[ajuda] Não sei amperagem do fusível

    Autor Mensagem
    gustavohendrix
    Membro Novato
    # jul/13


    Olá amigos,

    outro dia meu amplificador ( um Meteoro Acoustic v10 ) teve seu fusível queimado... eu, leigo, joguei o fusivel fora sem olhar antes quantos amperes tinha o fusível... venho pedir a ajuda de vcs pq sei que não é aconselhavel colocar fusivel com amperagem diferente da que vem

    sua Potência: 10 watts RMS
    Na caixinha do fusível tinha a seguinte info: "Use only with 250V fuse"

    desde já, agradeço qualquer ajuda!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    gustavohendrix

    Tente por aqui:
    http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/contato.php

    Tem o manual pra download:
    http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/download.php?produto_manual=51

    Mas não encontrei essa informação no manual. Acho que deveria ter no manual.

    gustavohendrix
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Mandei uma msg pra eles Leandrop,

    esse manual deles é hiper-básico, nao achei a informação necessaria!

    obrigado!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gustavohendrix
    coloca um de 100mA que é o menor valor, se queimar rápido coloca um de 200mA. não deve ser maior que isso o valor de fabrica.

    Eu tenho um crate de 12w e ele usa um fusível de 250mA, mas se queimou o fusível é que alguma coisa não esta certa. pode ser que ele queimou por causa de algum componente que pode estar danificado. Raramente o fusível queima por desgaste, na duvida leva na assistência técnica.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    não sei se vc sabe mas fusivel tem uma "validade"
    pois alguns casos o fusivel fica incandescente ,se duvida veja esse video
    e esse esquenta e esfria no fusivel deixa ele mais facil o filamento mais de se fundir

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    sei, o meu crate acabou queimando o fusível depois de 13 anos de uso. mas como eu disse ' Raramente o fusível queima por desgaste '

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gustavohendrix
    Existe um cálculo aproximado que é assim:
    Se o ampli é valvulado, o rendimento fica em torno de 35%.
    Se o ampli é solid state, o rendimento é em torno de 55%.
    Se o ampli é digital , o rendimento é de 92% .
    No seu caso, o ampli é solid state , então ele consumirá em potência, 65% a mais do que dá de saída. Isso representa cerca de 2/3 a mais ou seja, 30W.
    Usando a lei de Ohm, onde W = V x A , usando também valores padrão de fusíveis a venda terei : 127V x 0,25( 250 mA)= 31,25 W . Comece por ai.
    Cuidado com o que o pessoal alertou. Se queimar de novo leve na assistência, não insista. Abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Creio que vc interpretou o vídeo diferentemente do que é. O demonstrado lá é a sobrecarga causada pelo ampli a toda potência e com excesso de sinal, a ponto de iniciar o corte das cristas de onda. O led verde piscando indica que o ampli está operando fora da faixa segura e por conseqüência com sobrecorrente, o que faz o fusível ficar incandescente e queimar, que é a função dele, para proteger o circuito. Fusível não tem validade não, tenho um som Gradiente antigo com cerca de 30 anos e está com o fusível original. Abcs.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    carlos adolphs
    recomemdam trocar todos os fusivel do carro de ano em ano ,para não ser deixado na mão por causa de um fusivel (sei disso pq fiz curso de eletrica automotiva)

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    carlos adolphs
    eu não interpretei errado não o video ,mas e pra mostar que o fusivel fica incandesente quando o aparelho e esta no seu maximo
    e seu gradiente esta com o memso fusivel pq vc não exige tanto dele

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    No carro é por manutenção preventiva, justamente para não te deixar na mão. É muito mais desagradável você ficar parado na estrada com o carro, ha ficar sem radio por exemplo, muito mais transtorno. Mas claro que muitas pessoas não fazem isso(tem gente que nem verifica a água!) e estão com seus carros funcionando com fusível de 6 anos ou mais hueheuhe
    Falar em validade acho errado porque passa a ideia que depois de um tempo não vai funcionar, com capacitor aceito isso pois já vi muitos vazarem depois de velhos e corroer as trilhas, mas fusível não. O que acontece é um desgaste mesmo mas pode variar devido a vários fatores, alguns poucos que vi queimaram depois de anos de uso porque tudo tem um desgaste nessa vida né. Mas por precaução quando queima fusível eu sempre considero a hipótese dele ter queimado para proteger o circuito de algum defeito maior.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    se não viu que que coloquei aspas na validade
    e que não tem um tempo certo para um fusivel fundir
    mas isso vai depender de quanto exige do aparelho

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Sem polemizar, fusíveis de carro sofrem oxidação devido ao ambiente em que estão expostos. Seria natural sugerir uma manutenção preventiva. Já nos aviões , por exemplo , nos menores, são trocados apenas quando queimam e nunca ví qualquer referência em manuais sobre troca preventiva, assim como também não há referência a isso em nenhum manual de amplificadores de guitarra ou qualquer outro com que tenha trabalhado. Falo isso para que não se dissemine idéias sobre dispositivos de segurança que possam distorcer o fato, como " o fusível estourou porque estava vencido". Já que vc citou seu curso, eu também posso citar que nada disso foi dito durante meu curso de engenharia eletrônica e nem eu mesmo falei durante os 18 anos que ministrei curso de eletrônica de aviação. Mas sei lá, a gente aprende todo o dia, né? Abcs.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13 · Editado por: juanlmendes
    · votar


    carlos adolphs
    quem me falou da troca preventiva de fusivel em carro foram dois professores
    um que instala som e acessorios a mais de 15 anos, e outro que trabalho quase a vida toda com carros inclusive ja fez alguns carros de corrida em outros paises

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    carlos adolphs
    uma coisa sobre arrumar carros em concessionárias , elas não são tão confiaveis quanto muitos pensam, ja ouvi muita informação errada vindo de concessionárias

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Cara, essa história de trocar fusível do carro todo ano é coisa de cursinho do Senai...
    Todo carro tem fusível reserva, se queimar você troca o que queimou e continua até poder verificar o porquê dele ter queimado.
    Fusível só queima quando tem alguma coisa errada, então não adianta nada você trocar todo ano, vai gastar grana desnecessariamente!!

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar
    não fiz meu curso no senai ,fiz numa escola pior que o senai mas com alguns professores bem melhores do que do senai

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Citei Senai como sinônimo de curso profissionalizante.
    Na teoria é assim mesmo, sempre prevenir pra evitar problemas, mas na realidade as coisas não funcionam assim. É até ruim você ficar mexendo toda hora nos fusíveis, se estragar um encaixe daqueles você vai ver a dor de cabeça que vai ter...
    Os fusíveis reserva estão lá pra não te deixar na mão. Queimou?? Usa um reserva, leva pra arrumar o problema e repõe o reserva!!

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar
    mas lembre-se que tem gente que mal sabe usar uma chave de fenda imgina trocar um fusivel pra essa pessoa

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Agora imagina trocar todos os fusiveis de um carro?? A chance do cara fazer merda é imensa!! Se colocar um fusível maior do que deveria e der um curto, pega fogo no carro.
    E pagar pra trocar os fusiveis é inconcebível na minha mente.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar
    bem adimito que nessa discução sobre fusiveis perdi
    mas um coisa eu digo que fusiveis por incrivel que parece tbm geram discuções entre os audofilos (mas por dai se o fusivel faz diferença no som)

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Cara, relaxa. Ninguém aqui perdeu, todo mundo ganhou conhecimento.
    Sobre o fusível influenciar no som ou não eu já não sei, deixo isso pros audiófilos malucos que encucam com tudo. Hehehehehe

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar
    isso eu concordo que ele em encucam com tudo
    mas da aprender bastante coisas sobre caixas de som,falantes e frequencias com eles

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    Isso é verdade, por mais chatos que eles possam ser, eles tem um conhecimento muito grande sobre audio. E conhecimento nunca é demais né...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    juanlmendes
    brunowebguitar
    Isso aî, garotada! O importante é aprender algo. Sempre aprendemos, todo o dia. Só temos que ter o cuidado de não estabelecer coisas que outros com pouco entendimento possam desvirtuar. Assim não criaremos "lendas" dos fóruns. A lei escrita nos manuais mais reconhecídos do mundo é : fusível queimou? Troca por outro de mesmo valor e tente outra vez. Queimou de novo? Para e analiza. Algo está errado. O mesmo vale para disjuntores. Isso está escrito nos manuais da Boeing, Airbus, Embraer, RCA, Fender, Marshall, Behringer. A primeira queima os manuais encaram como surto momentâneo de voltagem ou corrente. A segunda queima como problema efetivo. Parabéns a vcs pela discussão. Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ajuda] Não sei amperagem do fusível