Realimentação de valvulados

    Autor Mensagem
    Timbrado
    Veterano
    # jun/11


    Dae, galera! tudo certo? Espero que sim :)

    Estava eu conversando com um técnico em eletrônica que manja muito de valvulados e ele me falou sobre a tal "realimentação".

    Eu entendo pouquíssima coisa de eletrônica, mas segundo ele essa realimentação é "dada" ao Pré a partir do trafo de saída. Ele me disse também que sem realimentação o volume é altíssimo mas perde a qualidade e com a reaimentação o volume diminui mas ganha-se qualidade.

    Isso é verdade? todos os amplis são feitos com essa realimentação?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Timbrado
    Buenas!Todos os amplis de instrumentos e Hi-Fi, sim.Abcs.

    tatus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Adolphs, sem querer abusar da sua boa vontade denovo, mas dessa vez gostaria de uma opinião de cunho pessoal sua.
    Estou montando um 5F6-A (daquele do transformador "cantante") e andei pesquisando justamente sobre esse assunto (feedback).
    Ao usar um sistema que acopla um falante e um trafo em 8 ohms para esse amplificador, tenho uma diferença na tensão de saída no trafo que consequentemente afeta o sistema de realimentação (certo?).
    Calculei 9.5V de saída para 2 ohms (45W) e 19 Volts de saída para 8 ohms (45W)
    Eu gostei do resultado atual (com 27K, pot 4.7K e 0.1µF) e até tentei uma modificação que abaixou o volume mas resultou num drive animal. No entanto quero tirar o melhor desse sistema, por isso estou aberto a sugestões.
    Você deve ter se deparado com várias configurações diferentes de feedback e por isso gostaria de saber se teria alguma consideração a fazer sobre isso para melhorar a relação potência x realimentação.
    Abç!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tatus
    O real uso da realimentação negativa, é linearizar o ganho do ampli.A relação potênciaXrealimentação só existe em função da diminuição do ganho, porém deve haver cuidado com a malha do loop fechado de realimentação, pois poderá causar oscilações.Não a use para drives pois pode causar problemas ao trafo de saída.
    Dá uma olhada aqui para ter umas idéias.
    http://www.novacon.com.br/audioampmac.htm

    Timbrado
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs

    Obrigado pela resposta!

    tatus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pelo que eu entendi a realimentação pode agravar a reatância de fuga do primário do trafo de saída, por isso não exagerar. (!?)
    Você já viu algum bassman com aquele resistor de 220K entre a placa da 6L6 e da inversora?
    Fica bom?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tatus
    Mais ou menos isso,mas não ví bassman com o resistor, não.Abcs.

    tatus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Adolphs, eu vi nessa página aqui: http://www.tone-lizard.com/Bassman_Modifications.htm
    (no final dela)
    Parece que é esse modelo: AB165
    De qualquer forma, obrigado pelas dicas!!!
    Abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tatus
    Buenas!Nesse caso que vc tem, o resistor propicia uma realimentação positiva, que vai fazer uma lenha na curva da válvula, a distorção que vc ouve é de oscilação sobreposta.Não recomendo.Abcs.

    tatus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Adolphs, estou começando a entender melhor. Pena que sumiram algumas fotos do site da novacon. Ficaria melhor ainda.
    Eu substituí o resistor de feedback de 27K para 47K e sumiu um "hash" de leve ao fundo quando o controle estava no talo. Depois acabei confirmando por exemplo, que o Hot Rod trabalha em 8 ohms e também usa 47K.
    Valeu!
    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Realimentação de valvulados