Comparativo 15W - Qualidade / Custo x Benefício

Autor Mensagem
Salek
Veterano
# jun/11


Andei pesquisando as recomendações do fórum sobre amplificadores 15W transistorizados e isso só me gerou mais dúvidas, pois são muitas opções. Então resolvi centralizar e propor para quem tiver um pouco de paciência que coloque aqui sua impressão a respeito de alguns amplificadores na forma de sequência decrescente (começando com o melhor e terminando com o pior) nos seguintes quesitos: Qualidade do Som Clean; Qualidade do Som Distorcido; Relação Custo x Benefício. Por exemplo:

Qualidade Clean: Amp 1 > Amp 2 > Amp 3 > Amp 4, etc.
Qualidade Dist: Amp 2 > Amp 4 > Amp 1 > Amp 3, etc.
Custo x Benefício: Amp 4 > Amp 2 > Amp 1 > Amp 3, etc.

Os amplificadores que selecionei como concorrentes são:

Crate FW15R
Landscape Tri EFX
Maverick 1510
Roland Cube XL
Fender Frontman 15R
Laney LG20R
Laney LX20D
Laney LX20R
Vox Pathfinder 15R
Marshall MG15R

Fiquem a vontade para inserir outros modelos. Só peço para não colocar amplificadores valvulados pois em maioria não são concorrentes dos transistorizados. Além disso, abri uma exceção para o Landscape, que é de 20W, por acreditar que ele esteja concorrendo neste setor.

Desde já agradeço a paciência, pois acredito que será bastante útil este tipo de grande comparativo, muito mais do que ficar lendo reviews individuais de todos os modelos que aparecem ou comparativos entre apenas 2 ou 3 amplificadores.

Um abraço.

Magrinho123
Veterano
# jun/11
· votar


Clean: Maverick 1510 > Crate FW15R > Marshall MG15R
Dist: mesma ordem
CustoxBenefício: Idem

Salek
Veterano
# jun/11
· votar


Magrinho123

Valeu pela resposta. Vamos ver se os outros usuários se empolgam e ajudam aí no tópico.

Só uma dúvida: Você acha mesmo que o Maverick é o melhor entre os 3 ou se confundiu na ordem? Pergunto isso pois a maioria dos comentários aqui falam que o Crate é melhor que o Maverick.

Magrinho123
Veterano
# jun/11
· votar


Salek
Ah cara, eu achei que o Maverick deu mais peso no som, é que pra mim nenhum dos dois servem pq o timbre que eu gosto é beem hi-gain, mas o Crate, ao meu ver, não deu aquele grave porrada mesmo, sabe? No clean eu achei que eles empatam em qualidade, apesar de soar bem diferente um do outro.

Salek
Veterano
# jun/11
· votar


Ah cara, eu achei que o Maverick deu mais peso no som, é que pra mim nenhum dos dois servem pq o timbre que eu gosto é beem hi-gain, mas o Crate, ao meu ver, não deu aquele grave porrada mesmo, sabe? No clean eu achei que eles empatam em qualidade, apesar de soar bem diferente um do outro.

Bom saber disso. Engraçado que o Crate tem falante de 12". Era para ter mais grave que o Maverick e que o Marshall. Vou esperar outros comentários, pois estou querendo saber a posição de outros nesse comparativo também, principalmente do Roland.

Abraço.

Magrinho123
Veterano
# jun/11
· votar


Salek
Então cara, não é que o Crate tenha menos graves, é que eu gosto mais do grave meio "percussivo", que é mais presente no Maverick do que no Crate, mas o Crate não tem mais ou menos graves, entendeu? No drive ele soou um pouquinho abafado, mas é pouca coisa, e só no captador do braço (testei com a minha guitarra, uma Ibanez GRG150)

rodrigojr94
Veterano
# jun/11
· votar


Bom, eu tenho um Crate FW15R, ele tem grave bom sim. O timbre dele é bom, o grave dele "forte" basta saber regular tanto no amp como no seu pedal e na propria guitarra. A distorção do amp é legal, da pra quebra um galhão, mas se tiver um pedal e/ou pedaleira fica melhor ainda.

Salek
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94

Valeu! Na verdade um som distorcido mais fraco é mais fácil de contornar com pedais. Um som Clean ruim já acho bem mais difícil de resolver. Além disso, devo utilizar bastante o Clean. Isso tudo me deixa um pouco mais interessado no Clean do que no Distorcido. Tenho um V-Amp2, que dá pra inventar um preset lá que dê pro gasto em distorção. Sobre o Clean, o que você diria da qualidade?

DINO EK
Veterano
# jun/11
· votar


Maverick 1510 > Crate FW15R > Marshall MG15R

WTF????? Para clean eu acho que o fender front entra na frente ai hein!

pOkiz
Veterano
# jun/11
· votar


Pra mim o Maverick ganha em todos, apenas no Clean pode dar uma briga boa com o Fender.

Drive do Maverick é muito bom, e o reverb tbm.

rodrigojr94
Veterano
# jun/11 · Editado por: rodrigojr94
· votar


Salek
o clean dele é legal também, mas o Frontman 15r tem um sonzinho mais "limpo" mas o que mata é o falante dele. Nesse caso, eu preferia o Crate FW15R alem de ter o falante de 12" tem som clean e overdrive muito bom, nunca testei o Maverick por isso não posso falar sobre ele. Só que o clean vai depender bastante da guitarra, testei já o clean com uma guitarra Strinberg (fico horrivel), aí usei minha Washburn Wr154 e o som fico muito bom. Na minha opinião.

Ahh, o Crate FW15R tem reverb também, que quando você toca com um clean vai ficar uma maravilha!

Salek
Veterano
# jun/11
· votar


rodrigojr94

Detesto Strinberg. Pra mim até com um Engl a Strinberg fica ruim. Não acho que terei problema de timbre de captador, já que tenho uma Fender Strato com um JB na ponte, e para o braço, ou um Hot Noiseless ou um Little 59. Estou na dúvida. De qualquer forma, som a minha guitarra tem.

Tô começando a ver novas opiniões. Parece que o Maverick tem muitos fãs.

Salek
Veterano
# jun/11
· votar


pOkiz

Realmente surpreendente. Tem vários amps renomados aí no meio. Tô começando a ver uma tendência para esses Mavericks. Vieram para arrebentar pelo visto.

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Fiz um tópico sobre o tema esse aqui:http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/247485/


Vou polpar a galera e colocar aqui:


Então, eu comprei um Crate Flexwave 15R. Achei fantástico!!! Mas fiz algumas comparações antes e gostaria de dividir com vocês.

Testei o Peavy Rage 158, o Fender Frontman 15, o Onner Block 20FX, mas não teve jeito. O falante de 12 faz muuuuuita diferença. Com o falante de 8 o som tende a ficar muito agudo e com graves e médios sem presença.

Outro destaque importante é o timbre. O som do Crate é "quente", soa como, quase, um pré-valvulado.

O Fender tem um som limpo mais equilibrado e com um pouco mais de brilho, mas mesmo assim, com uma característica mais aguda (por causa do falante de 8 e por ser fechado atrás). E não tem Reverb.

Agora na minha opinião o grande destaque e o que fez eu realmente me decidir foi a distroção. Fiquei de queixo caido. Fiz questão de testa com uma Les Paul SX, que tende a ter uns captadores fraquinhos e com uma Memphis (strato segunda linha da Tagima)....

Vou explicar o que achei: Simplesmente não precisa nem pensar em comprar pedal de overdrive ou distortion. A regulagem de ganho é excelente.

Com o ganho no comecinho, o som é tipo um chrunch, lembra um Tube Screamer, para tocar com acorde aberto, tipo Nirvana, Pearl Jam, essas banda de Seatle e até um Blues. Já mais para o meio, é um som mais para hard rock, na onda de Aerosmith, AC/DC e Guns n´Roses. Já passando da metade, tem um timbre ótimo para metal, Iron Maiden, Angra, Metallica, e até um Punk, tipo Green Day e Ramones. Agora batendo no talo sai Slayer, Sepultura, Pantera, Zakk Wykde (Black Label Society). Tudo isso, claro que timbrando, regulando graves, médios, agudos e o Reverb.

Vou gravar um video demonstrando o que escrevi. Eu uso uma guitarra Les Paul Crafter Constantine (toda original) e estou muito feliz com a combinação.

Cheguei na loja para comprar o Onner Block 20FX, para poupar grana com efeitos, mas depois que testei esse Crate ferrou.....

O Onner é legal, mas é muuuuito digital. O que acontece......ele tem 100 presents, com os efeitos já regulados e com alguma combinação entre eles, tipo rever com delay, reverb com flanger, distorção com delay...etc. Além de não poder modificar essas regulagens de efeitos o som é sempre igual. Como assim?

Vou explicar: Liguei primeiro a SX e depois a Memphis e o som no mudou nada, ou seja, matou o timbre das guitarras. Puxou o sinal dos captadores e transformou em plástico, som totalmente digital e falso (quem já usou pedaleiras Zoom, principalmente as 505, sabe o que estou falando). Mesma coisa com a distorção, além de não dar timbre, (o som não muda mesmo se você ligar um "pau com corda") não tem punch, não soa quente como no Crate.
Sem falar que o Onner que tem 20 Watts RMS e falou menos em volume que o Crate que tem só 15 RMS, isso por causa do bendito falante de 12...

Pra quem tem realmente um "pau com corda" (primeiro meus pêsames...rs) e não sabe diferenciar timbre bom e timbre digital e fake, até que é uma boa pedida. Tem até bateria eletrônica integrada, além de afinador e metrônomo.

O peavy achei o pior de todos. Não tem a distroção potente e versátil do Crate, apresenta o mesmo problema do falane de 8, fechado atrás, não tem Reverb, o som limpo é pior que o Fender e quase igual ao Crate......

Agora o preço: O Crate paguei R$ 430,00 à vista. O Fender custava R$ 520,00 e o Onner R$ 490,00. O Peavy eu não lembro, mas estava nesse faixa....

rodrigojr94
Veterano
# jul/11
· votar


Fiz um tópico sobre o tema esse aqui:http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/247485/

kkkk, antes de comprar meu Crate FW15r eu li e re-li esse tópico hehe.

pOkiz
Veterano
# jul/11
· votar


Realmente acho que os que destacam são o Crate FW15r, principalmente pelo AF de 12'.

E o Maverick pelo pacotão que oferece. OD, Clean, Reverb, fora que o falante é da Selenium, muito bom, da bastante diferença.

Porém com uma diferença de 150 reais pega-se o MV3012, que pra indiscutívelmente é melhor que qualquer um de 30W pra baixo, 2 tipos de OD, Clean, Reverb, AF Selenium 12", 30W. Pra não dizer que esse AMP é perfeito, lhe falta um LOOP e é bem dificinho de achar (:

Salek
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo e pOkiz

Eu já li esse seu tópico tb! Hahahaha! Atualmente estou entre Maverick 1510, Maverick 3012 e Crate FW15R. Sim. Inseri o 3012 na disputa.

Entretanto, estou atualmente tendendo para o Crate por três motivos:

1 - Ele está consideravelmente mais barato que o próprio 1510

2 - Tenho problema de espaço em casa para guardar, e ele é menor que o 3012

3 - Li alguns relatos de usuários com problemas com o Maverick, o que é chato, porém comum, mas com grandes dificuldades de arranjar peças de reposição para os defeitos, e isso é imperdoável. Entretanto, este é o motivo que menos está pensando nesse momento, pois não são muitos os relatos.

rodrigojr94
Veterano
# jul/11
· votar


3 - Li alguns relatos de usuários com problemas com o Maverick, o que é chato, porém comum, mas com grandes dificuldades de arranjar peças de reposição para os defeitos, e isso é imperdoável. Entretanto, este é o motivo que menos está pensando nesse momento, pois não são muitos os relatos.

Uma vez eu li em um tópico em que os Crate tem fama de alta durabilidade.

macaco veio
Veterano
# jul/11
· votar


voce deveria colocar tambem o quezito, 'quanto tempo vai durar" porque por exemplo um roland cube xl provavelmente vai durar uns 10 anos mais que um crate fw15r.

JJJ
Veterano
# jul/11
· votar


Difícil alguém conhecer de fato todos esses amplis pra julgar... Anyway, tive um Marshall MG15 e não recomendo. Barulhento e sem grave.

rodrigojr94
Veterano
# jul/11
· votar


um roland cube xl provavelmente vai durar uns 10 anos mais que um crate fw15r.

Nunca se sabe...

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


10 anos? aposto que vc consegue grana pra comprar um bom valvulado antes disso.

Invalid User
Veterano
# jul/11
· votar


Magrinho123
10 anos? aposto que vc consegue grana pra comprar um bom valvulado antes disso.

e por isso tem que colocar o amp fora?

pOkiz
Veterano
# jul/11
· votar


Salek

Tenho um Maverick MV1510, há qse um ano, levo pra todo lugar, toco com volume maximo, COM BANDA! ja caiu, e até hoje ta sem um risco, e novíssimo. Sem problema algum, porém to vendendo porque comprei um Valvulado e preciso e dinheiro.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


rodrigojr94

E aí, você que comprou o Crate como eu, concorda com meu review??

Não faz mesmo toda a diferença o falante de 12 na parada?

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


Invalid User
e por isso tem que colocar o amp fora?
quem tá falando isso é vc... o que eu quis dizer é que não precisa se preocupar com a durabilidade do amp, se for o seu primeiro amp, ele durará o suficiente.

rodrigojr94
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo


E aí, você que comprou o Crate como eu, concorda com meu review??

Não faz mesmo toda a diferença o falante de 12 na parada?


Concordo plenamente, com o falante de 12" não tem aquela chiadeira igual aos outros inferiores, o grave do amp é "encorporado" muito bom. Imagina a distorção do bicho, kkk nem parece que é do amp, parece ser de uma pedaleira.

macaco veio
Veterano
# jul/11
· votar


um roland cube xl provavelmente vai durar uns 10 anos mais que um crate fw15r.

Realmente este modelo da crate eu não conheço por dentro (talvez eles tenham melhorado) como tambem não conheço o cube da roland por dentro. Mas uma vez abri um Roland apenas pra copiar o circuito, por que nunca apareceu um aqui pra consertar e a montagem interna em comparação, a robustes dos circuitos e montagem ganha grande dos crate, tambem ja consertei marshal mg15 e fender frontman 15r, mas o que mais aparece aqui pra arrumar é Crate. Agora temos que concordar que falante de 12 faz diferença (esperta essa Crate).

rodrigojr94
Veterano
# jul/11
· votar


É, pode ser que eles tenham melhorado, ou não, pois já vi muitas pessoas falando que os Crate tem alta durabilidade. Mas também não adianta um cara ter um amplificador que tem fama de durar "100 anos" e não cuidar direito do mesmo. Aí entra essa questão.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


rodrigojr94

Imagina a distorção do bicho, kkk nem parece que é do amp, parece ser de uma pedaleira.

Foi o que eu disse é também muito versátil esse overdrive e parece até pré-valvulado, tem peso mesmo sem chiadeira de caixa de abelha....

Para ensaiar em casa e tocar em apartamento é ideal!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparativo 15W - Qualidade / Custo x Benefício