Posso ligar amp. 110 num estabilizardor 115?

    Autor Mensagem
    FernandoLorEx
    Membro Novato
    # set/13


    Olá, comprei um Fender Frontman 25R e a tensão dele é 110V... Como aqui na minha cidade a tensão direta é 220 eu teria que usar um estabilizador. No caso o estabilizador que eu tenho aqui tem potência de saída nominal em 115V, que é 5 a mais do que eu preciso.
    Algum problema em utilizar este estabilizador?

    FernandoLorEx
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Alguém?

    renanguitar777
    Veterano
    # set/13
    · votar


    5V não vai queimar, mas veja por um voltimetro a tensao que esta saindo do estabilizador, se for ate 127v vai sem medo

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # out/13
    · votar


    procure alguma empresa que fabrica transformadores de boa qualidade e peça um tranformador de 220 > 110v, 98% desses estabilizadores tem um trafo muito ruim.. ficam roncando.

    pra quebra um galho vai fundo.

    Ramsay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FernandoLorEx

    No seu caso, como o Fender Frontman 25R é transistorizado, o uso de um estabilizador não vai fazer diferença nenhuma.
    Já se o amp fosse valvulado aí seria outra história.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ramsay

    Porque?

    127 > 110

    17V de diferença, sem contar tensao de pico, e a proopria Vp que os componentes sentem...

    Ramsay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Alex guitar man

    Porque num amp transistorizado o trafo de força abaixa a voltagem da rede elétrica de 110V para uns 50V em média.
    Então, se a voltagem da rede elétrica for de 127V o trafo de força vai abaixar a voltagem para algo em torno de 57V e esses 7 volts a mais são perfeitamente toleráveis pelos componentes do amp transistorizado.

    Já num amp valvulado, o trafo de força eleva a voltagem da rede elétrica de 110V para 320/350V e se entrar 127V, esses 17V a mais vão se tornar 50V a mais o que é muito, altera a polarização do bias das válvulas de potência e pode exceder a voltagem suportada pelos capacitores de filtragem da fonte. Daí a necessidade do uso de um estabilizador que abaixa em uns 10/12V a voltagem da rede elétrica e desse modo preserva o amp valvulado.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ramsay

    Mas tipo

    110 > 50V, a VP é 70V logo pode ser que tenham capacitores de 75V

    Então

    127> +- 57, logo Vp 80.6V assim posso detonar os capacitores, o circuito vai ter um aumento de 10 volts no total graças a tensão de pico...


    10 V de diferença pode queimar muitas coisas, não pode?

    Isso sem contar os picos da Rede que chegam até 140V aki, isso deve durar uns 5ms no amp..

    Foi depois de pensar assim que uso um Estabilizador

    Ramsay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Alex guitar man

    Pra ter certeza só sabendo a voltagem dos capacitores de filtragem do amp transistorizado.
    Mas, de qualquer forma pode-se usar o estabilizador, sem problema algum.

    Embora haja puristas que afirmam que o tléc-tléc do estabilizador pode prejudicar o amp, coisa em que não acredito.

    Em todo caso, por precaução, eu uso no meu amp valvulado um estabilizador sem relés que não faz tléc-tléc, que é muito raro e difícil de se encontrar.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ramsay

    Tendo reles ou nao ainda ha comutacao nos tapes do tranformador, nao ha? Mas nao tem o tempo de troca que os reles tem, ondem qu leva a pressao sao os capacitores das fontes rsrs

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ramsay
    Já num amp valvulado, o trafo de força eleva a voltagem da rede elétrica de 110V para 320/350V e se entrar 127V, esses 17V a mais vão se tornar 50V a mais o que é muito, altera a polarização do bias das válvulas de potência e pode exceder a voltagem suportada pelos capacitores de filtragem da fonte. Daí a necessidade do uso de um estabilizador que abaixa em uns 10/12V a voltagem da rede elétrica e desse modo preserva o amp valvulado.

    Mesmo assim, toda vez estoura um fusível do Fender Deville aqui em casa...
    é um de vidro grande pra caramba, de 10A e 250V, na casa do meu amigo a voltagem é 220 e ele usa estes estabilizadores safados, é só aumentar o volume, e .... Silencio hehe

    Ainda bem que é só o Fuse que vai pro saco, mas não sei mesmo se isso é certo de estar acontecendo

    FernandoLorEx
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    No mais, tah funcionando tranquilamente aqui com este estabilizador, e sem problema algum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso ligar amp. 110 num estabilizardor 115?