Quebra galho com cabeçotes Staner BX200 e GS150 como pré amp de microfones!

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12


    Eu tenho aqui dois cabeçotes de amplificadores staner que comprei com defeito e arrumei, estão funcionando perfeitamente e já foram testados....

    São cabeçotes do GS150 e BX200 da staner, com saídas pre out e 4 ohm e com duas entradas high e low..

    Eles estão sem cubo(caixa) e sem autofalantes, são apenas cabeçotes e estão guardados no sótom aguardando um bom negócio, estão em baixo de pilhas e pilhas de bugigangas...

    Antes de me aventurar o dia inteiro pra resgata-los de onde estão preciso saber se eles funcionariam como simples pré amp apenas para uso em microfone de bumbo, tom e subkick pois to com falta de pré aqui pra gravação da bateria....

    Devo acreditar que o pré funcione bem sem o auto falante... correto?
    Alguem á usou esses cabeçotes como pré de microfone?
    E a impendância, esses cabeçotes tem duas entradas high e low... qual uso?

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Buenas.Vc pode usar os prés dos dois para microfonar sua bateria, sim, no que toca os instrumentos mencionados.Apenas tenha em mente que apesar de vc usar o pre-out, o power amp fica energizado, e não deve ficar sem uma carga resistiva.Como ele não receberá sinal, devido vc usar a pre-out, deverá colocar uma resistencia de 10 ohms/25W, no lugar do alto falante, para simular a carga.Preferencialmente use a entrada High, mas a low também pode ser utilizada, dependendo do microfone a ser usado.Para bumbo fica bom vc puxar um pouco os médios e agudos para sentir o Kick.Os cabeçotes deverão ser ligados em tomada de rede aterrada, pois do contrário provocarão mais ruido do que som na gravação.A impedância de entrada é média, em torno de 10Kohms, e seus microfones devem ser de 300 ohms.Isso vc compensa aumentando o volume, porém haverá o efeito de ficar muito agudo, que vc deverá compensar aumentando bem os graves.Começe a equalização deixando os pots do tone stack na posição 5(ganho zero na frequencia), procurando equalizar usando posições de 5 para baixo, em direção ao zero.Provávelmente só o de graves deverá chegar à posição 6 ou 7.Abcs.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carlos adolphs

    Qual o motivo de que o power amo, seja ele valvulado ou SS, não pode trabalhar vazio/sem falantes)

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu amigão, á resgatei a parafernalha lá do sotom, coquei o resistor e aterrei bem os cabeçotes...

    Testei primeiro com o subkick caseiro que eu fiz com um street bass de 12" que fica uns 50cm de distancia do bumbo...

    Logo de cara com o ganho na metade do bx200 e tudo flat, de cara já tive que tirar todo o agudo pra remover um cliping que tina, aquele risco que atravessava o desesnho do subkick subindo a altos dbs...

    blz o cliping á era então ficou só o medio e low em flat, dei apenas um reforço no low e aumentei todo o medio, porque sem o medio dava pra ver pelo proprio desenho do som que o som ficava muito "falhado" e com o aumento do medio o som se desenhou muito melhor... e logo veio aquele som pesado e forte do subkick e na mesa deixei o high no minimo e o low minima coisa reforçado...



    testei tb microfones condensadores que fiz com capsulas de eletreto da panasonic, as capsulas eram wm-66 e o som ficou muito bom apezar de mesmo em flat m comparação a mesa de som notei que o bx200 reforça bem os medios, á era de se esperar essa eq maluca dos bx200, mas blz, ficou muito bom...

    eu to meio cabreiro em relação a esses mics que eu fiz que usam alimentação de 9v nos terminais do cabo, mas acho que nao tem problema desde q eu ligue na entrada high do bx200...


    resumindo ficou mt bom e nao vou vender esses cabeçotes mais..
    eles já tem lugar garantido no meu home studio agora..

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alex guitar man
    Primeiro leia isso:
    http://www.studior.com.br/beaba.htm#Especifica%C3%A7%C3%B5es%20moderna s%20de%20carga%20na%20sa%C3%ADda%20do%20amplificador%20de%20%C3%A1udio :
    Depois, respondendo à sua pergunta, os amplificadores, dependendo de sua construção, quando em malha aberta(sem carga de altofalantes), podem entrar em oscilação , introduzindo ruidos na linha de alimentação ou até chegando a ponto catastrófico, onde haverá a destruição dos elementos de saída.Não é com todos que pode acontecer, mas por segurança, se faz o procedimento, para evitar males maiores.Os powers baseados em Cis modernos tem proteção contra isso(saida), mas valvulados ou amplis com transistores normais podem não ter essa proteção, geralmente feita por uma rede de Zobel/Boucherot.Abcs.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carlos adolphs

    Muito obrigado, vou ler isso com muito cuidado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Maravilha!É isso aí!Quanto aos microfones de eletreto, coloque um capacitor de 470nF(0,47 uF), em série com o vivo do cabo, para isolar a DC dos 9V da linha de entrada do ampli, para que o resistor de entrada do ampli não drene a bateria, senão ela não vai durar nada.Abcs.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carlos adolphs

    pois é eu nao tinha pensado nisso, nem cheguei a ver o quanto gastou da bateria, acho que com esse valor baixo do capacitor, nao ira cortar nenhuma frequencia correto?

    cara estas dicas estão me ajudando bastante e acho que ajudarao bastante gente tb, é uma pena este site nao ter um forum somente sobre eletronica relacionada ao audio, pessoas como tu iriam ajudar muita gente...

    Isso ia ser muito bom pois só eu faria uns 10 tópicos!!

    valeu denovo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quebra galho com cabeçotes Staner BX200 e GS150 como pré amp de microfones!