar, e depois de 1 minuto mais ou menos aumentar o volume e o ganho pra poder tocar.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    FernandoPgdo


    Você está fazendo muito barulho por nada, simples assim...
    As luzes azuladas que vc relata são perfeitamente normais e se devem a ionização de um resquício de ar restante pela alta voltagem e devido ao fato de que o vácuo feito nessas válvulas não foi 100% perfeito, mas isso não prejudica o som e nem altera a vida útil das válvulas.

    Quanto a esse alaranjado que vc fala, se for só um ponto alaranjado em cada válvula, é normal e é produzido pelos filamentos das válvulas.

    Agora se o alaranjado aparecer no corpo das válvulas de potência (as maiores e naquela parte cinzenta ou preta) é sinal que o bias do seu amp está fora do padrão e isso a curto prazo pode queimar o amp.

    Quanto a ligar e desligar o amp com ou sem o stand-by é irrelevante.
    O padrão é ao ligar o amp, ligar o power e depois de 1 ou 2 minutos ligar o stand-by e quando for desligar, fazer o contrário.

    Mas, mesmo vc desligando o power antes do stand-by, isso não vai causar nenhum dano ao seu amp e nem prejudicar a vida útil das válvulas, porque após o desligamento elas vão esfriar do mesmo jeito, deu pra entender??

    Schenker
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Ramsay
    Mas, mesmo vc desligando o power antes do stand-by, isso não vai causar nenhum dano ao seu amp e nem prejudicar a vida útil das válvulas, porque após o desligamento elas vão esfriar do mesmo jeito, deu pra entender??


    não, não e não. vai sim prejudicar e diminuir a vida útil das válvulas. desta maneira vc vai fazer com que a corrente chegue toda de uma vez para o aparelho e quem vai aguentar o rojão são as válvulas. tem uma hora que elas vão abrir o bico.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Schenker

    Note que eu disse "desligando" e não "ligando".

    Embora não seja o procedimento usual, quando se desliga o power antes do stand-by toda a corrente mandada as válvulas é cortada e daí que só resta a elas esfriar lentamente e sem nenhum prejuízo à vida útil delas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulas laranjas com alguns pedaços azulados.