Ajuda na compra de Amplificador Vox - Vox ac15VR vs Vox Ac4tv

    Autor Mensagem
    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12


    Boa noite,

    Antes de tudo gostaria de dizer q usei a "busca"e existem tópicos com reviews para cada um dos amplificadores. Não estou a criar este tópico para saber mais sobre cada um deles mas sim para saber a vossa opinião sobre a relação qualidade preço de cada um e qual compensa mais.

    Após semanas a pesquisar e a testar amplificadores surgiram dois candidatos para substituir o meu Stagg 20 Watts.

    VOX ac15vr e VOX AC4TV.

    Bem adiante... Tive a oportunidade de testar ambos e cada um tem os seus pontos fortes e fracos.

    No VOX ac15VR destacam-se os dois canais e o canal de drive ainda possui dois tipos de distorção podendo ser accionados com um footswitch, sendo este vendido a parte. Por outro lado este amplificador nao é all-tube ao contrário do AC4TV.

    O ponto forte do AC4TV é o facto de ser all-tube traduzindo-se numa melhor qualidade de som (a diferença para o ac15VR não é assim tanta, pelo contrário) por outro lado, o principal ponto negativo é o facto de apenas ter um knob para o volume e outro para o tone limitando um pouco a coisa...

    A diferença de preço entre os dois é de apenas 60€ (O VOX ac4TV é mais barato) não sendo por isso muito significativa.

    O amplificador apenas será utilizado para tocar em casa e para gravações.

    Dito isto será que compensa mais um amplificador com menos funcionalidades mas all-tube ou um Hibrido com mais funcionalidades? A diferença de preços joga a favor de qual?

    Se tiverem outras sugestões dentro da mesma faixa de preço são bem-vindas!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    VOX ac4TV é mais barato
    e é valvulado, acabou.

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pois mas apenas dois knobs...
    Também é verdade que com a diferença de preço posso comprar um bom pedal de reverb ou dist! ahah

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mrfluorescent
    cara, se vc for tocar só em casa, sem a nescessidade de potencia.
    vai de valvulado...
    o valvulado com 2 knobs destroi esse ac ai com 10.

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    mrfluorescent

    Cara, este é daqueles casos que ninguém pode te dar uma resposta simples, direta, e ao mesmo tempo correta. O AC4TV é valvulado? É, e daí? Ele é um amp com uma sonoridade específica, feito para crunchar em baixos volumes. Ele é um one-trick-pony. É um amp muito bom... se este tipo de timbre é o que você procura.

    Já o AC15VR é um amp não-convencional, um transistorado com um mini-power valvulado entre o pré e o power, que está lá para acrescentar alguma dinâmica ao som. Foi feito para quem quer uma sonoridade (e aparência, vai lá) parecida com o do AC15 com um preço mais baixo, em um pacote mais leve, versátil, e que funciona bem em volumes menores. Comparado com o AC4TV, tem o som menos "rouco", mais brilhante, com muito mais flexibilidade, sem contar a caixa bem maior com falante de 12" (supondo que você está falando do AC4TV original, com falante de 10"). O AC4TV, por ser um valvulado feito para saturar o power com facilidade, também exige trocas de válvulas de tempos em tempos. Os dois têm qualidade de construção similar.

    O AC4TV é um daqueles negócios que eu queria adorar, mas não consegui. O timbre dele não era o que eu buscava, simples assim. Já o AC15VR eu às vezes até tinha vontade de comprar - só não o fiz porque já tenho outros amps que atendem 100% das minhas necessidades. Acho que você devia ignorar completamente essa coisa de ser valvulado ou não, inclusive as opiniões dos outros aqui, que fatalmente vão pender para o mito de que "valvulado é sempre melhor". Ao meu ver, você deve escolher aquele que mais atende as tuas necessidades e preferências, e só você sabe quais são elas.

    Enfim, para mim este tópico soa como "Margherita ou Calabresa" ou "Lasanha ou Gnocci"...

    The Man Who Sold The World
    o valvulado com 2 knobs destroi esse ac ai com 10.

    Você já comparou os dois com bastante cuidado?

    se vc for tocar só em casa, sem a nescessidade de potencia.

    Também não entendi bem esta afirmação. O AC15VR é um amp de pouca potência. Por razões já conhecidas aqui, ele precisa trabalhar sempre dentro do seu headroom, enquanto o AC4TV pode (e normalmente, deve) fritar o power. Tirando o punch e os graves proporcionados pela caixa maior com falante de 12", a diferença de volume entre os dois nem é tão grande assim.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Movi o tópico pro fórum mais adequado.

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Obrigado pela sua opinião bem fundamentada. Eu depois de testar os dois acho q gostei mais do ac15vr pela sua versatilidade mas custa-me abdicar de um valvulado sendo ainda por cima mais barato...

    Acho q me resta voltar á loja e testa.los novamente p tirar todas as dúvidas...

    Bem... Nunca estive tão indeciso na compra de um equipamento ahah

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    LeandroP
    Peço desculpa, nem reparei q tinha criado o tópico no fórum de guitarra.

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    mrfluorescent
    custa-me abdicar de um valvulad

    Seus ouvidos > opiniões que você leu na Internet. ;)

    Edington
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, eu tenho um AC4 e gosto muito dele, mas ele tem suas limitações.

    Acho que você tem que primeiro refletir no que você busca num ampli. O ac4 tem um semi clean e um crunch muito legais, se você pode viver só com isso então é ponto pra ele, mas se você quiser tocar uma bossa, metal ou algo diferente, saiba que não é o forte dele.

    Mas ele é um baita ampli pro que ele se dispõe. Com um tempo fui aprendendo algumas coisas e fazendo uns upgrades e ele foi ficando cada vai mais do meu agrado: 1° troquei a 12AX7 por uma 12AT7 - Ganhei muito clean e quando eu coloco ele no talo fica um drive cremoso, não o drive fuzzy da 12AX7 original; 2° To usando um pedalzinho de delay pra fazer ambiencia - Pra mim o reverb faz muita falta num ampli, então ter uma ambiencia é muito importante pra mim; 3° fiz uma 2x12 pra ele - Eu tenho tocado muito fora e queria levar ele, ai resolvi fazer uma 2x12 com Eminences Cannabis rex, o som cresceu muito, ficou mais complexo e profundo.

    Mas repito, pense no que você procura em um ampli e escute bem os 2.

    Abraço

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Legal esse tópico... eu fui numa loja que tem o AC15 de verdade e o AC15VR lado a lado. Fora o painel de knobs, a carcaça deles é muito parecida. Num palco, o AC15VR pode tirar uma onda de AC15. Porém, eu fiquei com um pouco de preconceito sobre o VR, pelo seguinte: clean de transistorizado quase nunca tem uma boa performance fora de um ponto específico.

    Por exemplo, no meu TF320, o clean ficava maravilhoso em torno de 45-55% do knob de volume, mas abaixo disso começava a ficar abafado e acima disso começava a correr risco de distorcer dependendo da dinâmica.

    Esse AC15, portanto, pode até ser um bom amp para palco/estúdio de ensaio, mas para tocar em casa e gravações em home studio, acho que o AC4TV é mais jogo, pois em casa DÁ para tirar um som limpo com ele. Está certo que ele está muito mais voltado para o drive (75% do knob de volume são variações de crunches e drives), mas os 25% de clean são suficientes e razoáveis para gravar e tocar em casa.

    Na verdade, a Vox bem que poderia ter criado um AC8, aí seria perfeito, versatilidade total, dando até para levar para um palco com uma caixa auxiliar, mas esse AC4TV é para tocar em casa mesmo ou então servir como um pedal de overdrive de luxo no palco: imagine um desses ligado numa caixa de 12" e o guitarrista podendo chavear com um A/B switcher entre o seu clean-amp e o AC4TV.

    O AC15VR até pode ser bom, mas eu tentaria poupar e levar o AC15 original, que custa mais ou menos 2x o híbrido...

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Obrigado pela sua opinião bem fundamentada. Eu depois de testar os dois acho q gostei mais do ac15vr pela sua versatilidade mas custa-me abdicar de um valvulado sendo ainda por cima mais barato...
    se voce gostou mais do ac15, quem sou eu para dizer que o outro é melhor??
    pegue o que voce gostou mais, só acho que pra mim o valvulado é melhor, se para voce nao, esqueça o que eu falei.
    ja testei um ac30, mas era o valvulado, é um puta amp, de outro planeta....

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edington
    Metal não é mesmo o meu gênero mas gosto muito de um bom clean.
    Apenas para confirmar o post do francisco2004... Dá mesmo para ter um clean (mesmo clean) a volumes razoaveis?
    Daqui a uns tempos acho que provavelmente também irei adquirir uma 2x12, em todos os reviews dizem q se porta lindamente com cabs de ate mesmo 4x12.

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Obrigado pela opinião. Um AC8 é que era sim... nem duvidava.
    AC15 original? Será que vale a pena esperar mais um pouco e comprar esse amp apenas para tocar em casa?

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mrfluorescent
    Será que vale a pena esperar mais um pouco e comprar esse amp apenas para tocar em casa?

    Para tocar só em casa, eu diria que não. Não tenho nada contra o AC15, muito pelo contrário, é um clássico incontestável. Mas como qualquer valvulado de 15w com falante de 12", o AC15 só mostra o seu real potencial quando chega num volume relativamente alto. O AC4TV e o AC15VR, por sinal, foram lançados exatamente com a proposta de soarem bem em volumes mais baixos - um como um valvulado simples que satura fácil, o outro com um design híbrido e mais cheio de coisa (e a cara do AC15!).

    Eu uma vez fiquei prestes a comprar um AC15, mas quando experimentei ele nos volumes que eu ia usar, me senti como se dirigisse uma BMW numa ciclovia. Também pendi para o AC15VR, mas no fim das contas, o meu Vox é um Lil' Night Train - pode parecer incrível, mas os 2w dele são perfeitos para mim, que moro em apartamento e só uso o amp aqui mesmo.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Também acho que o AC15 original para tocar em casa é um desperdício, mas o AC4 também é maldade da Vox... uns 2W a mais já faria toda a diferença. O Fender Vibro Champ de 5W já tem um clean que vai mais longe do que o AC4TV, além de saturar muito fácil. Porém, esse Fender tem falante de 8" (embora aceite caixa externa). Uma alternativa foi o que eu comprei, o Fender Super Champ, de 15W e falante de 10". Só que aí surge outro problema: o Super Champ é mais caro que o AC4/AC15VR/VibroChamp e também 15W é muita potência para se usar em casa... é difícil fazer ele saturar sem tomar uma advertência do condomínio.

    Pensando bem, o jeito mais fácil de se ter um overdrive com gostinho de Vox é com o AC4TV mesmo, mas de todos da categoria, esse Vox talvez seja o menos versátil. Quando a Vox lançar um AC8TV ou AC10TV, aí eu ficaria muito tentado a comprar, pois seria um amp doméstico que teria versatilidade até para um palco pequeno.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    uns 2W a mais já faria toda a diferença

    Nem tanto, cara. Mantidas todas as demais variáveis (o falante, particularmente), um amp de 4w entrega mais de 88% do volume percebido de um de 6w (e quase 95% do volume de um de 5w). A relação entre potência e volume percebido não é linear. O pouco headroom do AC4TV tem a ver também com o uso de uma EL84 no power. Esta válvula satura mais fácil que outas, como a 6V6 dos Champ.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Aí, Bog. É verdade... se eu não me engano, potência e volume até tem uma relação mais ou menos linear (ignorando algumas perdas ao longo do circuito, resposta dos falantes, etc), porém, o que não é linear é a percepção do ouvido humano em relação à variação de potência... por exemplo, elevar a potência 2x não faz com que percebamos 2x mais volume, pois temos uma espécie de compressor natural em nosso sistema auditivo que faz com que seja percebido um aumento menor do que 2x. Isso varia de pessoa para pessoa, mas a relação é uma curva mais ou menos logarítmica entre volume e percepção de volume.

    Assim, você está correto, pois 2W a mais adicionaria quase nada de headroom (perceptível) ao amplificador. Para o clean melhorar de forma evidente, teria que ao menos dobrar a potência ou ter uns 10W... um AC10TV seria perfeito para países em desenvolvimento e com altos impostos de importação como o Brasil. Para ingleses e americanos, que tem mais grana e além disso pagam muito menos por eletrônicos, o AC4TV faz todo o sentido para a realidade deles, já que versatilidade não é tão importante porque eles podem se dar ao luxo de ter uns 3 amplificadores, umas duas guitarras top e assim vai.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    o que não é linear é a percepção do ouvido humano

    Sim, sim, por isso que eu disse "volume percebido". ;)

    O AC4TV na verdade veio em uma onda meio recente. Até pouco tempo atrás, amp bom era amp grande e potente, para tocar com banda em lugares barulhentos. "Amp para tocar em casa" era sinônimo de "qualquer porcaria que saia som". De uns anos para cá, talvez graças à Internet, os fabricantes se tocaram que existe uma horda de guitarristas de quarto que está feliz assim mesmo, tocando para as paredes. É um público que queria ter um som de qualidade, mas sem incomodar muito os vizinhos.

    Juntando toda a mítica dos valvulados, os fabricantes começaram - na verdade voltaram - a fazer valvulados pequenininhos. Eu confesso que adorei a onda. Comprei nada menos que 5 desses bichinhos (vendi um depois, um Fender Champion 600).

    Outra coisa que perceberam é que esses guitarristas de quarto têm uma certa fixação pela estética dos amps. Não é coincidência que na campanha de marketing para o AC15VR, eles disseram coisas como "este aqui é para quem quer o som e o visual do AC15 mas não tem como justificar para a patroa e para os vizinhos o preço e volume de um". A Yamaha também está apostando neste segmento, e voltou para o mundo dos amps de guitarra com um amp digital, e colocam como uma das "features" do produto o visual que combina com qualquer sala (!?).

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bem então penso que o AC4TV seja a melhor escolha para o que procuro. Na loja também testei um Blackstar HT1 e fique super surpreendido com esse amp que só tem apenas 1Watt e 1Watt pronto... é o que se espera de um amp dessa potência.

    francisco2004

    O Fender Superchamp 15W mais caro que o Vox ac4TV?
    Aqui onde vivo é mais barato... Também testei esse fender mas não achei grande piada as "voicings" e aos built in effects não sei porquê... Deve ter sido devido ao facto de que quando são seleccionadas essas "voicings" o amplificador ficar transistorizado pelo que tenho lido por ai...

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    mrfluorescent
    quando são seleccionadas essas "voicings" o amplificador ficar transistorizado pelo que tenho lido por ai...

    Não é isso. O sinal passa antes de chegar no power por um estágio de processamento digital, mas o amp continua sendo tão valvulado como sempre foi.

    Agora, esse "lido por aí" é complicado... Não entendo por que isso mudaria o julgamento que você faz do som do amp. Vou até repetir o que eu disse ali em cima:

    Seus ouvidos > opiniões que você leu na Internet. ;)

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Afinal fui confirmar e o Fender superchamp custa quase mais 100€... Erro meu peço desculpa...

    Bog
    A maior parte da informação que tenho de amps são de reviews do youtube e numa delas até disseram q o amp só funciona a all tube no modo clean e eu acreditei... Mas se for como você diz realmente não é bem assim...

    Isso não mudou o meu julgamento até porque no momento do "test drive" eu ainda nem tinha pesquisado nada sobre ele, só estava a tentar arranjar alguma justificação válida para a minha opinião.

    Também confesso que não sou fã de amp com efeitos, não me pergunte porquê... Ás tantas é por não estar habituado a vê-los ou por estar demasiado habituado aos meus pedais. hahah

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O Fender Superchamp 15W mais caro que o Vox ac4TV?
    Aqui onde vivo é mais barato... Também testei esse fender mas não achei grande piada as "voicings" e aos built in effects não sei porquê... Deve ter sido devido ao facto de que quando são seleccionadas essas "voicings" o amplificador ficar transistorizado pelo que tenho lido por ai...


    Tem certeza de que não era o Fender Vibro Champ de 5W e falante de 8"? Não faz o menor sentido um amplificador de 4W com falante de 10" ser mais caro que um de 15W com falante de 10", com dois canais e efeitos built-in. Em quantidade de válvulas o Super Champ tem duas 6v6 contra uma EL84 no AC4TV. Se o AC4 for mais caro, não pensaria duas vezes em levar o Fender.

    Sobre os voicings, parece coisa de amplificador transistorizado mesmo, mas eu comprei justamente por isso. Eu queria a versatilidade do conjunto: amplificador all-tube (basta usar o canal clean apenas e você tem um all-tube convencional... é made-in-china, mas é tão made-in-china quanto o AC4TV, Cub10, etc). Os efeitos também são limitados. Por exemplo, não dá para ajustar a profundidade do reverb, as repetições do delay, o detune e a velocidade do chorus, etc. Há umas duas dúzias de presets e o único controle existente é um knob de mix entre o efeito e o som puro. Ainda assim, ele supre praticamente 90% da minha necessidade de delay, chorus e reverb só ajustando o mixer. Sem falar no tremolo/vibrato.

    Quando escolhi o super champ, eu queria um amplificador leve e versátil para eu levar para ensaios, tocar com amigos e, quem sabe, levar para o palco e microfonar. Acho que ele é um pacote bem honesto para toda essa versatilidade. O Laney Cub 10 é bem bacana também, mas eu precisaria levar junto uma série de pedais comigo. Com o fenderzinho, levo o amplificador e a guitarra e pronto, carrego pouco peso e tenho um conjunto satisfatório e que supre 80-90% das minhas necessidades de efeitos.

    Obviamente, eu adoraria ter também um AC4 à disposição, o drive dele sem dúvida é muito bonito e dá para conseguir um clean bem razoável dentro do apartamento, mas como o meu orçamento não permite comprar os dois, fiquei com o equipo que vai me permitir o uso em situações bem heterogêneas...

    Quando escolhi o Fender, testei várias opções durante dois dias nas lojas da minha cidade: Laney Cub10, AC4TV, Vibro Champ, Super Champ, Bugera V5, Meteoro MGV7 e um outro que não lembro se era Danelectro, mas estava dentro desse range de 4 a 15W e falante até 10". O melhor drive foi o do AC4TV, mas o clean do Fender e a versatilidade pesou na escolha.

    mrfluorescent
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Pois eu depois fiquei a pensar no que disse e estranhei o ac4 ser mais caro, tanto que depois fui confirmar e vi q não era bem assim como disse no post acima :P

    Sim em termos de versatilidade o superchamp é fantástico e ainda tem o clean all tube que eu achei lindo. Tendo em conta as suas necessidades também penso q foi a melhor escolha, poder transportar apenas o amp e ter acesso a todos esses recursos sem necessidade de pedais é muito bom... It's just plug n play!

    O meu amp nunca vai sair de casa, infelizmente não tenho ensaios nem banda e é raro eu tocar com amigos... Vida infeliz ahaha.

    chris rocky
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent

    Tenho um vox ac4tv e acredito que tu possa usar ele pra gravações em casa ainda que seja um amp simples, combinando ele com os pedais certos dá pra fazer bastante coisa com ele. Claro que se tu necessita de som limpo e alto este não é o forte dele pois ele cruncha cedo, mas dá pra tirar som limpo legal em casa, onde eu uso ele com 1/4 de watt e fica alto ainda não consigo usar ele no talo. Para mim, a única desvantagem deste vox é que ele não tem as facilidades de combos maiores como loop, dois canais, etc...

    Também costumo ensaiar com ele às vzs com minha banda(batera, baixo, guitara/vocal e guitarra), é um amp pra quem não precisa de som totalmente clean, mas com um leve overdrive muito bacana.

    Eu costumo utilizá-lo no modo 4 watts com volume em 65% e o tone em 70% e a guitarra atuando com o volume em 70% (que é o meu som limpo), se quero um drive ligo um pedal nele e nos solos é só abrir todo volume da guitarra e aproveitar o que este amp tem de melhor!

    Se for só pra uso caseiro, na minha opinião e ele dá e sobra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na compra de Amplificador Vox - Vox ac15VR vs Vox Ac4tv