Pot de guitarra no amp

    Autor Mensagem
    Fabio_Gringo
    Veterano
    # ago/12


    Buon giorno, amici!
    Pessoal, abri meu amp (Meteoro Thor 30G) pra fazer um esquema de aterramento nele, pra colocar aquela tomada de tres pinos e tal.. coisa pra acabar com o chiado.
    Quando vi o potenciometro de drive do amp (B100K), os demônios da eletrônica começaram a me atormentar e pensei: ''será que se eu instalar um pot B250K que tirei de um escudo (tone) no lugar desse de 100K, meu amp fica com uma distorção mais legal?"
    E aí está minha dúvida cruel... daria um up na distorção ou poria tudo pras cucuias? :D
    (Sim, sou estupidamente leigo em eletronica, só sei fazer solda).

    Fabio_Gringo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    :D

    joao b.
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: joao b.
    · votar


    Fabio_Gringo

    Não tenho muito conhecimento em eletrônica, mas a distorsao do amp não vem dos knobs, logo, não alteraria nada nesse quesito.

    Meu conselho: se não tens conhecimento na área, não faça esse tipo de coisa, com equipamento elétrico não se brinca!

    Abraço

    Fabio_Gringo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Hm.. só queria dar um up na distorção dele e matar dois ''problemas'' de uma vez. Por ''up'' entenda-se: uma distorção mais ao estilo de Led Zeppelin ou coisas do tipo. Trabalhei por um tempo num autoelétrico, então não seria completa verdade dizer que sou uma toupeira elétrica, não tenho conhecimento de nomenclaturas e coisas do tipo, mas sei não tomar um choque elétrico, hahaha. (Uma vez quase morri, depois disso, aprendi.)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio_Gringo
    verdade dizer que sou uma toupeira elétrica, não tenho conhecimento de nomenclaturas e coisas do tipo, mas sei não tomar um choque elétrico

    Mesmo com o amplificador "desligado", você pode tomar choque, sabia?
    Se nao souber, leve teu ampli num eletronico, ou faz melhor, vende e comprar um bom que nao precise fazer estas coisas.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio_Gringo
    Não entendo muito da eletrônica dos amplificadores, mas pelo que vi no esquemático, se for o potenciômetro P7 com um valor de resistência mais alto você vai diminuir o ganho.
    Queimar não queima. Na pior das hipóteses, teu som vai ficar mais feio...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio_Gringo
    zaqueu_grunge


    Potenciomento nao dá "mais ganho", ele apenas vai de 0 ganho a 10 de ganho. Mudando o valor do potenciomentro, pra maior nao muda, se for para menor, vai tirar ganho...

    A verdade é, a possibilidade de aumentar o ganho é Zero, a possibilidade de diminuir são reais, de qualquer forma, para mais ou menos, se mudar vai piorar o som.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: zaqueu_grunge
    · votar


    Jeff.gomes
    Sim, mas o pot P7 em questão está na entrada não inversora do amp-op, que ao meu ver apresenta uma configuração de amplificador inversor com os caps para atenuação de determinadas frequências. Alterando o valor de resistência deste potenciômetro para mais, pela relação de ganho (-R2/R1) irá dimihuir o ganho. O interessante é que ele também altera a realimentação do primeiro amp op.

    http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/thor_30g.pdf

    Pelo que vi no esquemático do meteoro Thor o canal de distorção só possui este potenciômetro configurado como ganho. Pelo jeito tem um CI ali que faz a seleção de canal, sendo a parte de baixo o canal clean e a parte de cima o canal com distorção (proveniente dos CIs TL082).

    Novamente, não entendo muito da eletrônica de amplificadores, mas ao meu ver aumentando a resistência neste circuito em específico o ganho será alterado.

    Flw

    Ramsay
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio_Gringo

    Troca o pot e vê o que acontece.
    Queimar o amp não vai, com certeza.
    Como esse pot está ligado na entrada não inversora, conforme o colega acima disse, o máximo que pode acontecer é uma redução do ganho e nesse caso, basta pôr o pot original de volta.
    Mas, pode ser que ocorra o contrário e a distorção do amp aumente, e isso só dá pra se saber testando!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pot de guitarra no amp