Opções para amplificação de três instrumentos

    Autor Mensagem
    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Vitor Toledo


    Olá camaradas. Antes de tudo, já usei a pesquisa do fórum e achei alguns tópicos relevantes, mas resolvi criar um tópico porque nenhum dos tópicos descrevia minha situação. Eu tenho um projeto one-man-band em que toco guitarra, baixo e bateria eletrônica utilizando um pedal de loop (Boss RC-30). A questão aqui é qual/quais cubo(s) deveria comprar para essa ocasião.

    A primeira alternativa seria comprar um cubo de guitarra e um de baixo, já que o pedal tem duas saídas (formam um conjunto stereo - o som do instrumento no input 1 vai só pro output 1 e o do 2 só pro 2, mas o som do AUX e do mic vão pras duas caixas). Mas aí a bateria eletrônica (que estaria plugada na entrada AUX do pedal) iria para os dois cubos.

    A segunda alternativa seria comprar um cubo de baixo ou uma caixa ativa/cubo multiuso (não sei bem a diferença). Daí todos os instrumentos iriam para esse único cubo. Essa alternativa é a que mais me chama atenção (de comprar um cubo de baixo) porque sei que não iria danificar o equipamento e porque baixo é meu instrumento principal, que eu tocaria com amigos. Mas não sei quanto a questão de timbre dos instrumentos num amp de baixo. A marca que mais me chamou atenção em relação custo benefício é Staner.

    Testar em lojas seria algo meio complicado de fazer porque teria que testar três instrumentos em cada caixa, o que é difícil de se fazer, ainda mais porque onde eu moro não tem grandes lojas de instrumentos.

    Pretendo utilizar o cubo para tocar em casa e para pequenas/médias apresentações, por isso uma boa potência e uma praticidade de levar o equipamento seria bom. Além disso, não estou com tanta grana pra desembolsar. Quais sugestões vocês me dão? Muito obrigado!

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Vitor Toledo

    Uma Boa caixa ativa cara, com Driver e falante de 15

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Poderia me sugerir marcas e modelos de caixa ativa?
    E caixa ativa não tem aquele problema de ser um equipamento bem delicado, sujeito a problemas mais significativos ao transportar e tudo mais?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Vitor Toledo
    O ideal é pegar um par de caixas do tipo PA. Você pode pegar duas caixas ativas, uma ativa e uma passiva ou até duas passivas mais uma mesa amplificada. Este tipo de caixa é ideal pois responde bem em uma faixa mais ampla de frequências. Elas têm uma estrutura bem parruda, não acredito que você terá problemas com transporte.

    Eu recomendo caixas ativas da Selenium. Lembro de ter visto um vídeo de um cara tocando com uma Line6 POD X3 Live ligada numa destas caixas e o timbre dele era muito bom. Aliás, a X3 Live (ou algum modelo mais moderno da POD) deve ser muito interessante para timbrar baixo e guitarra com este tipo de caixa.

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Entendi. Será que apenas uma caixa não daria um bom resultado não? Ou você diz em mandar o sinal da guitarra pra uma caixa e o do baixo pra outra?
    Uma dessa por exemplo não seria suficiente? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510550830-caixa-de-som-jbl-sele nium-js101a-acustica-ativa-100w-rms-_JM

    E essa ideia do cubo de baixo não vale a pena mesmo? Fico torcendo o pé um pouco a respeito dela porque seria mais conveniente pra mim, em outras finalidades, ter um amp de baixo...

    Valeu!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Vitor Toledo

    Cara, o ideal para isso é usar uma pequena mesa de som e um par de caixas ativas.

    Na mesa você terá condições de equalizar seus instrumentos individualmente, controlar graves e agudos, incluir efeitos, tudo individual, além de incluir um microfone para cantar (ou caso não cante) interagir com sua platéia.

    Além do mais irá carregar muito menos equipo.

    Se você é uma "one man band", não deixa de ser uma banda, portanto a melhor solução é sonorizar como tal.

    No entanto eu optaria por equipo de qualidade.

    - Na minha opinião a melhor caixa ativa nacional do mercado são as FZ, apesar de não custarem barato.

    FZ

    - Mesa, para tal fim, uma Mesa Behringer XENYX 802, 6 canais quebrará bem seu galho (é boa opção), mas se puder gastar um pouco mais aconselho uma Yamaha MG 82 CX que é mais robusta.

    http://www.playtech.com.br/Mesa-Analogica-Yamaha-MG-82-CX-13733.aspx/p

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    eu não diria que yamaha eh mais robusta não...




    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    Muito obrigado pela ajuda.
    Não consegui encontrar muitos anúncios de caixas FZ na Internet, então você teria um parâmetro do preço pra me informar?
    E sabe me dizer se a Staner, que eu já ouvi vários elogios pelos cubos de baixo, tem a mesma qualidade nas caixas ativas?

    Valeu!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Slash_1989

    Trabalho com sonorização... com a Mackie ele entrará numa faixa de preço desnecessária no caso dele. É uma mesa muito boa, mas não crucial para o que ele necessita.

    Quanto ao vídeo, não acredite em tudo que vê...hehehe. Eu não faria isso com uma mesinha de 300 dólares (lá nos E.U.A).

    Vitor Toledo

    Cara, caixas ativas boas e no caso que citei acima devem cobrir a melhor gama de frequências possíveis e atender seus 3 instrumentos. Vai faltar um "pouquinho" de graves para suprir 100% o baixo e bumbo da batera, mas nada comprometedor (dependendo do tamanho dos ambientes em que for tocar).

    O problema é que, infelizmente, as caixas nacionais deixam muito a desejar. As FZ são uma exceção.

    Fora as FZ eu recomendo as Franh.

    http://www.frahm.com.br/

    Fora essas duas, nacionais, não recomendo nenhuma outra. (pelo menos não até os modelos que conheço)


    Obs: Cara, confesso que comprar FZ é um saco! É a única fábrica nomundo que conheço que "parece não fazer questão alguma em vender".

    Aconselho entrar em contato com eles pelo site ou se tiver algum conhecido que trabalhe ou seja dono em empresa de som, comprar por intermédio da empresa dele.

    Antes eles vendiam direto, agora a Quanta esta intermediando o comercial deles, não sei se melhorou ou piorou.

    http://www.fzaudio.com.br/

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    Em se tratando de Frahm uma dessas seria uma boa opção ou precisaria de duas caixas?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516449931-caixa-de-som-acustica -frahm-pl-12a-ativa-amplificada-150w-_JM

    Brigadão e desculpa a encheção de paciência, hehe...

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    Nossa, aí sim fui surpreendido novamente!! Muito se fala da ruindade dos amplificadores Frahm pra guitarra, não imaginava que estas caixas tipo PA deles fossem boas!

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Vitor Toledo
    · votar


    Camaradas, um amigo meu está vendendo um par m10.1A da Antera, sendo uma caixa ativa e uma passiva. Cada uma tem 100W e ele está querendo R$ 900 no par. As caixas são usadas, mas segundo ele, estão em ótimas condições. Fiquei muito tentado em comprar, mas estou meio sem condições no momento. Mas aí vão algumas perguntas:

    - A Antera é uma boa marca? Tanto no sentido de durabilidade, quanto no sentido de timbre...
    - Usar essas caixas, que são de retorno de palco, como P.A. não faria diferença, certo?
    - Com esse par eu teria potência pra fazer shows pequenos? (lembrando que não tem bateria acústica, logo, não tem a preocupação de perder pra bateria)

    Segue link que contem especificações da caixa ativa: http://antera.com.br/imaster/pt/produtos/caixa-acustica-ativa/m101a-ac tive

    É isso aí. Valeu!

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Up

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Vitor Toledo

    Amigo, o fato de serem retornos de palco não muda muito a característica sonora dela, mas o desenho delas é para ficar no chão, voltadas para o músico.

    Mesmo em pé (de lado no caso) apontadas para o público, não seria o ideal.

    Com relação a qualidade se comparar com uma FZ deixa muito a desejar, contudo, repito, as FZ são bem caras. Mas, como é de amigo, faça um teste para começar.

    Compre uma mesinha boa e peça para seu amigo emprestar as caixas para um test drive, se te atender, comece com elas.


    erico.ascencao

    Os amplis da Frahm são ruins mesmo. As caixas não se comparam as FZ, mas são bom custo benefício para Speakers desse porte.

    Vitor Toledo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    Não seria ideal em termos de potência ou timbre, você diz?
    Acredito que as FZ devem ter uma qualidade melhor realmente, mas temo que saia do meu orçamento...
    Vou buscar testar sim e ver se é uma boa.

    Obrigado!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Vitor Toledo

    "Não seria ideal em termos de potência ou timbre, você diz?"

    Cara, difícil precisar sem saber exatamente onde e como (ambientes) você vai tocar.

    Como têm a possibilidade de fazer um test drive, é realmente a melhor solução.

    Não gaste grana em caixas por hora. Faça um teste e ele lhe dará uma ótima noção do que precisa e parâmetros para adquirir o ideal. Falta grave? Falta agudo? Falta potência?

    Se não faltar nada, ótimo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opções para amplificação de três instrumentos