cabeçote Duovox 100b queimando fusíveis, o que fazer?

    Autor Mensagem
    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13


    Seguinte, pessoal,

    acabo de aquirir um cabeçote Duovox 100b. Levei ele num técnico especializado aqui em BH e ele deu uma bela geral, trocou algumas válvulas e me disse que fiz muito boa compra, trata-se de um aparelho em excelente condições.

    Cheguei em casa e, claro, fui tocar! Depois de uns 20 minutos de uso, deu cheiro de queimado, um barulho estranho e parou de funcionar. Levei no técnico de novo e ele constatou que foi só o fusível que queimou. Fez todos os testes e o amp respondeu muito bem, sem nenhum problema. Ele me disse que a queima do fusível poderia ter sido causada por alguma variação de corrente, devido à forte chuva daquele dia aqui em BH.

    Bom, fui tocar a primeira vez num show com ele. Levei um estabilizador desses de PC mesmo, pra evitar algum problema. Funcionou perfeitamente, o show foi muito legal e a timbreira dele nem sem fala.

    Levei o amp de novo pra casa e fui tocar. Liguei sem o estabilizador e comecei a tocar. 20 minutos depois, mesmo problema de novo. O cheiro de queimado, o barulho estranho e o amp pára de funcionar. Era o fusível de novo.

    Comprei outros fusíveis para testar se o problema persistiria caso eu usasse o estabilizador na minha casa. Não funcionou. Mesmo com o estabilizador, 20 minutos e a mesma história. Fusível queimado de novo.

    O que pode estar causando isso? Só na minha casa? O que posso fazer para evitar esse transtorno?

    Afinal, se eu não puder tocar com ele em casa não faz o menor sentido. hehehe

    Desde já, agradeço, pessoal.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher
    Mesmo com o estabilizador, 20 minutos e a mesma história. Fusível queimado de novo.

    O fusível é o indicado pro uso? De repente o valor do fusível é menor que o recomendado, e aí ele queima mesmo. O fusível é uma proteção, mas se utilizado com um valor abaixo do indicado, pode causar este tipo de problema também. Resta saber se colocando um fusível de maior valor, não implicaria na queima do transformador ou algo mais. O técnico pode fazer uma nova análise do circuito e lhe dizer.

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    o fusível é o indicado sim, de 5 amperes. No próprio ampli, tem escrito "fuse 5A"

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher

    Então você precisa verificar a rede da sua casa. Porém, como você disse que usou o estabilizador de voltagem na sua casa, não deveria acontecer de queimar o fusível... Não sei se pode ser alguma coisa relacionada a eletricidade estática (sou bem leigo nesse assunto)... Fiquei curioso e vou aguardar alguém experiente no assunto dar a sua opinião.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher
    Tá na tensão correta??

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Sim, está em 110, como todos os demais aparelhos ligados aqui em casa

    Bereta
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher

    Tente medir a tomada e a saída do estabilizador. Quanto entra e quanto sai do estabilizador?

    Já vi um problema parecido e era isso. Entrava 128v no estabilizador e saia os mesmo 128v. O aparelho trabalhava em 115v. Então qualquer pico pocava o fusível. O cara meteu um estabilizador de 1000 e que mantinha a saída em 115v e acabou o problema. Não sei se é o seu caso, mas não custa tentar medir pra ver.

    Abç e boa sorte ae.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Bereta

    Ótima dica!!!

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bereta

    Valeu. Vou dar um jeito de medir aqui e conto no que deu

    Bereta
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    LeandroP
    Rory Gallagher

    Tamo juntos na torcida por ti! Boa sorte aí! ;)

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher
    acabo de aquirir um cabeçote Duovox 100b. Levei ele num técnico especializado aqui em BH e ele deu uma bela geral, trocou algumas válvulas e me disse que fiz muito boa compra, trata-se de um aparelho em excelente condições.
    Por essas informações faço duas suposições, ou o técnico era bem palha, ou o problema pode realmente estar na tensão da sua casa. Opino pela segunda opção.

    Mas agorinha surgem os super entendidos no assunto e matam a charada pra gente.
    Valeu.

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bom, pessoal,

    demorei, mas arrumei hoje um multímetro emprestado e consegui fazer a medição de voltagem, conforme a dica do amigo Bereta. Resultado:
    - Sem o estabilizador, variou entre 121, 5 e 129,9.
    - Com o estabilizador (fajuto, desses de PC), variou entre 115,3 e 120,2.

    E aí? Matamos a charada? Essa variação é suficiente para detonar os fusíveis toda vez que eu tocar aqui em casa?

    Terei de comprar um aparelho para estabilizar de verdade a tensão?

    Desde já, obrigado a todos!

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Leomju,

    to achando que o problema tá na tensão aqui de casa mesmo, cara. O técnico é muito bom e, inclusive, faz uns hand mades dos mais massas que já vi. Vamo esperar pra ver a opinião do pessoal...

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher
    Ah sim, tem uns experts aqui.
    Bom, pelo que disse não achei muita variação de tensão não, viu, não o suficiente pra queimar os fusíveis.
    Um bom estabilizador ajuda muito sim.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rory Gallagher

    Cara...bem simples.

    Não sei se BH é igual a maioria do estado de SP, se for, vai ter 3 fios vindos do poste para seu quadro de força. Dois 127V e 1 Neutro.

    1- Pega um multimetro e vai na caixa de força de entrada de sua casa. Meça 1 Fase com 1 Neutro. Outra Fase com o Neutro e Fase com Fase. A tensão elétrica no Brasil é 127V para Fase+Neutro e 220V Fase+Fase (Obs: A galera acha que 220V é 110 + 110, mas não tem nada a ver... O Brasil trabalha com rede trifásica de 380V e essas medidas são produto de raiz quadrada, que não importa eu explicar agora)

    2- A tolerância aceitável é de 5%... ou seja até 133V, mas se estiver nessa marca eu já acho alta. Se no quadro de força estiver alta, já chame a Cia Elétrica (meça mais de uma vez em vários horários e anote as medições)

    3- Se no quadro estiver normal, faça medições no estabilizador, não podem estar maiores que a rede em hipótese alguma.

    Obs: Você pode pensar: Mas se estiver alta no quadro, porque a TV, Geladeira, Aparelhos etc não queimam? Só o ampli?
    Porque eletrodomésticos em geral possuem circuítos compensatórios e muito maior tolerância a variações de tensão que um ampli.

    Obs: Preste atenção se o Ampli não é 110 ou 115V.... se ele for, ligado em 127V ele já esta sofrendo sobrecarga. Esse é outro problema que ferra muita gente..No Brasil a Tensão é 127 V e não 110V.

    Mas existem muitos aparelhos importados e antigos (porque o circuíto foi copiado sem adaptação) que são 110/115V.

    Se ele for 110/115...compre um transformador para 110V...e não estabilizador, ou peça para um técnico mudar o transformador interno do ampli para um 127 entrada - "tensão do circuíto" saída. O técnico saberá especificar isso.

    Qualquer dúvida dá um berro!

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig

    eu tinha pegado um multímetro emprestado e já o devolvi. Se for o caso, pego ele de novo para fazer a medição que vc sugeriu, mas uma coisa posso te informar: o ampli é 110 volts. É o caso então de eu adquirir algum aparelho que mantenha a tensão de entrada nele em 110? Existe esse tipo de aparelho no mercado?

    Valeu!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher

    Eu editei a minha resposta, volta ao final dela.........

    Rory Gallagher
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu, Lelo Mig!

    Vou tentar comprar o transformador.

    Bereta
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rory Gallagher
    Lelo Mig

    Depois dessa aula do grande Lelo Migueis (escrevi certo?), vou me recolher na minha insignificância =) Falou tudo e mais um pouco!

    Abç!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rory Gallagher

    De fato, esses amps Duovox e Gianinni sempre usaram trafos de força de 110V.
    Então, quando se liga um deles na rede elétrica de 127V a alta voltagem que alimenta a placa das válvulas aumenta muito, altera o ponto de bias das válvulas de saída que sobreaquecem e provocam a queima do fusível, podendo inclusive estourar alguma válvula e/ou levar a queima do trafo de saída do amp.

    No meu caso, eu uso um estabilizador desses de PC que reduz a voltagem da rede elétrica em uns 10V o que é suficiente para o meu cabeçote que é 120V, mas, não seria para um Gianinni ou Duovox que são de 110V.

    O ideal seria comprar um trafo redutor de 127V para 110V. Só que esses trafos são raros e extremamente difíceis de se encontrar no comércio.

    Por isso, as duas opções mais plausíveis seriam:

    1) Compra (encomenda) um novo trafo de força para o Duovox que tenha entrada de 127V e seja compatível com o seu cabeçote e manda o técnico trocar.

    2) Compra um Variac de pelo menos 1KVA como o do link abaixo:
    Com ele vc pode ajustar a voltagem de entrada para os 110V que o Duovox precisa para funcionar nos conformes. Mas, aconselho usar um multímetro para fazer o ajuste porque o medidor de ponteiro do Variac não é muito preciso.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472690588-variac-regulador-de-t enso-tdgc-1kva-4-ampnovo-_JM

    Rory Gallagher
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ramsay

    To esperando chegar o Variac. Assim que eu testá-lo aqui, dou um feedback. Valeu pela dica!

    Rory Gallagher
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Caro Ramsay

    Comprei o variac. Só não a menor ideia de como utilizá-lo. Dá um help aí. hehehe

    Rory Gallagher
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Levei o variac numa loja elétrica e me ajudaram na instalação dos fios. Comprei tb um multímetro pra sempre medir a voltagem de saída. O amp tá passando no teste até então!!! Parece que funcionou! Tá ligado ali há uns 35 minutos sem problema nenhum.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Rory Gallagher

    Cara, fique tranquilo...tenho quase certeza que o problema é o trafo 110V ligado em 127V.

    Com o Variac, como diria o seu Creisson "seus pobrema acabaram-se"...hehehe

    marfu
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Ola pessoal.
    Este problema clássico, eu percebi, trabalhando com meus amps, quando fui restaurar um Phelpa antigo ( comigo à 20anos e que ainda esta em trabalho de reforma).
    Vi que os trafos tradicionalmente foram copiados dos projetos originais, da fender e outras empresas, inclusive com os primarios projetados para 110v.
    Hoje temos a rede Brasileira padronizada em 127v ( com suas oscilações é claro). Mas esta diferença causa problemas(as vezes claros como o do colega acima) outras vezes demorados que é o desgaste dos filamentos do aquecedor das valvulas, que projetado para 6,3v recebe uma carga de 15% à mais ( 127/110=1.15) danificando as valvulas à longo prazo.
    Ocorre que ainda hoje, muitos dos amps fabricados pelo mundo ainda são fabricados com entrada 110v, e quando chegam nas lojas não observamos isso.
    Tenho pego os valvestate gringos aki em Curitiba e vários tem entrada 110v com fonte sobrecarregada e valvulas fracas.
    A melhor solução é comprar pronto ou mandar enrolar um transformador para substituir o original por um adequado.
    Abraço
    Marfu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cabeçote Duovox 100b queimando fusíveis, o que fazer?