joao b. Veterano |
# mar/13 · Editado por: joao b.
Comprei meu HEAD ALIEN ROCKET 30 em Agosto/2012. Fiz um tópico quando comprei. Na época prometi fazer um review, e hoje resolvi cumprir minha promessa.
Obs. 1 – A Alien tirou a linha ROCKET de fabricação. Contudo, caso alguém esteja afim de adquirir algum ROCKET usado, aqui vão minhas impressões depois de 7 meses com ele... Vale lembra que tem outros modelos sendo fabricados, inclusive a linha REVENGE, que pelo que andam dizendo veio pra substituir a linda ROCKET.
Obs. 2 – As notas atribuídas por mim não constituem verdades absolutas, principalmente pela minha pouca experiência. Por tanto, servem apenas para dimensionar minha opinião sobre cada item. Sem mais delongas...
ESPECIFICAÇÕES RETIRADAS DO SITE DO FABRICANTE
30w rms 1 canal com chaveamento para low-gain/hi-gain 4xECC83 JJ Pré 4xEL84 JJ Power Loop ativo valvulado – com chaveamento liga/desliga Equalizador 4 bandas – grave/médio/agudo/brilho Controles – gain/master Chave stand bay 2 Saídas para gabinete com chaveamento para 8Ohms/4Ohms
Chassi em aço cortado a laser com soldas laterais, painel em silk e pintura eletrostática Capacitores EPCOS Chaves Margírios Conectores Alphenol Knobs shicken head Potenciômetros Alpha 24mm Placas em fibra de vidro 1.6mm e solda dupla, Resistores metal filme Vishay/Phoenix Soquetes cerâmicos
CONSTRUÇÃO:
O amp embora pequeno, é robusto e muito bem construído, passando ótima confiança pelo visual. O circuito é muito simples, pouquíssimos fios (nada sobrando) e muito bem feito, visual totalmente clean! O chassi é de aço e os parafusos de inox! Os knobs estilo shicken head ficam na parte da frente do head, proporcionando ótima visualização e operação em situações ao vivo.
Só encontrei dois probleminhas...
1 - Os knobs do equalizador e volumes não têm numeração, o que não é um defeito propriamente dito, visto que não atrapalha em nada, contudo eu gostaria que tivessem a numeração. 2 – As válvulas ficam expostas na parte de trás do head, o que me trouxe uma certa preocupação, visto que toco em igreja e sempre tem crianças no local. Mas isso também não é um defeito, pelo menos não tão grave, pois pode ser corrigido facilmente.
Nota: 08
ACABAMENTO
O Alien Rocket 30 tem um belíssimo acabamento. As grafias no painel são perfeitas e de fácil visualização e entendimento. O courvin é muito bem colocado. O visual é bem parecido com Soldano Astroverb. O meu é preto com duas listas brancas. Não tem falhas no acabamento. A pintura do chassi é eletrostática, um branco muito bonito.
Nota: 10
TIMBRE:
O amp tem apenas um canal com chaveamento pra Low-Gain e Hi-Gain.
Low Gain - Tem aquele timbrão gordo, macio e agradável. Porém não chega a ser 100% limpo. Mesmo segurando o ganho e abrindo o máster, em volumes mais altos (máster em 12h) sempre cruncha um pouco, o que não é um defeito, muito pelo contrário, é coisa linda de se ouvir. Uso pra tocar coisas mais limpas. Esse é o canal pra quem pretende usar drive de pedais, pois, com um over drive empurrando, é possível tirar um belo drive e ter um timbre mais limpo ao mesmo tempo.
Contudo, pra quem procura clean Fender, esse amp não é o ideal.
Hi-Gain - Aqui está o ouro. Timbre puxado pra Marshall lembrando o lendário JCM800 com um pequeno acréscimo de ganho (de acordo com meus pobres ouvidos e minha pouca experiência). Esse é modo que mais uso, sempre com uma configuração voltada pra drive. Tem uma dinâmica incrível, respondendo muito bem aos controles de volume e tone da guitarra. Assim consigo ter timbre mais limpo, e ao mesmo tempo um drive poderoso. Assim, mesmo sendo um modo de alto ganho, é muito versátil. Dá pra ir de Eletric Blues a Hard Rock tranqüilo. O equalizador de 4 bandas (grave/médio/agudo/brilho) funciona de forma bastante precisa (tanto em hi-gain como em low-gain). Uma coisa que notei e achei interessante, é que, zerando todos os knobs do equalizador, o amp fica mudo. Abrindo o grave, por exemplo, deixando os demais controles fechados, somente os graves são ouvidos. Assim é possível ouvir cada freqüência separadamente. Não sei se todos amps valvulados são assim, pois, como já disse, é meu primeiro amp da categoria e nunca reparei nesse detalhe em outros amps que testei.
Nos dois modos, o amp fala muito alto. Na igreja, nunca passo do volume 9h, 10h, pois, uso apenas guitarra e amp, e sempre trabalho com o gain depois das 14h por causa do drive, daí fica insuportável o barulho. Dentro do quarto é difícil de usar, tem que abrir o gain e colocar o máster no mínimo... 30w de tubos do ROCKET falam bem mais alto que os 100w SS do Nitrous GS100 Meteoro (Já testei os dois juntos). Só abri o máster acima de 13h uma vez, em um evento que tinha um palco de tamanho médio. Foi o dia que ele falou mais bonito até hoje! A Alien disponibiliza um dispositivo atenuador de potência, mas como comprei o amp usado, não tive essa opção.
Nota: 9
LOOP
O amp possui um loop valvulado ativo, cujo send/return fica na parte de trás do head e tem uma chavinha pra ativar/desativar o mesmo. Testei com um delay e gostei muito do resultado! Por enquanto não estou usando, pois, uso apenas guitarra e amp. Futuramente pretendo explorar mais esse recurso.
Nota: 10
CUSTO X BENEFÍCIO
Ta aqui outro ponto forte desse amp. Aliás, é uma vantagem de alguns hand made’s brasileiros, como Ronaldo, Acedo, Pedrone, entre outros. O Rocket não é mais fabricado, porém esteve a ser vendido por um preço bastante acessível. Paguei R$ 1900,00 no meu com frete incluso, semi novo, impecável! Andei pesquisando outras marcas e modelos, e os que se equiparam em qualidade e watagem estavam bem mais caros!
Nota: 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Prós:
Amp de alta qualidade em construção e timbre, equiparando-se a grandes marcas inglesas e americanas; Peças de altíssima qualidade; Visual muito bonito, acabamento perfeito; Excelente custo x benefício.
Contras:
Falta de numeração nos controles do equalizador e volumes; Falta de proteção nas válvulas na parte de trás do head.
RESUMO:
Para quem procura um aparelho de alta qualidade, podendo ser comparados aos clássicos ingleses e americanos, com excelente custo benefício, recomendo sem hesitar o ALIEN ROCKET 30. Claro, se tiver a sorte de encontrar um usado. Mas estendo essa opinião a todos os amps fabricados pela Alien, logo, recomendaria qualquer monstrinho de olhos fechados!
Rsrsrsrs
IMAGENS
Head + Caixa 212 http://imageshack.us/a/img145/7098/headcaixai.jpg
Valvulas expostas... http://imageshack.us/a/img39/6033/dsc04065p.jpg
Close painel, knobs sem numeração... http://imageshack.us/a/img163/5788/dsc04059i.jpg
SONS:
Gravei alguns sons pra não ficar só em minhas palavras.
Obs.
1 - Os sons aqui postados servem apenas pra uma mera audição, e de forma alguma traduzem a real qualidade do ALIEN ROCKET 30. Posso garantir que ao vivo o som é infinitamente melhor!
2 - Gravei tudo com uma EPIPHONE LP STD, usando um celular odnubagav*(é o único meio de que me disponho pra fazer isso no momento).. No amp, o equalizador estava flat, o gain em 13h e o master em 11h. Guitarra+Amp somente.
LOW GAIN CAP BRAÇO https://soundcloud.com/joao-b/lou-gain-cap-bra-o
LOW GAIN CAP BRAÇO SPLITADO https://soundcloud.com/joao-b/lou-gain-cap-bra-o-split
LOW GAIN DOIS CAPS SPLITADO - VOLUME GUITARRA 7 https://soundcloud.com/joao-b/lou-gain-dois-caps-split
HI GAIN CAP BRAÇO https://soundcloud.com/joao-b/hi-gain-cap-bra-o
HI GAIN CAP PONTE https://soundcloud.com/joao-b/hi-gain-cap-ponte
IMPROVISAÇÃO GROSSEIRA https://soundcloud.com/joao-b/improvisa-o-grosseira
JAM CARNABLUES, O PRIMEIRO SOLO É O MEU. GRAVEI COM O BENDITO CELULAR... RSRSRS
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301489/
FINAL DE ENSAIO – FAZENDO SUJEIRA
Um pedido de desculpas pelo tamanho do texto, e principalmente pela grosseria das gravações... Contudo espero ter contribuído de forma positiva!
Abç a todos!
|